11 de novembro de 2024 (11 jogos do dia 10 de novembro)
1 – Houston Rockets 101 x 99 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 18.744 (92%).
Numa partida com 11 trocas de comando do placar e por 8 vezes registrando o empate, o Houston Rockets entrou nos últimos 12 minutos com uma vantagem de 8 pontos (72 x 64). No quarto derradeiro, o Rockets liderou praticamente o tempo todo, mas sofreu a virada com pouco mais de 5 minutos para o encerramento do jogo. A partir daí, o equilíbrio tomou conta, com as equipes trocando cestas. Nos segundos finais, o Pistons errou 3 dos 4 lances livres a que teve direito e acabou sendo derrotado.
Com o triunfo, o Houston Rockets agora é o sétimo colocado da Conferência Oeste, com 6 vitórias e 4 derrotas, enquanto o Detroit Pistons caiu para a décima colocação da Conferência Leste, no momento com 4 vitórias e 7 derrotas.
O pivô Alperen Sengun, do Rockets, foi destaque com 27 pontos e 10 rebotes, caracterizando um double-double, além de duas assistências. O armador Cade Cunningham também se destacou, anotando 26 pontos, 8 rebotes e 9 assistências, ficando a apenas 2 rebotes e uma assistência de se tornar o primeiro jogador da franquia Pistons a registrar 4 triple-doubles consecutivos.
Na história da NBA, em se tratando de “regular season”, as equipes se enfrentaram 150 vezes, com 75 vitórias para cada lado. Ainda falando apenas da temporada regular, esta foi a sexta vitória consecutiva do Rockets sobre o Pistons. A última vitória do Pistons sobre o Rockets aconteceu no dia 10 de novembro de 2021, por 112 x 104.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Houston Rockets em um back-to-back contra o Washington Wizards e o Detroit Pistons na terça-feira contra o Miami Heat.
2 – Boston Celtics 113 x 107 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.341 (100%).
Numa partida com 2 tempos bem distintos, o primeiro pertencendo ao Milwaukee Bucks, que terminou com uma parcial de 58 x 69, ou seja, 11 pontos de vantagem, e o segundo totalmente dominado pelo atual campeão da NBA, o Boston Celtics, que teve uma parcial de 55 x 38, com 17 pontos de diferença. O Celtics arrancou uma bela vitória fora de casa, mantendo a vice-liderança da Conferência Leste, com 9 vitórias e 2 derrotas. Por outro lado, o Bucks amargou a oitava derrota nos últimos 9 jogos e atualmente ocupa o penúltimo lugar da mesma conferência, com apenas 2 vitórias e 8 derrotas.
O ala Jayson Tatum foi o nome do Celtics, anotando 31 pontos (sendo 23 no segundo tempo) e pegando 12 rebotes, caracterizando um double-double, além de contribuir com 6 assistências. Vale citar também os 18 pontos e 3 assistências do armador reserva Payton Pritchard, e os 14 pontos, 5 rebotes e 4 assistências do armador/ala Jaylen Brown, que retornou de lesão após 4 jogos fora. Os armadores Jrue Holiday e Derrick White também contribuíram com 15 pontos cada.
Pelo Bucks, o destaque ficou com o ala/pivô GiannisAntetokounmpo, que marcou impressionantes 43 pontos (um recorde na temporada), pegou 13 rebotes — alcançando também um double-double — além de registrar 5 assistências.
Os dois times serão mandantes na próxima terça-feira: o Boston Celtics contra o Atlanta Hawks e o Milwaukee Bucks contra o Toronto Raptors.
3 – New York Knicks 121 x 132 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 17.274 (100%).
Após 3 quartos de muito equilíbrio, as equipes entraram nos últimos 12 minutos com uma pequena diferença de 2 pontos (94 x 92) favorável ao visitante New York Knicks. No quarto derradeiro, o que se viu foi um Indiana Pacers com uma postura defensiva muito agressiva e consistente, que construiu uma parcial de 27 x 40, o que foi suficiente para a equipe obter sua quinta vitória consecutiva. Com isso, o time ocupa a terceira colocação da Conferência Leste, com 50% de aproveitamento nos 10 jogos disputados, enquanto o New York Knicks caiu uma posição e agora é o quinto colocado da mesma conferência, com 4 vitórias e 5 derrotas.
Os pontos obtidos nos arremessos de 3 pontos convertidos foram, sem dúvida, o diferencial da partida. O New York Knicks converteu 7 bolas de 3 pontos em 25 tentativas, alcançando apenas 28% de aproveitamento. Em contrapartida, o Indiana Pacers fez história ao converter 21 bolas de 3 pontos — um recorde da equipe na temporada — em 46 tentativas, obtendo assim 63 pontos e um aproveitamento de 45,7%.
Os destaques do Indiana Pacers foram o armador/ala BennedictMathurin, que anotou impressionantes 38 pontos (recorde pessoal na NBA), sendo 21 desses em 7 bolas de 3 pontos convertidas — outro recorde em sua carreira — além de pegar 8 rebotes e distribuir duas assistências. Outro destaque foi o armador Tyrese Haliburton, com 35 pontos, 2 rebotes e 14 assistências, também alcançando um double-double. Vale mencionar os 26 pontos e 6 rebotes do pivô Myles Turner.
Pelo New York Knicks, o armador Jalen Brunson se destacou com 33 pontos, 6 rebotes e 10 assistências, atingindo um double-double. O pivô Karl-Anthony Towns também teve uma boa atuação com seus 30 pontos e 9 rebotes. Juntos, eles combinaram para um total de 63 pontos, ou seja,52% dos pontos da equipe.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o New York Knicks enfrentará o Philadelphia 76ers na terça-feira e o Indiana Pacers jogará contra o Orlando Magic na quarta-feira.
4 – Washington Wizards 94 x 121 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Florida. Público: 18.352 (97%).
O Orlando Magic venceu todos os quartos e não encontrou dificuldades para derrotar o Washington Wizards por uma diferença de 27 pontos, subindo 4 posições na tabela de classificação da Conferência Leste, onde no momento está fechando o G4 com 5 vitórias e 6 derrotas. Já o Washington Wizards ocupa o 12º lugar na mesma conferência, com duas vitórias e 6 derrotas.
O ala Franz Wagner foi o destaque do Magic e do jogo, com 23 pontos, 4 rebotes e 7 assistências. Vale citar os 16 pontos e 6 rebotes do pivô Moritz Wagner, os 16 pontos do armador Cole Anthony e os 12 pontos e 4 assistências do armador/ala Anthony Black, todos saindo do banco.
Pelo Washington Wizards, o armador Jordan Poole teve uma boa performance com 24 pontos e 4 rebotes, enquanto o ala BilalCoulibaly contribuiu com 20 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.
O Washington Wizards estará em um back-to-back contra o Houston Rockets, no seu terceiro jogo fora de casa em 4 noites, enquanto o Orlando Magic receberá na terça-feira o Charlotte Hornets, no terceiro jogo de uma série de 5 jogos diante de sua torcida.
5 – Golden State Warriors 127 x 116 Oklahoma City Thunder
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 18.203 (100%).
Entrando nos últimos 12 minutos da partida com uma confortável vantagem de 28 pontos (107 x 79), graças a um terceiro quarto fantástico em que anotaram 42 pontos contra apenas 21 sofridos, o Golden State Warriors soube suportar a pressão do Oklahoma City Thunder, que venceu o último quarto por 20 x 37. Com essa vitória, o Warriors obteve a oitava vitória contra duas derrotas, o que deixa a equipe na terceira colocação da Conferência Oeste. O Oklahoma City Thunder, mesmo com a derrota, manteve a vice-liderança, com uma campanha igual à do rival na mesma conferência.
O duelo entre os armadores foi espetacular: Stephen Curry, do Warriors, marcou 36 pontos (sendo 21 deles em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 13 tentativas, com uma taxa de acerto de 53,8%), além de 5 rebotes e 7 assistências. Do lado do Thunder, Shai Gilgeous-Alexander contribuiu com 24 pontos, 5 rebotes e 4 assistências.
O Oklahoma City Thunder estará em um back-to-back em casa contra o Los Angeles Clippers, enquanto o Golden State Warriors viajará até Dallas para enfrentar o Dallas Mavericks na terça-feira.
Aproveitem para curtir, no vídeo abaixo, a excelente partida do cestinha Stephen Curry.
6 – Miami Heat 95 x 94 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.978 (100%).
Faltando 9 segundos para terminar a partida, o ala Jaden McDaniels, num putback, colocou o Minnesota Timberwolves em vantagem por 2 pontos (92 x 94).
Imediatamente, o técnico do Miami Heat solicitou tempo e armou a jogada com a saída de bola no campo de ataque. O ala Nikola Jovic recebeu o passe e fez a bandeja, sofrendo falta, o que lhe deu direito a um lance livre de bonificação, também convertido com pouco menos de 8 segundos para o fim.
O técnico do Timberwolves solicitou tempo e armou a jogada para finalizar a partida. Na minha opinião, a estratégia foi errada, visto que o cestinha e maior destaque da equipe na temporada, Anthony Edwards, bateu o lateral e a finalização foi do armador Mike Conley, que tentou um arremesso de 3 pontos. Conley estava com apenas 4 pontos no jogo e havia errado os 4 arremessos de 3 tentados na partida. A decisão deveria ter sido do Anthony Edwards.
O jogo tecnicamente não agradou, pois as equipes tiveram um aproveitamento muito ruim nos arremessos de quadra: o Heat com 44,2% e os Timberwolves com 39,8%.
Com o resultado, o Miami Heat subiu 4 posições na tabela de classificação da Conferência Leste e agora é o sexto colocado, com 4 vitórias e 5 derrotas. Enquanto isso, o Minnesota Timberwolves perdeu 4 posições e caiu para a oitava colocação da Conferência Oeste, com 6 vitórias e 4 derrotas.
O armador/ala Tyler Herro, com 26 pontos (sendo 12 deles em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentativas, com uma taxa de acerto de 50%), além de 6 rebotes e 3 assistências, foi o destaque do Miami Heat. Pelo Minnesota Timberwolves, o também armador/ala Anthony Edwards se destacou com 22 pontos (sendo 12 deles em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 14 tentativas, com uma taxa de acerto de 28,5%), além de 5 rebotes e 6 assistências.
Os dois times serão visitantes na próxima terça-feira: o Miami Heat enfrentará o Detroit Pistons e o Minnesota Timberwolves jogará no primeiro jogo de um back-to-back contra os Portland Trail Blazers.
7 – Charlotte Hornets 105 x 107 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pennsylvania. Público: 19.764 (100%).
O Philadelphia 76ers venceu o Charlotte Hornets em uma partida emocionante que teve 25 trocas de comando e 14 empates, levando a uma prorrogação. Com essa vitória, os 76ers subiu duas posições na tabela da Conferência Leste, ficando em 13º lugar com duas vitórias e sete derrotas. Por outro lado, o Charlotte Hornets caiu cinco posições e agora ocupa a nona colocação, com quatro vitórias e seis derrotas.
Os destaques do 76ers foram o armador/ala rookie Jared McCain, que marcou 27 pontos (seu recorde na NBA), além de 3 rebotes e 2 assistências, e o ala GuerschonYabusele, que anotou 20 pontos (também seu recorde) e pegou 8 rebotes.
Pelo Hornets, LaMelo Ball se destacou com 38 pontos, 4 rebotes e 8 assistências, sendo crucial ao fazer uma cesta de três pontos que levou o jogo para a prorrogação.
Ambas as equipes estão se preparando para o round-robin da “Emirates NBA Cup”, anteriormente chamada de “In-SeasonTournament”. Na próxima terça-feira, os Hornets enfrentarão o Orlando Magic, enquanto os 76ers receberão os Knicks em uma revanche do playoff da primeira rodada do ano passado.
Curtam no vídeo abaixo os highlights do ótimo armador do Charlotte Hornets, LaMelo Ball.
8 – Sacramento Kings 127 x 118 Phoenix Suns
Local: Footprint Center, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Público: 17.071 (100%).
Com pouco menos de 4 segundos para o encerramento do tempo regulamentar, o ala/pivô Keegan Murray fez um putback e colocou o Sacramento Kings em vantagem por 1 ponto (111 x 110). O técnico do Phoenix Suns solicitou tempo e armou a jogada para vencer o jogo. Enquanto a bola ainda estava nas mãos do jogador dos Suns para a reposição, Keegan Murray cometeu falta no armador/ala Devin Booker.
Pelas regras oficiais da NBA, quando isso acontece, o time beneficiado tem direito a um lance livre, que pode ser cobrado por qualquer jogador da equipe, além da posse de bola. O escolhido para a cobrança foi Devin Booker, que converteu o lance livre, empatando o jogo em 111 pontos. O Phoenix Suns ainda teve um último arremesso não convertido por Booker. Na prorrogação, o Sacramento Kings fez uma corrida de 10 a 3 e garantiu a vitória.
Com o triunfo, o Sacramento Kings agora é o nono colocado da Conferência Oeste, com 6 vitórias e 4 derrotas. Mesmo com a derrota, o Phoenix Suns manteve a liderança da conferência, com 8 vitórias e 2 derrotas.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Sacramento Kings em um back-to-back contra o San Antonio Spurs e o Phoenix Suns na terça-feira contra o Utah Jazz.
9 – Dallas Mavericks 120 x 122 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.908 (100%).
Com uma cesta espetacular do ala Michael Porter Júnior, com menos de 7 segundos para o final do tempo regulamentar, o Denver Nuggets obteve a quinta vitória consecutiva, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, onde no momento está fechando o G4, com 7 vitórias e 3 derrotas. Enquanto isso, o Dallas Mavericks caiu uma posição e agora é o 11º colocado, com 50% de aproveitamento nos 10 jogos disputados.
O grande nome da noite foi o pivô Nikola Jokic, que anotou 37 pontos, 18 rebotes e 15 assistências, alcançando seu sexto triple-double na temporada e o de número 136 na sua carreira na NBA.
Pelo Dallas Mavericks, os armadores Kyrie Irving, com 43 pontos, 5 rebotes e 5 assistências, e Luka Doncic, com 24 pontos, 9 rebotes e 9 assistências (ficando a apenas um rebote e uma assistência de um triple-double), foram os destaques da equipe.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Dallas Mavericks na quarta-feira contra o Golden State Warriors e o Denver Nuggets na sexta-feira contra o New Orleans Pelicans.
10 – Memphis Grizzlies 134 x 89 Portland Trail Blazers
Local: Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 18.477 (100%).
Com extrema facilidade, o visitante Memphis Grizzlies atropelou o Portland Trail Blazers com uma diferença de 45 pontos. Com o triunfo, o Memphis agora é o quinto colocado da Conferência Oeste, com 7 vitórias e 4 derrotas, enquanto o Blazers é o penúltimo colocado da mesma conferência, com 3 vitórias e 8 derrotas.
Ao final da partida, o Memphis Grizzlies teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala/pivô Jaren Jackson Júnior, que registrou 20 pontos, 7 rebotes e duas assistências.
O Memphis Grizzlies viajará até a cidade de Los Angeles para enfrentar, na quinta-feira, o Los Angeles Lakers. Já o Portland Trail Blazers estará no primeiro jogo de um back-to-back na quarta-feira, sendo os dois jogos contra o Minnesota Timberwolves.
11 – Toronto Raptors 103 x 123 Los Angeles Lakers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).
O astro LeBron James, com 19 pontos, 10 rebotes e 16 assistências, alcançou o segundo triple-double consecutivo na temporada. O ala/pivô Anthony Davis também teve um bom desempenho, com 22 pontos, 4 rebotes e 3 assistências. Além deles, o armador/ala Austin Reaves foi o cestinha do jogo, anotando 27 pontos. Esses foram os destaques do Los Angeles Lakers na tranquila vitória sobre o Toronto Raptors.
Com o resultado, o Los Angeles Lakers agora é o sexto colocado da Conferência Oeste, com 10 jogos, 6 vitórias e 4 derrotas. Enquanto isso, o Toronto Raptors continua na lanterna da Conferência Leste, com duas vitórias e 9 derrotas.
O Toronto Raptors viajará até a cidade de Milwaukee para enfrentar, na terça-feira, o Milwaukee Bucks. Já o Los Angeles Lakers receberá, na quarta-feira, o Memphis Grizzlies.