Os atletas Yago Mateus e Luiz Felipe Soriani foram premiados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na noite de terça-feira (18 de dezembro), no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro (RJ), recebendo o Troféu referente ao Prêmio Brasil Olímpico 2018, que premiou os destaques nacionais de 2018 em 51 modalidades olímpicas esportivas. Os dois foram os eleitos no Basquete e Basquete 3×3, respectivamente.
O jovem Yago Mateus, de 19 anos, que é atleta do Paulistano/Corpore e tem sido presença constate na lista dos convocados para a Seleção Brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, foi o laureado no basquete. O armador foi peça fundamental na conquista do título do Campeonato Sul-Americano Sub-21 Masculino, disputado na Argentina, sendo eleito também o jogador mais valioso da competição (MVP). Pelo Paulistano/Corpore, o armador garantiu os títulos do Campeonato Paulista e da temporada 2017/2018 do Novo Basquete Brasil (NBB), além de conquistar a Taça Interligas de Desenvolvimento.
“Foi um prêmio que nunca pensei que ganharia tão novo, mas é um prêmio que todo atleta deseja e, graças a Deus, tive a felicidade de vivenciar isso. Devo muito aos lugares que joguei e as pessoas que conheci e que me ajudaram a conquistar isso. Será mais um motivo para continuar ainda mais forte pra alcançar meus sonhos; agradeço ao COB pela indicação”, comentou Yago.
Já Luiz Felipe Soriani, de 29 anos, que atua pelo São Paulo DC, foi eleito o destaque do ano pela primeira vez em 2017, a atual temporada também foi produtiva para Soriani, que conseguiu êxito nos âmbitos estadual, nacional e internacional; obtendo, ao lado dos seus companheiros de equipe, estas conquistas: Liga ANB (etapas de Osasco, SESC Parque Dom Pedro e SESC Piracicaba), Jogos Cariocas de Verão (Rio de Janeiro), Copa do Brasil (etapas de Campinas e São Paulo), Nike Battle Force (São Paulo), Liga ANB (etapa de São Paulo), 1º Circuito Nacional de Basquete 3×3 – CBB (etapa do Rio de Janeiro) e Liga ANB – Circuito Paulista de Basquete 3×3 (etapa de Santos).
No cenário internacional, o São Paulo DC disputou competições difíceis e importantes: World Tour – Mexico City (México), World Tour – Hyderabad (Índia), Raiffeisen Bank Bucharest Challenger (Romênia) e ING Berlin Challenger (Alemanha). Já pela Seleção Brasileira, Soriani jogou a Copa do Mundo FIBA 3×3, nas Filipinas, em junho.
“Estou muito feliz com esta conquista, certamente, ela não é só minha, o São Paulo DC e os meus companheiros de equipe também fazem parte desse prêmio. É o reconhecimento de um grande trabalho que estamos realizando e de grandes conquistas ocorridas neste ano; tenho certeza que isso só vem a somar para seguirmos nesse caminho de conquistas e títulos para fazermos um 2019 tão grande como foi em 2018”, relatou Soriani.
A escolha dos melhores atletas em cada modalidade foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.