Agora, serão 12 equipes por naipe
O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, na quarta-feira (09 de abril), a decisão de aumentar para 12 equipes masculinas e 12 femininas no Basquete 3×3, como parte do programa de basquete olímpico para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Essa expansão de oito para 12 equipes por gênero reflete o crescimento da modalidade nos últimos anos e destaca ainda mais o apelo e o desenvolvimento global do esporte.
A expansão abre caminho para uma maior universalidade e uma representação nacional mais ampla, oferecendo a mais países à oportunidade de competir no cenário olímpico. “Agradecemos ao COI por sua decisão, que é um grande incentivo para a FIBA e seus membros continuarem promovendo nossa disciplina urbana. Ter quatro equipes adicionais para os torneios masculino e feminino é uma prova do interesse global e da empolgação que o Basquete Olímpico proporcionou em Tóquio 2020 e Paris 2024”, disse o presidente da Federação Internacional de Basketball (FIBA), Sheikh Saud Ali Al Thani.
“O dia de hoje marca um marco para a FIBA e para o nosso esporte. A cota adicional permite que mais Federações Nacionais e jogadores de todo o mundo sonhem em poder ir das ruas para as Olimpíadas”, acrescentou Andreas Zagklis, secretário-geral da FIBA.
“Los Angeles é uma das cidades mais emblemáticas do Basquete do mundo e possui uma cultura vibrante de Basquete 3×3. Estamos muito animados por estarmos mais uma vez no centro de uma atmosfera vibrante e festiva de esporte urbano durante os Jogos”, completou Zaklis.
O formato detalhado da competição e o sistema de classificação para os torneios de Basquete 3×3 nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 serão divulgados posteriormente.