A cidade de Franca (SP) pode soltar o grito: o Sesi Franca Basquete é campeão Paulista Masculino da Série A-1 – 2018! O título veio na noite desta quarta-feira (10 de outubro), após a equipe comandada pelo técnico Helinho Garcia vencer o Paulistano/Corpore, por 77 a 69 (27 a 34 no primeiro tempo), no ginásio Antônio Prado Junior (CA Paulistano), em São Paulo (SP). Com o resultado positivo, o time do interior paulista fechou a série mehor-de-três do playoff – final em dois a zero e deixou a quadra com o troféu do torneio estadual, após onze anos.
“Esse título representa a resiliência e o poder de reação da nossa equipe. Vou confessar que passei momentos difíceis durante a temporada, mas só tenho que agradecer a todos. Mais do que a conquista, é a mensagem deixada: acreditar sempre e nunca desistir. Esse grupo trabalhou muito, se doou intensamente e soube virar uma página. O grito estava entalado e hoje podemos falar que somos campeões. Parabéns para todos”, disse Helinho Garcia, técnico da equipe francana.
Eleito o MVP (jogador mais valioso) das finais, o armador Elinho Corazza fez grande partida e terminou com 17 pontos, cinco rebotes e três assistências. Autor de 13 pontos, sete ressaltos e dois passes, Jimmy Dreher foi o mais eficiente do jogo. Já Lucas Dias contribuiu efetivamente com 14 pontos, dois rebotes e duas assistências, assim como Lucas Cipolini – 11 pontos e quatro rebotes – e o norte-americano David Jackson – 13 pontos, cinco rebotes e sete assistências.
“Tivemos que mudar de postura nos dois períodos finais. Não fizemos o jogo planejado no início e no vestiário falei isso com meus companheiros. Merecíamos vencer e conquistar o título por tudo que Franca merece”, disse Corazza.
“Penso que era nossa chance era vencer o segundo jogo. Eles estavam pressionados com o tudo ou nada. Melhoramos nosso rebote no segundo tempo e fizemos nosso ataque funcionar. Deu tudo certo”, complementou Cipolini.
Pela equipe da capital paulista, Yago Matheus (12 pontos, 05 rebotes, 04 assistências e 01 bola recuperada) e o norte-americano Evan Roquemore (10 pontos), foram os principais pontuadores.
No jogo de abertura da série, o Sesi Franca Basquete já havia derrotado o Paulistano/Corpore, jogando em seu ginásio, por 91 a 84.