Sesi Franca Basquete garante a terceira colocação

Imagem: FIBA

O CR Flamengo (Brasil) sagrou-se campeão da FIBA Basketball Champions League Américas (BCLA 2024/2025), neste sábado (19 de abril), ao derrotar o CA Boca Juniors (Argentina), por 83 a 57 (49 a 29 no primeiro tempo), em jogo final disputado no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ). Com este resultado, o Rubro Negro garantiu vaga na próxima edição da FIBA Intercontinental Cup, agendada para setembro, em Singapura.

E o Mengão não deu chance ao adversário e iniciou o jogo em ritmo forte, logo comandando o marcador e abrindo vantagem no primeiro quarto. O segundo foi um pouco mais equilibrado, mas ainda assim com o CR Flamengo na frente – 30 a 13 (primeiro quarto) e 19 a 16 (segundo quarto).

Foto: FIBA

Na volta do intervalo, o CA Boca Juniors tentou a recuperação e liderou o terceiro quarto, mas o Rubro Negro retomou o seu melhor jogo para frear essa tentativa e fazer a vantagem crescer novamente para ganhar bem e garantir o título – 11 a 16 (terceiro quarto) e 23 a 12 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do CR Flamengo foram Gui Deodato (16 pontos e 02 bloqueios), o norte-americano Shaquille Johnson (15 pontos) e Alexey Borges (15 pontos, 04 rebotes e 06 assistências). Em favor do CA Boca Juniors: Martin Cuello (16 pontos e 03 rebotes), Jose Vildoza (09 pontos, 04 rebotes e 05 assistências) e Franco Giorgetti (09 pontos e 04 rebotes).

“Fizemos um Final Four muito consistente, de muita entrega de todos em quadra. Estamos de parabéns pela atuação nas duas partidas. Agora é comemorar e, na próxima semana, já pensamos no NBB, que ainda tem um caminho um pouco longo pela frente”, afirmou o armador argentino Franco Balbi, do CR Flamengo.

O armador Alexey Borges, do Rubro Negro, foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da competição.

O Sesi Franca Basquete (Brasil) garantiu o terceiro lugar ao suplantar o Instituto ACC (Argentina), por 74 a 59 (39 a 31 no primeiro tempo), na abertura da rodada decisiva, atuando no mesmo local. O representante brasileiro comandou os três primeiros quartos. Assim, logo assumiu a dianteira e fez a vantagem crescer. Apenas nos dez minutos finais, a equipe argentina ficou ligeiramente na frente, mas sem alterar o panorama da partida – 16 a 13 (primeiro quarto), 23 a 18 (segundo quarto), 19 a 11 (terceiro quarto) e 16 a 17 (quarto final).

Foto: FIBA

Os principais nomes do Sesi Franca Basquete foram Georginho de Paula (18 pontos, 10 rebotes e 05 assistências – double-double) e Lucas Dias (16 pontos, 06 rebotes e 04 assistências). Pelo Instituto ACC: Alex Negrete (18 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Emmitt Holt (13 pontos e 07 rebotes).

“Na semifinal foi um jogo atípico para nós. Estávamos vindo de uma boa sequência e o nosso time estava bem confiante. Mas noites ruins acontecem. Infelizmente aconteceu num jogo de mata-mata. Hoje, viemos aqui com uma nova oportunidade de conquistar uma medalha. Entramos bem focados e prontos para fecharmos nossa participação na BCLA da melhor forma possível, conquistando essa medalha de bronze”, afirmou o armador Georginho de Paula, do Sesi Franca Basquete.

Tabela

18 de abril (sexta-feira)
CA Boca Juniors 80 x 73 Instituto ACC
CR Flamengo 91 x 67 Sesi Franca Basquete

19 de abril (sábado)
Instituto ACC 59 x 74 Sesi Franca Basquete
CA Boca Juniors 57 x 83 CR Flamengo

Classificação final: 1º) CR Flamengo (Brasil), 2º) CA Boca Juniors (Argentina), 3º) Sesi Franca Basquete (Brasil) e 4º) Instituto ACC (Argentina).