Expectativas são maiores para o próximo ano

O Sorocaba Basquete faz uma análise positiva da participação das suas equipes masculinas nas competições de 2024. A equipe sub-18, por exemplo, fechou o Campeonato Paulista na 11ª colocação na classificação geral (total de 21 times). O representante de Sorocaba fez um excelente estadual, enfrentando equipes da elite de igual para igual.

Foto: Divulgação/Sorocaba Basquete

Prova é que na estréia perdeu para o forte São Paulo FC por apenas quatro pontos, dominando o placar em boa parte do jogo e a virada acontecendo nos três minutos finais. Além disso, conseguiu, em casa, vencer adversários tradicionais como o Mogi das Cruzes Basquete e perdeu para a SE Palmeiras, por três pontos, depois de três prorrogações. Enfrentou também o campeão EC Pinheiros, sendo superado por apenas dez pontos. No returno, o time sorocabano conseguiu grandes performances diante do SC Corinthians Paulista e na vitória sobre o Sesi Franca Basquete por dez pontos de vantagem.

Para o técnico João Henrique dos Santos, o rendimento foi positivo. “Acredito que foi um excelente campeonato diante da estrutura que a nossa equipe teve nesta temporada. Foram 40 jogos, com 20 vitórias e 20 derrotas, ou seja, 50% de aproveitamento para uma equipe que está apenas no segundo ano de disputa do Campeonato Paulista”, analisou.

Os destaques foram:

Matheus Augusto: 3º colocado entre os cestinhas, com 651 pontos

Murilo Souza: 1º primeiro colocado nos bloqueios, com 72 tocos, e 3º colocado nas bolas recuperadas, com 102

Bruno Paletta: quarto colocado nos arremessos de dois pontos, com 182 bolas convertidas

Foto: Divulgação/Sorocaba Basquete

Sub-20
A equipe a sub-20 (total de 14 times) concluiu sua participação no Campeonato Paulista 2024 no nono lugar, ficando a uma vitória se de qualificar ao playoff. O Sorocaba Basquete, em quadra, foi liderado pelas boas atuações de Gabriel Casassola e Juan Cozetto, que se destacaram a longo da competição.

Casassola: 1º colocado na recuperação de bolas, com 56, e quarto colocado nos arremessos de três, com 59 bolas convertidas

Cozetto: 4º colocado nos arremessos de dois pontos, com 120 bolas convertidas, e primeiro colocado nos bloqueios, com um total de 49 tocos

Em relação aos resultados, o time sub-20 venceu, em casa, o Mogi das Cruzes Basquete, levou à melhor nos confrontos diretos diante do Avaré Basquete e do Fundesport/Araraquara. “Com as permanências de Gabriel Casassola, Juan Cozetto, Murilo Souza, Matheus Augusto, Kaique Araújo e Bruno Palleta, além de algumas novidades no elenco, teremos condições de garantir uma melhor colocação no sub-20”, destacou João.

“Em 2025, teremos duas grandes novidades no projeto: as equipes sub-14 e sub-16 masculinas disputarão também o Campeonato Paulista. Já a expectativa é que as equipes sub-18 e sub-20 se classifiquem para os playoffs”, finalizou o comandante do Sorocaba Basquete.