Bauru Basket e Unifacisa vencem e igualam suas séries
O SC Corinthians Paulista (SP) levou vantagem no ‘Duelo dos Xarás’ ao derrotar o Ceisc/EC União Corinthians (RS), por 97 a 93 (57 a 43 no primeiro tempo), nesta sexta-feira (25 de abril), atuando no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), em São Paulo (SP), na primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025).

O jogo começou pautado pelos ataques e o Timão levou se impôs no quarto inicial, conseguindo fugir. No segundo, o representante paulista voltou a ficar na frente, desta vez pela vantagem mínima. Na volta do intervalo, a equipe gaúcha partiu para a recuperação, comandou o terceiro período e baixou a diferença. Nos dez minutos finais, o Ceisc/EC União Corinthians ficou na frente, mas sem conseguir aplicar a virada, pois o SC Corinthians Paulista teve a força necessária para manter na dianteira e sair na frente na série – 32 a 19 (primeiro quarto), 25 a 24 (segundo quarto), 22 a 30 (terceiro quarto) e 18 a 20 (quarto final).
Os destaques do SC Corinthians Paulista foram Elinho Corazza (23 pontos, 05 rebotes e 09 assistências) e o norte-americano Melvin Jonhson (17 pontos e 03 assistências). Em favor do Ceisc/EC União Corinthians: o grego Rafail Lanaras (17 pontos, 08 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Dikembe Silva (17 pontos e 04 rebotes).
O segundo duelo está agendado para segunda-feira (28 de abril), às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS).
Pela segunda rodada, o Bauru Basket (SP) empatou a série ao derrotar o CA Paulistano (SP), por 81 a 63 (38 a 30 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP). Ciente da necessidade de vencer em casa, o Dragão esteve na frente em todos os períodos. Com isso, logo assumiu a dianteira do placar e abriu vantagem para fazer valer o mando de quadra – 18 a 12 (primeiro quarto), 20 a 18 (segundo quarto), 21 a 16 (terceiro quarto) e 22 a 17 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do Bauru Basket foram Andrezão Abreu (25 pontos e 15 rebotes – double-double) e o norte-americano Dontrell Brite (20 pontos, 03 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas). Pelo CA Paulistano: Brunão Cardoso (18 pontos e 10 rebotes – double-double) e Gui Abreu (11 pontos e 03 rebotes).
O terceiro jogo, que vai desempatar a disputa, acontece no domingo (27 de abril), às18h (de Brasília), novamente no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).
A Unifacisa (PB) também deixou tudo igual na disputa diante do EC Pinheiros (SP) ao vencer a partida disputada no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP), por 83 a 77 (41 a 47 no primeiro tempo). O time visitante foi melhor no quarto inicial, mas a equipe da casa reagiu logo no segundo e fechou o primeiro tempo na frente. Na volta do intervalo, a Unifacisa retomou o seu melhor ritmo e passou a comandar o marcador. Nos dez minutos finais, o representante paraibano controlou a tentativa de recuperação do EC Pinheiros para vencer fora de casa – 24 a 15 (primeiro quarto), 17 a 32 (segundo quarto), 25 a 14 (terceiro quarto) e 17 a 16 (quarto final).

Os maiores pontuadores do EC Pinheiros foram o norte-americano David Sloan (21 pontos, 03 rebotes e 04 assistências) e Reynan Santos (12 pontos, 07 rebotes e 04 assistências). Em favor da Unifacisa: Gerson Espírito Santo (18 pontos e 07 rebotes) e argentino Matías Solanas (17 pontos, 05 assistências e 03 bolas recuperadas).
A terceira partida está agendada para domingo (27 de março), às 11h (de Brasília), também no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP). Quem vencer assume a liderança desta série.
A primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – oitavas-de-final será fechada neste sábado (26 de abril), com a partida entre Mogi das Cruzes Basquete e Minas Tênis Clube, às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Já pela segunda rodada, o CR Vasco da Gama recebe o Farma Conde São José Basketball, às 17h (de Brasília), no ginásio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem três vitórias garantem vaga no playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem os playoffs – semifinal e final.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).