Rubro Negro supera o Minas Tênis Clube na decisão

O CR Flamengo (RJ) sagrou-se campeão invicto da Copa Super 8 2025 ao derrotar o Minas Tênis Clube (MG), neste sábado (1º de fevereiro), por 64 a 61 (25 a 30 no primeiro tempo), mesmo atuando na Arena UNiBH, em Belo Horizonte (MG). Este foi o quarto título do Rubro Negro nesta competição.

Com as defesas sobrepondo os ataques, foram dois tempos distintos, ou seja, a equipe mineira comandou os quartos iniciais e terminou os 20 minutos iniciais na frente. A reação do Mengão aconteceu no segundo tempo, quando cresceu defensivamente e conseguiu brecar o rival, liderando os períodos finais. Desta forma, aplicou a virada para garantir a conquista – 10 a 13 (primeiro quarto), 15 a 17 (segundo quarto), 18 a 17 (terceiro quarto) e 21 a 14 (quarto final).

Os principais nomes do Minas Tênis Clube foram o argentino Franco Baralle (17 pontos) e Scott Machado (10 pontos e 03 assistências). Em favor do CR Flamengo: Ruan Miranda (14 pontos, 03 rebotes e 03 bloqueios), Alexey Borges (10 pontos, 07 rebotes e 10 assistências – double-double) e o argentino Franco Balbi (10 pontos).

“Sabíamos que seria um jogo difícil. Conseguimos tirar muito o volume do Minas. Não podemos deixá-los confortáveis na quadra porque eles têm grandes jogadores. O nosso trabalho defensivo hoje foi muito bom e sabíamos que nos momentos chaves nossa bola iria cair. Acreditamos muito no nosso trabalho, acreditamos muito no que fazemos todos os dias. Treinamos muito, ninguém pode ter dúvida disso. O reflexo disso pudemos ver naquele final, quando viramos o placar e saímos com o tetracampeonato da Copa Super 8”, afirmou Franco Balbi, do Mengão.

 

Foto: Yuri Reuters/LNB

 

“Hoje, o jogo foi decidido nos detalhes ofensivos. A defesa não foi tão ruim, eles fizeram 64 pontos, mas, no final, eles conseguiram levar o jogo para eles. Por muito pouco, não ficamos com o título. Teve um chute que a bola saiu de dentro, então, às vezes, é destino, sorte… Quando eu joguei finais na Argentina, também foram assim. As definições no último quarto, às vezes, vai cair para você, outras vezes não. Tem de estar com a cabeça tranquila, fizemos um grande torneio, ainda tem muita coisa pela frente”, comentou Franco Baralle, do Minas.

O armador Alexey Borges, do CR Flamengo, foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) da competição.

Semifinais

28 de janeiro (terça-feira)
Minas Tênis Clube 61 x 58 Brasília Basquete, na UniBH, em Belo Horizonte (MG)

29 de janeiro (quarta-feira)
CR Flamengo 103 x 72 Sesi Franca Basquete, no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ)

Final

1º de fevereiro (sábado)
Minas Tênis Clube 61 x 64 CR Flamengo, na Arena UniBH, em Belo Horizonte (MG)

A Copa Super 8 é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), que não conta com a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).