Armador, que já passou pelos exames médicos, assinou contrato até o fim da temporada

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O armador Raul Neto, o Raulzinho, é o novo armador do FC Barcelona. O mineiro aceitou a proposta do clube espanhol, já passou por exames médicos e assinou contrato, retornando ao Velho Continente após nove anos (jogou em San Sebástian e Murcia). Depois de oito temporadas na NBA, o mineiro chegou ao Brasil em outubro para defender o EC Pinheiros (SP) no Novo Basquete Brasil (NBB 2024/2025). Em apenas cinco partidas, Raulzinho manteve médias de 16.8 pontos, 5.0 assistências e 3.2 rebotes, com 17.8 de eficiência, sendo peça importante na equipe.

Foto: Divulgação/FC Barcelona

Ao clube paulista, o agradecimento por proporcionar a melhor estrutura para seu pleno retorno às quadras. “Estou muito feliz com o convite do Barcelona, com a oportunidade de voltar à Espanha para vestir essa camisa. E isso só foi possível porque o Pinheiros abriu as portas para mim. Quero agradecer a todos do clube, ao presidente Brazolin e ao Galvani pela oportunidade, aos meus companheiros de equipe, funcionários e sócios, pela recepção, pelo carinho, por me ajudarem, pelo apoio, para que eu pudesse voltar a jogar no meu melhor nível. Foram poucas semanas, mas suficientes para que eu entendesse porque é um dos clubes de referência no esporte no país”, afirmou Raulzinho.

Totalmente recuperado das lesões que o limitaram na FIBA World Cup 2023 e nas Olimpíadas Paris-2024, o armador já está à disposição da comissão técnica da equipe catalã.

“Chego com muita confiança. Já conversei com alguns jogadores, assisti aos jogos e estou preparado para ajudar o time na medida do possível. Estou no meu melhor momento dos últimos dois anos. Meu joelho se recuperou totalmente e recuperei o ritmo. Estou pronto. Lembro do esforço e penso em todos os momentos difíceis que vivi no ano passado para chegar a uma das melhores equipes da Europa como o Barça, para competir e ganhar títulos”.

Raulzinho será o quinto brasileiro a vestir a camisa do Barcelona. Antes dele: Anderson Varejão (2001/2004), Marcelinho Huertas (2011/2015), Wesley Sena (2016/2017) e Vitor Faverani (2017).

Anunciado em 15 de outubro pelo EC Pinheiros para a temporada 2024/2025, Raulzinho possuía em seu contrato uma cláusula de rescisão imediata em caso de propostas do exterior.