As Finais do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2018/2019 vão começar. Na tarde deste sábado, foi realizada a coletiva de imprensa que abriu oficialmente a decisão da competição entre Sesi Franca Basquete (1º) e CR Flamengo (2º), que começará no domingo (19 de maio), às 10h45 (de Brasília), com transmissões ao vivo pela Band, Fox Sports, ESPN e Facebook do NBB,. Na coletiva de imprensa, realizada no próprio ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), tiveram a palavra o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi, e dois representantes de cada equipe: o técnico Gustavo De Conti e o ala Marquinhos (Flamengo) e o técnico Helinho Garcia e o armador Elinho Corazza (Sesi Franca).
“É um dia maravilhoso. É um sonho que se realiza, ter essas Finais entre as duas entidades mais valiosas no basquete brasileiro, pela sua história, pelo que fizeram durante todo o período de existência, sem demérito para os outros clubes. Flamengo e Franca farão uma final inédita, sem precedentes. São duas equipes com torcidas apaixonadas, com dois ginásios maravilhosos que estão acostumados com o público do basquete. Por isso, a LNB não poderia estar mais feliz. Fico feliz não só pela presença desses clubes na decisão, mas também pelo trabalho árduo que todos nós fizemos para chegar até aqui, na 11ª edição. O Flamengo é o maior campeão do NBB, com cinco conquistas, e Franca história vai além de qualquer consciência nossa, é uma cidade que não só abraça como vive o basquete. Então parabéns a todos nós” disse o presidente da LNB, Kouros Monadjemi.
Líder da fase de classificação do NBB, o Franca retornou à decisão da competição depois de oito anos. E o retorno foi em grande estilo. Com 23 vitórias e apenas três derrotas, o time do técnico Helinho Garcia conquistou a melhor campanha de sua história do campeonato. Já nos playoffs, o resultado também foi histórico. O time da Capital do Basquete chegou às Finais depois de aplicar duas varridas no ‘mata-mata’: 3 a 0 contra o Sendi/Bauru Basket nas quartas de final e 3 a 0 sobre o Mogi das Cruzes/Helbor nas semifinais – algo que só aconteceu duas vezes em todos os tempos do NBB.
“Sem dúvidas é um motivo de muita alegria tudo isso que vem acontecendo, numa reestruturação que o basquete de Franca vem passando como um todo. Sempre falo que isso é um processo, que passou de forma até rápida. Ter um ano tão vitorioso foi muito importante, mas acima de tudo pela mensagem deixada que é um grupo fez por merecer tudo aquilo que foi acontecendo durante a temporada, pelo comprometimento, pela união, pela disciplina. Nada melhor do que encerrar a temporada indo para as Finais do NBB para que possamos vivenciar e desfrutar de um momento tão especial, e poder disputar um título que será muito importante”, declarou o técnico Helinho Garcia.
Capitão do Franca, o armador Elinho Corazza foi um dos grandes responsáveis pelo grande desempenho da equipe. O jogador, que foi campeão e Melhor Armador da edição passada do NBB pelo Paulistano/Corpore, tem médias de 9,0 pontos, 7,0 assistências e 15,8 de eficiência, com direito a expressivos 59% de aproveitamento nas bolas de 3.
Elinho terá como adversário na decisão um velho conhecido: o técnico Gustavo De Conti, que foi seu comandante durante quatro temporadas de sua carreira no Paulistano, inclusive a última. Por isso, os dois se conhecem muito bem, e isso será bem importante. “Acho que ele (Gustavo De Conti) tem a carta na manga de me conhecer bem, ele me treinou na temporada passada. Conheço o estilo de jogo dele, mas ele também sabe o meu. Nosso time está bem preparado, fizemos uma bela campanha, não vamos mudar nada do que fizemos até agora por ser uma final. Agora é o momento de nos divertirmos, aproveitarmos esse momento. Queremos ganhar e estamos preparados para isso”, disse Elinho.
Do outro lado, o Flamengo é o maior campeão da história do NBB, com cinco títulos. Na atual temporada, a equipe do técnico Gustavo De Conti foi vice-líder da fase de classificação, com campanha de 22 vitórias e quatro derrotas. No ‘mata-mata’, o clube da Gávea aplicou uma varrida sobre o Corinthians nas quartas de final (3 a 0) e venceu o Botafogo nas semifinais (3 a 1). Com isso, se classificou à sua sexta decisão de NBB na história.
“Estou muito feliz, acima de tudo. Conseguir retribuir toda a confiança que foi apostada em você é um dos melhores sentimentos possíveis. Ver a torcida no começo da temporada, a festa que fizeram quando a gente chegou, a diretoria, a nossa família, enfim, poder retribuir um pouco da confiança que colocaram em nós e poder disputar mais um título me deixa muito feliz e orgulhoso. O Flamengo não chegava nas Finais há duas temporadas já, era algo que estava nos incomodando. Então conseguir voltar à decisão é fundamental”, afirmou Gustavo De Conti.
Uma das grandes referências do renomado elenco rubro-negro, o ala Marquinhos é o cestinha da equipe na temporada, com média de 15,5 pontos por jogo. O jogador chegou à sua quinta Final de NBB na carreira vindo de uma série incrível contra o Botafogo na semifinal: 17,7 pontos, 5,0 assistências e 16,5 de eficiência.
“A experiência do nosso elenco é um ponto importante, alguns jogadores sabem o caminho das pedras, então tê-los ao nosso lado é importantíssimo. Espero que a partir de amanhã a gente comece uma jornada muito importante. Para conquistar um título é preciso fazer coisas diferentes, estar atentos a todos os detalhes. Espero que não só eu, como todos os jogadores estejam prontos para essa jornada”, falou Marquinhos.
A decisão entre Franca e Flamengo reunirá dois dos clubes mais tradicionais do basquete brasileiro. Juntos, eles acumulam nada menos que 17 títulos nacionais, sendo 11 por parte do time francano e seis do lado rubro-negro.
E por falar em título, ambos os times já conquistaram dois troféus na atual temporada. O Franca foi campeão do Paulista e da Liga Sul-Americana 2018, enquanto o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca 2018 e a Copa Super 8. Inclusive, Franca e Flamengo já fizeram uma decisão na atual temporada. Foi na Copa Super 8, torneio que valia uma vaga na Liga das Américas da próxima temporada. Na ocasião, o clube da Gávea venceu a decisão em jogo único em pleno Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), por 79 a 74.
Na presente edição do NBB, Franca e Flamengo possuem os dois melhores ataques do campeonato, com respectivos 87,7 e 84,4 pontos por partida. Já no quesito defesa, o clube rubro-negro é o melhor disparado, com 70,7 pontos sofridos por jogo, enquanto o time francanos é o quarto melhor, com 77,3 por jogo.
“Cada equipe possui suas características, e nos playoffs elas são muito estudadas pelos adversários. Para ter um bom volume de jogo precisamos garantir os rebotes, as transições e dificultar o trabalho do Flamengo com a nossa velocidade. O Flamengo tem um time com plantel numeroso, jogadores gabaritados. Defensivamente falando, tivemos grandes momentos na temporada, damos muito valor para isso, tanto individual como coletivamente. Mas acredito que todos os fatores são importantes para uma grande final”, analisou Helinho Garcia, técnico do Franca.
“Tem um treinador antigo da NBA que dizia que defesa ganha jogo, e rebote ganha campeonato. Nas minhas últimas equipes, em quase todos os campeonatos eu tinha muitos caras com essa característica de rebote, e sempre lideramos os rebotes, principalmente no ofensivo. É um dos nossos desafios na nossa série. Franca tem um rebote muito forte, tanto dos caras grandes quanto dos que vêm de fora. Eles têm um alto aproveitamento ofensivo, então se dermos mais de uma chance a eles, estaremos mortos”, respondeu Gustavo De Conti.