São Paulo FC ganha a segunda e Farma Conde São José Basketball segue vivo na disputa

O Ceisc/EC União Corinthians (RS) deixou tudo igual no ‘Duelo dos Xarás’ ao derrotar o SC Corinthians Paulista (SP), nesta segunda-feira (28 de fevereiro), por 93 a 71 (52 a 41 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), na sequência da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025). A disputa agora encontra-se empatada (1 a 1).

Foto: Vinicius Molz Schubert/EC União Corinthians

O representante gaúcho entrou em ritmo forte e logo passou a comandar o marcador e abriu vantagem ao liderar os três primeiros quartos. A igualdade no último deixou não modificou o panorama da partida e a série agora está igual – 25 a 22 (primeiro quarto), 27 a 19 (segundo quarto), 21 a 10 (terceiro quarto) e 20 a 20 (quarto final).

Os maiores pontuadores do Ceisc/EC União Corinthians foram Fabrício Veríssimo (18 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e o norte-americano Raven Barber (18 pontos e 08 rebotes). Em favor do SC Corinthians Paulista: Lucas Cauê (17 pontos e 10 rebotes – double-double), Victão Silva (12 pontos e 08 rebotes) e o norte-americano Melvin Johnson (12 pontos).

“Conseguimos imprimir uma defesa muito forte, que era o nosso objetivo. Nós jogamos com muita intensidade, muito físico e fomos agressivos. Isso fez com que conseguíssemos ter o controle do jogo. Não podemos baixar, não podemos diminuir essa energia. Tudo que nós fizemos hoje tem de ser daqui para mais. Não é fácil, sabemos da qualidade do outro time, mas os jogadores têm consciência de que precisamos jogar neste nível”, analisou o técnico Rodrigo Silva, do Ceisc/EC União Corinthians.

A nossa defesa não funcionou hoje. Tomamos 20 pontos em todos os quartos. Isso não pode acontecer se quisermos ganhar essa série, isso não pode acontecer em nenhum momento. E, ofensivamente, temos de melhor o aproveitamento, porque o nosso aproveitamento foi baixo. É corrigir isso para o próximo jogo e voltar para São Paulo com 2 a 1 na série”, afirmou o pivô do SC Corinthians Paulista, Lucas Cauê.

O terceiro jogo desta série, que vai desempatar a disputa, está marcado para quarta-feira (30 de abril), às 19h30 (de Brasília), novamente no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS).

O São Paulo FC (SP) abriu dois a zero na série ao suplantar o Brasília Basquete (DF), por 69 a 54 (38 a 22 no primeiro tempo), mesmo jogando na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). O Tricolor ficou na frente nos dois quartos iniciais e assumiu o comando marcador e abriu vantagem. A equipe brasiliense liderou os períodos finais, mas sem conseguir descontar a vantagem aberta pelo São Paulo FC, que venceu a segunda na série – 24 a 13 (primeiro quarto), 17 a 09 (segundo quarto), 09 a 12 (terceiro quarto) e 19 a 20 (quarto final).

Foto: Matheus Maranhão/Brasília

Os atletas mais efetivos do Brasília Basquete foram Lucas Lacerda (17 pontos) e Luiz “Gemadinha” Sacco (12 pontos e 03 bolas recuperadas). Pelo São Paulo FC: o norte-americano Malcolm Miller (18 pontos e 11 rebotes – double-double) e Paulo Lourenço (11 pontos e 07 rebotes).

“Foi um ótimo jogo para nós, conseguimos executar muito bem nossos planos táticos, especialmente na defesa. E, abrindo a diferença no começo, conseguimos controlar bem o jogo todo, usando nossa experiência, jogando coletivamente e com contribuição de todos que jogaram”, ponderou o armador André Góes, para o São Paulo FC.

“Não fizemos novamente nosso jogo. Não saiu nada como desejávamos. Mas não dá para abaixar a cabeça. Quarta-feira vamos jogar a vida e contamos com apoio da nossa torcida”, lamentou o lateral Luiz “Gemadinha” Sacco, do Brasília Basquete.

O terceiro confronto, que pode ser o decisivo, acontece na quarta-feira (30 de abril), às 20h150 (de Brasília), também na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF). Um novo resultado positivo coloca o São Paulo FC nas quartas-de-final.

O Farma Conde São José Basketball (SP) se manteve vivo na série ao bater o CR Vasco da Gama (RJ), por 81 a 78 (37 a 34 no primeiro tempo), em jogo disputado no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ). O time joseense sabia da necessidade de vencer para seguir na luta e levou vantagem no segundo período, depois do empate no primeiro. A alternância nos dois quartos finais não modificaram o panorama da partida, que precisou ser interrompida duas vezes em virtude das goteiras que caíram na quadra – 17 a 17 (primeiro quarto), 20 a 17 (segundo quarto), 23 a 21 (terceiro quarto) e 21 a 23 (quarto final).

Foto: Léo Lenzi/Agência NTZ

Os máximos anotadores do CR Vasco da Gama foram Rafael Paulichi (19 pontos e 07 rebotes) e Marquinhos Sousa (14 pontos, 12 rebotes e 04 assistências – double-double). Em favor do Farma Conde São José Basketball: Adyel Borges (19 pontos e 04 rebotes) e Felipe Ruivo (18 pontos, 04 rebotes e 03 assistências).

“Precisávamos de uma vitória, viemos para cá com esse objetivo e felizmente conseguimos fazer a série voltar para São José. Essa vitória nos traz confiança. Agora vamos descansar um pouquinho e trabalhar forte para conseguir uma nova vitória diante da nossa torcida. Ainda é uma situação de tudo ou nada, sabemos disso, mas confiamos que a Arena vai estar cheia e temos totais condições de trazer a série de volta para cá em um quinto jogo”, declarou o confiante armador do Farma Conde São José Basketball, Felipe Ruivo.

“É jogo do 8º contra o 9º, não podemos esperar nada menos do que uma série equilibrada. Vamos voltar para São José, vai ser um jogo equilibrado também. Se for preciso, temos a vantagem de decidir o quinto jogo na nossa casa, mas vamos pensando jogo a jogo. Acabou aqui, não conseguimos ganhar, vamos descansar, focar e ver o que precisamos melhorar. Agora é tentar uma vitória para fecharmos a série, temos que correr atrás dela para passarmos”, avaliou o técnico do CR Vasco da Gama, Léo Figueiró.

A quarta partida, que pode ser a definitiva, está marcada para sexta-feira (02 de maio), às 19h30 (de Brasília), na Farma Conde Arena, em São José dos Campos (SP). Vencendo a disputa por 2 a 1, o CR Vasco da Gama se qualifica as quartas-de-final com mais uma vitória.

A série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final prossegue nesta terça-feira (29 de abril), com a realização de três jogos: Minas Tênis Clube x Mogi das Cruzes Basquete, às 19h (de Brasília), na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG); Sesi Franca Basquete x Pato Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP); CR Flamengo x Caxias do Sul Basquete, às 21h (de Brasília), no ginásio Álvaro Vieira Lima (Tijuca TC), no Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).