A FIBA Américas definiu as datas e as sedes da primeira fase da DirecTV Liga das Américas – 2019, que contará com três clubes brasileiros: Paulistano/Corpore, Sesi Franca Basquete e Mogi das Cruzes/Helbor.
“Estamos muito satisfeitos em anunciar as sedes da fase de grupos da edição de 2019 da DirecTV Liga das Américas, que contará com a participação de 16 equipes, sendo 11 campeões, que representam 10 países, incluindo clubes históricos do continente. Agradecemos a todos os clubes que expressaram interesse em sediar e aos quatro clubes anfitriões, que certamente irão preparar um espetáculo de alto nível aos torcedores “, disse a presidente da FIBA Américas, Usie Richards.
O Grupo A, que será jogado em São Paulo (SP), de 18 a 20 de janeiro de 2019, tendo o ginásio Antonio Prado Júnior (CA Paulistano) como sede, contará com estas equipes: o anfitrião Paulistano/Corpore (Brasil), Atenas (Argentina), Malvín (Uruguai) e Titanes de Barranquila (Colômbia).
“A Liga das Américas é um torneio sempre muito forte, que reúne grandes equipes. O Atenas é um time muito tradicional da Argentina e um dos favoritos no grupo; na temporada passada quando estava no comando do EC Vitória, enfrentei o Malvín e vencemos por um ponto, é uma equipe muito bem estruturada e que sempre dá muito trabalho, pois briga bastante”, analisou Regis Marrelli, técnico do Paulistano/Corpore.
“O Titanes eu não conheço, mas sei que é a melhor equipe da Colômbia, que costuma pegar jogadores estrangeiros específicos para esta competição. Vamos jogar esta primeira fase em casa, ao lado da nossa torcida, e lutaremos bastante para conquistar a classificação, que será uma coisa inédita para o Paulistano/Corpore”, complementou Marrelli.
Já para o jovem Dikembe André, o grupo conta com grandes equipes, por isso, a tendência é de uma disputa equilibrada. “A Liga das Américas tem uma importância muito grande, eu sei que todos estão treinando forte para chegar o mais forte possível”, comentou o pivô.
O Grupo B, como sede na Cidade do México, será jogado de 25 a 27 de janeiro de 2019, com estes clubes: o anfitrião Capitanes (México), Soles de Mexicali (México), Sesi Franca Basquete (Brasil) e Real Estelí (Nicarágua).
“O nosso grupo conta com duas equipes do México, uma da casa, provavelmente, que deve dificultar bastante o nosso caminho, mas estamos bem preparados, mesmo ainda não tendo muitas informações sobre estes adversários. Mais próximo da disputa a nossa comissão técnica vai passar o máximo de informação possível para conseguirmos a classificação, pois estamos jogando uma competição de alto nível e queremos lutar por mais um título. Sabemos da importância de todos os jogos, incluindo o duelo contra a equipe da Nicarágua, que temos ainda menos informações, pois no final o saldo pode ser decisivo, assim como ocorreu na Liga Sul-Americana”, complementou o armador André Góes, do Sesi Franca Basquete.
Já o Grupo C, que será disputado em Valdivia, no Chile, de 1º a 03 de fevereiro de 2019, terá estas agremiações: o anfitrião Ánimas de Valdivia (Chile), Mogi das Cruzes/Helbor (Brasil), San Lorenzo (Argentina) e San Martin de Corrientes (Argentina).
“Vai ser um grupo muito difícil, com dois times argentinos fortes, o San Lorenzo já vem provando isso há alguns anos e o San Martin, que sempre está brigando na parte de cima e vem de uma cidade que respira basquete. Os representantes do Chile sempre montam o time com dois ou três norte-americanos, por isso, são sempre adversários chatos, ainda mais jogando em casa. Vai ser uma chave bem equilibrada, dura e cada jogo será encarado como uma final”, analisou o lateral Guilherme Filipin, do Mogi das Cruzes/Helbor.
Por fim, o Grupo D, que terá a sua disputa acontecendo entre os dias 08 e 10 de fevereiro de 2019, em Ponce, Porto Rico, reúne estes clubes: o anfitrião Leones de Ponce (Porto Rico), Guaros de Lara (Venezuela), Universitários (Panamá) e Capitanes de Arecibo (Porto Rico).
De acordo com o regulamento, nesta etapa inicial, as equipes jogarão entre si, dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam à semifinal.
Na semifinal, as oito equipes classificadas serão divididas em dois grupos com quatro integrantes em cada um deles. Os times jogarão entre si, dentro de suas respectivas chaves. Os dois melhores de cada grupo avançam ao Final Four, que definirá o grande campeão da DirecTV Liga das Américas – 2019.