Confira na íntegra

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Associação dos Técnicos do Basquetebol Brasileiro (ATBB) emitiu uma Nota de Repúdio, demonstrando sua indignação junto ao Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJDAD). Confira, na íntegra:

A ATBB, Associação dos Técnicos do Basquetebol Brasileiro, vem à público para manifestar, mais uma vez, sua indignação pela decisão do TJDAD, Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, que ao manter a suspensão dos técnicos Jorge Guerra e Danilo Padovani, embora tenha diminuído o período, consolida uma das decisões mais controversas do esporte brasileiro.

Não existe, em nenhuma punição anterior, o fato de responsabilizar profissionais da área técnica em questões pertencentes à outras áreas de conhecimento.

Porque o referido tribunal não teve a humildade de reconhecer que foi tomada uma decisão que compromete toda ordem de lógica jurídica, ética ou moral. Como pode um técnico desportivo ser responsabilizado por uma conduta que o próprio médico foi considerado isento de culpa?

A ATBB entende que todos os técnicos do basquete brasileiro estão, a partir desta esdrúxula decisão, expostos ao mesmo riscos que atingiram nossos colegas Jorge Guerra e Danilo Padovani.
Se a partir deste caso, todas as decisões do tribunal usarem o mesmo critério, vão levar para o cenário de culpa os técnicos das equipes.

Faremos um ofício à ABCD para termos uma explicação oficial sobre esta enorme dúvida que ronda a cabeça de nossos técnicos.

Não queremos, e não estamos à margem desta luta heroica, de batalhar pelo jogo limpo, mas não podemos nos responsabilizar por uma área que não nos pertence.

Este manifesto não irá mudar o destino dados aos punidos, mas lutaremos com todas as forças para que outros absurdos não aconteçam.

Não iremos aceitar passivamente esta decisão equivocada. Nossa categoria profissional está revoltada, e mais que isto, preocupada com as futuras decisões, se este despropósito não for prontamente explicado.

Perguntamos novamente: SERÁ QUE O ÓRGÃO QUE DEVE CUIDAR DO “JOGO LIMPO”, JOGOU LIMPO COM NOSSOS DOIS COLEGAS?

NOSSA LUTA NÃO CESSARÁ ENQUANTO ESTE DANO NÃO FOR BEM ESCLARECIDO.

DIRETORIA ATBB