Ala Osvaldas Matulionis faz seu primeiro jogo com a camisa do Dragão

Matulionis (com a bola) disputa lance com Anthony em treino no Pedrocão / Foto: Victor Lira/Bauru Basket
Matulionis (com a bola) disputa lance com Anthony em treino no Pedrocão / Foto: Victor Lira/Bauru Basket

Anunciado no último dia 13 como reforço para a temporada 2017/18, o ala lituano Osvaldas Matulionis, de 26 anos e 2m00 de altura, faz sua estreia com a camisa do Sendi/Bauru Basket neste sábado (02 de dezembro), às 14h00, quando o Dragão terá pela frente o clássico contra o Sesi Franca Basquete em seu quinto compromisso na décima edição do NBB Caixa. O duelo será disputado no ginásio Pedrocão, em Franca, e terá transmissão ao vivo pela Band.

Vestindo a camisa número 13, o ala escolheu ter estampado na camisa o nome ‘Osvaldo’. “Fiquei muito feliz em saber que sou o primeiro lituano a atuar no basquete brasileiro, me sinto honrado por ter essa oportunidade e grato a Bauru pela confiança. Assim como já fiz quando joguei na Espanha, pedi para que meu nome fosse escrito na camisa de jogo como Osvaldo na intenção de me inserir e me aproximar mais da cultura local”, afirma o jogador.

Com duas semanas de treino com o grupo, Matulionis destaca a qualidade do time e expectativa para o primeiro jogo.

“Nós temos um time forte, com jogadores experientes e jovens, todos com muita qualidade. Será meu primeiro jogo por Bauru, o primeiro pelo NBB e, logo de cara, em um clássico do basquete brasileiro. Isso significa muito para mim, sei o tamanho da responsabilidade de vestir a camisa do atual campeão e espero corresponder dentro de quadra”, diz.

Para o técnico Demétrius Ferracciú, o duelo contra Franca será mais um compromisso que mostrará o equilíbrio desta edição do NBB. “A equipe de Franca foi montada para disputar as primeiras posições e, assim como a nossa, vai buscar isso durante todo campeonato. Será mais um jogo difícil fora de casa, onde será preciso manter um ritmo forte desde o início e ter uma defesa consistente durante todo jogo”, analisa.

Retrospecto
Em toda história do NBB, Bauru Basket e Franca Basquete se enfrentaram 28 vezes, com vantagem para o Sendi/Bauru que levou a melhor em 17 oportunidades. A vitória com placar de maior vantagem foi no dia 24 de abril de 2015, pelo NBB 7, quando o Dragão fez 27 pontos de vantagem (82 a 55).

Nesta temporada, o Bauru e o Franca se enfrentaram no Campeonato Paulista, onde os francanos levaram vantagem superando o Dragão por 3 a 1 no playoff melhor-de-cinco das semifinais.

Desfalques
Para o duelo diante dos francanos, o técnico Demétrius Ferracciú não poderá contar com três jogadores que estão no departamento médico: o ala/armador Gui Santos, que aguarda data para cirurgia após sofrer ruptura total de LCA (ligamento cruzado anterior) e menisco do joelho direito e deve ficar afastado por nove meses; o armador Stefano, que torceu o tornozelo direito e deve retornar nas próximas semanas; e o pivô Maikão, que sofreu uma fratura no quarto dedo da mão esquerda no duelo contra o Pinheiros pela semifinal do Campeonato Paulista sub-19 na quarta-feira (29 de novembro), e passará por cirurgia corretiva neste sábado (02 de dezembro). O pivô deve retornar ao time em dois meses.

‘AME ANA CLARA’
No duelo contra Franca, os jogadores do Dragão entrarão em quadra vestidos com uma camiseta em apoio à campanha “Ame Ana Clara”, criada para arrecadar fundos para o tratamento da pequena Ana Clara Freitas Zambonato. Com três anos, ela foi diagnosticada com Tipo 2 de AME (Atrofia Muscular Espinhal), uma doença degenerativa rara que ainda não tem cura. O único tratamento é o Spinraza (Nusinersen), que é vendido no Brasil por R$ 364.565,98 cada ampola – no primeiro ano de tratamento são necessárias seis doses, totalizando R$ 2.187.395,98.

Ana Clara é filha do diretor da base do Bauru, o Biro (Flávio Zambonato), que faleceu em junho, um dia após a conquista do NBB 9.

As doações para Ana Clara podem ser feitas através do site da campanha (www.vakinha.com.br/vaquinha/ame-ana-clara).