Brasileiro tem sido peça fundamental em competições da atual temporada
O armador Yago Matheus, atleta da Seleção Brasileira Masculina, alcançou um marco importante em sua carreira ao completar 100 jogos com a camisa do Estrela Vermelha, da Sérvia, um dos clubes mais tradicionais do basquete europeu. O feito aconteceu no duelo contra BC Dubai, no domingo (12 de janeiro).
Yago, que se transferiu para o Estrela Vermelha em 2023, tem sido peça fundamental da equipe em competições como Euroliga, Liga Adriática, Copa da Sérvia e Campeonato Sérvio. No ano de estreia pelo clube, o brasileiro de 25 anos conquistou a tríplice coroa e foi eleito o Jogador Mais Valioso (MVP) das finais da Liga Adriática, após vencer o rival Partizan.
Além do destaque e protagonismo em quadra, Yago virou um xodó da torcida em Belgrado, conquistando o coração de adultos, jovens e crianças torcedores do time vermelho e branco na Sérvia. Na primeira temporada, o brasileiro disputou 28 jogos na Euroliga, principal competição do velho continente, e teve médias de 8.7 pontos e 3.9 assistências. Neste ano já são 20 jogos e números parecidos: 7.5 pontos e 3.5 assistências.
Yago se tornou o terceiro brasileiro com mais pontos na história da competição, atrás apenas de Marcelinho Huertas e Tiago Splitter e superando nomes como Anderson Varejão e Bruno Caboclo.
Natural de Tupã (SP), Yago Matheus iniciou a jornada pela Seleção Brasileira em 2014, disputando campeonatos de base. Em 2017 estreou pela Seleção Principal e desde então esteve em duas edições de FIBA World Cup e uma de Jogos Olímpicos, além de conquistar o título do Pré-olímpico de Riga, na Letônia, em 2024.