O Sampaio Basquete deixou tudo igual na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2018 ao derrotar o Presidente Venceslau, neste sábado (1º de maio), por 76 a 62 (39 a 23 no primeiro tempo), em duelo válido pela segunda rodada, realizado no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). Com este resultado, a disputa encontra-se empatada, com uma vitória para cada lado.
Depois de um início irregular, com o representante paulista pulando a frente no marcador, o time maranhense se acertou a partir da parte final do quarto inicial e conseguiu virada, mantendo este mesmo panorama também no segundo período, quando marcou forte, para fechar o primeiro tempo em vantagem, contando com boa performance da lateral Tati Pacheco – 15 a 11 (primeiro quarto) e 24 a 12 (segundo quarto).
O terceiro período foi favorável ao Presidente Venceslau, que baixou a diferença, aproveitando um momento de desestabilização do Sampaio (14 a 21), com as argentinas Macarena D’Urso e Agustina Leiva aparecendo bem. Os dez minutos finais foram equilibrados, já que a equipe maranhense, com o crescimento da armadora norte-americana Briahanna Jackson, voltou ao seu ritmo e esteve na frente, controlando bem a sua vantagem adquirida anteriormente para vencer e deixar tudo igual nesta disputa de quartas-de-final (23 a 18).
“Conseguimos manter uma boa defesa, com uma atuação ofensiva coletiva e eficiente”, sintetizou Virgil Lopez, técnico do Sampaio Basquete.
As atletas mais efetivas foram Tati Pacheco (29 pontos, 02 rebotes e 02 assistências) e a norte-americana Briahanna Jackson (13 pontos, 04 rebotes, 06 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time da casa; as argentinas Macarena D’Urso (20 pontos e 02 assistências) e Agustina Leiva (17 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas), em favor do visitante.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Manoel Castro, esteve presente ao ginásio e acompanhou de perto a este belo jogo. “Foi um excelente jogo, com placar muito bom, pegado do começo ao fim e essa deve ser a tendência do confronto decisivo. O Sampaio tem um investimento maior, mas o Presidente Venceslau possui uma equipe bastante aguerrida e que vai dar muito trabalho no duelo decisivo”, analisou Castro.
O terceiro confronto, que vai apontar o classificado a semifinal nesta série, está marcado já para quarta-feira (02 de maio), às 20h00 (de Brasília), novamente no ginásio Castelinho, em São Luís (MA), com transmissão ao vivo pelo ‘LBF Live’. Quem vencer avança de fase, seguindo na briga pelo título da LBF CAIXA – 2018.
“Espero um terceiro jogo pegado, como acontece habitualmente no playoff, todo mundo quer ganhar nessa altura do campeonato; vai ser uma partida muito dura”, finalizou Virgil.