Basket Osasco mantém bom momento e confirma mando de quadra

Imagem: LNB

O Cruzeiro Basquete (MG) levou vantagem no ‘Duelo do Pão de Queijo’ ao suplantar o Minas Tênis Clube “B” (MG), por 81 a 71 (42 a 29 no primeiro tempo), em jogo disputado no Poliesportivo Antonio Penido Guimarães, na cidade de Itatiaiuçu (MG), válido pela fase inicial da Liga Ouro 2025.

Foto: Arthur Lobo/Cruzeiro

A garotada misatenista começou assustando e ficou na frente no quarto inicial, mas o time creuzeirense reagiu logo e comandou os dois períodos seguintes. Com isso, conseguiu a virada e abriu vantagem. Nos dez minutos finais, o Minas Tênis Clube “B” tentou a recuperação, mas o líder Cruzeiro Basquete foi eficiente da administração da vantagem para vencer em casa – 12 a 14 (primeiro quarto), 30 a 15 (segundo quarto), 21 a 19 (terceiro quarto) e 18 a 23 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do Cruzeiro Basquete foram Túlio Souza (21 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas) e o norte-americano Dominique Coleman (16 pontos, 03 rebotes e 04 bolas recuperadas). Em favor do Minas Tênis Clube “B”: Richard “Rich” Udoagwa (14 pontos e 09 rebotes) e Antonio “Tonhão” Silva (12 pontos).

O Osasco Basket (SP) manteve o bom momento ao confirmar o mando de quadra ao suplantar o EC Pinheiros “B” (SP), por 67 a 57 (27 a 31 no primeiro tempo), atuando no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP). O time visitante começou melhor e liderou o primeiro quarto, mas viu a equipe da casa encostar ao ficar na frente no segundo. O Basket Osasco viveu o seu melhor momento na volta do intervalo, quando foi superior nos dois lados da quadra e assumiu a dianteira do marcador, fugindo um pouco. A tentativa de reação do EC Pinheiros “B” nos dez minutos finais não modificou o panorama da partida, que foi vencida pela equipe da casa – 10 a 16 (primeiro quarto), 17 a 15 (segundo quarto), 26 a 10 (terceiro quarto) e 14 a 16 (quarto final).

Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco

Os principais nomes do Basket Osasco foram o norte-americano Anthony Harris (21 pontos e 08 rebotes) e Felipe Dalaqua (14 pontos, 03 rebotes e 04 assistências). Pelo EC Pinheiros “B”: Brayan Ramão (12 pontos e 07 rebotes) e Arthur Bueris (10 pontos).

“Foi um jogo muito duro, sabíamos que o adversário vinha nessa pegada, pois possui um time jovem, com muita energia. Entramos um pouco desligados, mas nos acertamos na sequência e conseguimos uma vantagem no terceiro quarto e mantivemos no final para vencer e garantir a classificação antecipada, que é importante para continuidade da temporada”, comentou o ala Felipe Dalaqua, do Basket Osasco.

Classificação: 1º) Cruzeiro Basquete (07 vitórias e 01 derrota), 2º) Basket Osasco (07 vitórias e 02 derrotas), 3º) Liga Sorocabana de Basquete (04 vitórias e 04 derrotas), 4º) Minas Tênis Clube “B” (03 vitórias e 05 derrotas), 5º) EC Pinheiros “B” (02 vitórias e 05 derrotas) e 6º) EC Vitória (01 vitória e 07 derrotas).

Tanto o Cruzeiro Basquete, líder, quanto o Basket Osasco, vice-líder, garantiram classificação antecipada ao playoff – semifinal da divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB Caixa).

A fase inicial da Liga Ouro 2025 tem sequência na quinta-feira (24 de abril), com a partida entre Liga Sorocabana de Basquete e EC Pinheiros “B”, às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, em Sorocaba (SP).

A Liga Ouro 2025 é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).