02 de novembro de 2024 (11 jogos do dia 01 de novembro)

1 – Boston Celtics 124 x 109 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 18.557 (97%).

Numa partida extremamente equilibrada, o Boston Celtics bateu, fora de casa, o Charlotte Hornets, que teve 2 jogadores expulsos no último quarto da partida. Entrando com uma vantagem de 6 pontos nos 12 minutos finais (92 x 86), o Celtics fez um último quarto de muita eficiência em ambos os lados da quadra e, mesmo diante da pressão do rival que encostou em 100 x 99 com o relógio marcando pouco mais de 8 minutos para o final do jogo, a partir daí, o Celtics fez uma corrida de 11 a 2 (111 x 101) e não mais perdeu a dianteira do placar.

Com o triunfo, o Boston Celtics agora tem 5 vitórias em 6 jogos e ocupa a segunda colocação da Conferência Leste, enquanto o Charlotte Hornets amarga a terceira derrota em 5 jogos e é o nono colocado da mesma Conferência. Esta foi a 9ª vitória nos últimos 10 jogos, em se tratando de temporada regular, do Celtics sobre os Hornets.

O ala Jayson Tatum, com 32 pontos e 11 rebotes, caracterizando um double-double, além de 3 assistências, foi o destaque do Celtics e do jogo. Vale citar os 25 pontos, 6 rebotes e 5 assistências do armador/ala Jaylen Brown e os 17 pontos, 2 rebotes e 5 assistências do armador Derrick White.

Pelo Hornets, o destaque foi o armador LaMelo Ball com 31 pontos, 2 rebotes e 4 assistências. O armador reserva Tre Mann contribuiu com 23 pontos, 4 rebotes e 5 assistências.

Os dois times estarão no back-to-back se enfrentando mais uma vez, ainda na casa do Charlotte Hornets.

2 – Orlando Magic 109 x 120 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).

O primeiro quarto do Cleveland Cavaliers, ao permitir ao rival apenas 16 pontos contra 34 anotados, foi, sem dúvida alguma, o diferencial da partida. Nos quartos seguintes, o time se manteve no jogo, conservando praticamente a diferença para alcançar a sexta vitória consecutiva, sem nenhuma derrota na atual temporada. A última vez que isso aconteceu foi na temporada de 2016, quando o Cleveland Cavaliers tinha em seu elenco o astro LeBron James. O Cavaliers é o único time invicto da Conferência Leste.

O Orlando Magic jogou pela primeira vez na temporada sem o ala/pivô Paolo Banchero, que sofreu uma séria lesão no oblíquo direito, e a previsão é que fique pelo menos um mês fora das quadras. Paolo Banchero vinha com uma média de 29 pontos, 8,8 rebotes e 5,6 assistências na atual temporada.

Os armadores Darius Garland, com 25 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, e Donovan Mitchell, com 22 pontos e 3 rebotes, foram os destaques do Cleveland Cavaliers. Vale citar os 14 pontos e 12 rebotes do ala/pivô Evan Mobley, caracterizando um double-double.

Pelo Orlando Magic, o armador Jalen Suggs foi o destaque da equipe, com 28 pontos — recorde de pontos na sua carreira na NBA — além de 8 rebotes e 7 assistências. O ala alemão Franz Wagner contribuiu com 17 pontos, 8 rebotes e 6 assistências.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Cleveland Cavaliers no sábado contra o Milwaukee Bucks e o Orlando Magic no domingo contra o Dallas Mavericks.

3 –New York Knicks 128 x 98 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 17.022 (84%).

Muito bem postado em ambos os lados da quadra, o New York Knicks simplesmente não tomou conhecimento e atropelou o Detroit Pistons. Os cinco titulares do Knicks terminaram a partida com 106 pontos, ou seja, 82,8% dos pontos da equipe. Sob o comando do armador Jalen Brunson, que anotou 36 pontos — sendo 50% em 6 bolas de três convertidas em 8 tentadas (75%) — e 5 assistências, o Knicks obteve sua terceira vitória contra duas derrotas, o que coloca a equipe na terceira colocação da Conferência Leste.

Vale o registro dos 21 pontos e 11 rebotes, caracterizando um double-double, além de 7 assistências do ala/pivô Karl-Anthony Towns. O ala OG Anunoby contribuiu com 21 pontos, 4 rebotes e 6 assistências.

O Pistons, que faz parte da mesma Conferência, é o lanterna com apenas uma vitória em 6 jogos. O destaque da equipe, mais uma vez, foi o excelente armador Cade Cunningham, com 22 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.

Esta foi a 16ª vitória consecutiva do Knicks sobre o Pistons em temporada regular. A última vitória do Pistons sobre o Knicks aconteceu no dia 6 de novembro de 2019, pelo placar de 122 a 102.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Detroit Pistons no domingo contra o Brooklyn Nets e o New York Knicks na segunda-feira contra o Houston Rockets.

4 – Sacramento Kings 123 x 115 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Georgia. Público: 15.156 (97%).

Após virar o jogo para 5 a 3 logo no minuto inicial, o Sacramento Kings não perdeu mais a dianteira do placar e obteve sua terceira vitória nos cinco jogos disputados, mantendo a equipe na 8ª colocação da Conferência Oeste.

O armador De’Aaron Fox foi o destaque da equipe, com 31 pontos — recorde de pontos na temporada — além de 7 rebotes e 3 assistências. Vale citar os 27 pontos do ala DeMar DeRozan, que pelo 5º jogo consecutivo, desde que vestiu a camisa dos Kings, anota mais de 20 pontos. O ala/pivô Domantas Sabonis atingiu o 5º double-double consecutivo na temporada, com 15 pontos e 14 rebotes, antes de ser desclassificado por 6 faltas.

Na 10ª colocação da Conferência Leste, com duas vitórias e 4 derrotas, o Atlanta Hawks teve como destaque o armador Trae Young, que anotou 25 pontos e pegou 12 rebotes, caracterizando um double-double, além de 5 assistências. O armador/ala reserva Garrison Mathews contribuiu com 23 pontos, recorde de sua carreira na NBA, sendo 21 deles em 7 bolas de três convertidas em 13 tentativas (53,8%).

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Sacramento Kings estará em um back-to-back contra o Toronto Raptors, enquanto o Atlanta Hawks jogará no domingo contra o New Orleans Pelicans.

5 – Chicago Bulls 112 x 120 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 17.977 (100%).

Depois de se manter no comando do placar por aproximadamente 40 minutos, o Chicago Bulls não conseguiu segurar o volume de jogo do Brooklyn Nets, que virou a partida para 100 a 98 com pouco mais de 8 minutos restantes. A partir daí, o Nets assumiu o controle do jogo e obteve sua 3ª vitória em 6 jogos, o que coloca a equipe na 5ª posição da tabela de classificação da Conferência Leste. O Bulls tem a mesma campanha, mas perde no confronto direto com o rival e fica na 6ª posição da mesma Conferência.

A contribuição dos pontos dos jogadores do Nets que vieram do banco foi um diferencial importante, com 48 pontos contra apenas 25 do Bulls. O armador/ala Cam Thomas, do Nets, foi destaque com 32 pontos e 4 assistências, enquanto o pivô Nikola Vucevic, do Bulls, também se destacou com 28 pontos e 11 rebotes, caracterizando um double-double.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Brooklyn Nets jogará no domingo contra o Detroit Pistons, e o Chicago Bulls receberá o Utah Jazz na segunda-feira.

6 – Los Angeles Lakers 131 x 125 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontario, no Canadá. Público: 19.800 (100%).

A bela atuação no primeiro tempo, tanto na defesa quanto no ataque, permitiu ao Lakers levar uma vantagem de 25 pontos (76 a 51) para o vestiário. Mesmo diante de muita pressão do Raptors, que chegou a reduzir essa diferença para 6 pontos (104 a 98) com pouco mais de 8 minutos para o encerramento do jogo, o Lakers soube segurar a vantagem e conquistou sua quarta vitória em seis jogos, o que coloca a equipe na 4ª posição da Conferência Oeste.

Ao final da partida, o Lakers teve três jogadores com pelo menos 20 pontos: o ala/pivô Anthony Davis com 38 pontos e 11 rebotes, o astro LeBron James com 27 pontos, 10 assistências e 6 rebotes — ambos alcançando um double-double — e o armador/ala Austin Reaves com 20 pontos e 6 assistências.

Pelo Raptors, que tem uma vitória e cinco derrotas, ocupando o 14º lugar na tabela de classificação da Conferência Leste, os destaques foram: o ala RJ Barrett com 33 pontos e 12 assistências, caracterizando também um double-double, além de 5 rebotes; e o armador/ala Gradey Dick com 31 pontos, 7 rebotes e 3 assistências.

O Toronto Raptors fará uma cerimônia para a retirada da camisa do craque Vince Carter no intervalo do jogo do próximo sábado contra o Sacramento Kings. Já o Los Angeles Lakers viajará até Detroit para enfrentar os Pistons na segunda-feira.

7 – Indiana Pacers 118 x 125 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de New Orleans, no estado da Louisiana. Público: 15.133 (90%).

Numa partida muito equilibrada, onde tivemos dois quartos empatados, o New Orleans Pelicans conquistou uma vitória suada diante do bom time do Indiana Pacers, quebrando uma sequência incômoda de três derrotas consecutivas.

O ala/pivô Zion Williamson, com 34 pontos, 6 rebotes e 10 assistências, e o ala Brandon Ingram, com 26 pontos, 6 rebotes e 7 assistências, combinaram para 60 pontos, 12 rebotes e 17 assistências, ou seja, representaram 48% dos pontos, 26% dos rebotes e 60,7% das assistências do Pelicans.

O destaque do Pacers foi o ala Bennedict Mathurin com 19 pontos, 6 rebotes e 3 assistências.

O Pelicans tem um aproveitamento de 50% em 6 jogos e ocupa a 10ª posição da Conferência Oeste, enquanto o Pacers possui duas vitórias e quatro derrotas, ocupando a 11ª colocação da Conferência Leste.

O New Orleans Pelicans receberá no domingo o Atlanta Hawks, enquanto o Indiana Pacers jogará fora de casa na segunda-feira contra o Dallas Mavericks.

8 – Denver Nuggets 116 x 119 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.978 (100%).

Numa partida com 14 trocas de comando do placar e 9 empates registrados, o Minnesota Timberwolves venceu, diante de sua torcida, o Denver Nuggets, que não está se encontrando neste início de temporada, com apenas duas vitórias em 6 jogos, o que deixa a equipe na 13ª colocação da Conferência Oeste. Por outro lado, o Timberwolves ocupa a 7ª posição da mesma Conferência, com 3 vitórias e 2 derrotas.

Os destaques do Timberwolves foram o armador/ala Anthony Edwards, com 29 pontos, 4 rebotes e 4 assistências; o pivô Rudy Gobert, com 17 pontos e 14 rebotes; e o ala/pivô Julius Randle, com 23 pontos, 6 rebotes e 7 assistências.

Do lado do Nuggets, o trio formado pelo ala/pivô Aaron Gordon, que anotou 31 pontos (sendo 15 em 5 bolas de três convertidas em 7 tentativas, com aproveitamento de 71,4%); o pivô Nikola Jokic, com 26 pontos, 9 rebotes e 13 assistências (ficando a um rebote do triple-double); e o ala Michael Porter Jr., também com 26 pontos e 6 rebotes, foi o destaque.

Os dois times estarão em back-to-back: o Denver Nuggets jogará em casa contra o Utah Jazz, enquanto o Minnesota Timberwolves enfrentará fora de casa o San Antonio Spurs.

9 – Oklahoma City Thunder 137 x 114 Portland Trail Blazers
Local: ModaCenter, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 17.815 (92%).

Depois de um empate na primeira etapa da partida por 68 a 68, o jovem e talentoso time do Oklahoma City Thunder voltou do vestiário com uma defesa agressiva e consistente, limitando o rival a apenas 17 pontos, enquanto anotou 38. Essa excelente performance foi fundamental para fechar o jogo e manter a liderança da Conferência Oeste, com cinco vitórias e nenhuma derrota.

O Portland Trail Blazers amargou mais uma derrota e, no momento, ocupa a penúltima colocação da mesma Conferência, com duas vitórias e quatro derrotas. Esta foi a 13ª vitória consecutiva do Thunder sobre os Blazers na temporada regular. A última vitória do Portland sobre o Oklahoma City ocorreu no dia 3 de abril de 2021, pelo placar de 133 a 85.

O armador Shai Gilgeous-Alexander, conhecido como “SGA”, foi o destaque da partida, com 30 pontos, 7 rebotes e 6 assistências. Pelo lado dos Blazers, o ala/pivô Jerami Grant se destacou com 17 pontos, 3 rebotes e 2 assistências.

Os dois times serão visitantes e estarão em back-to-back: o Oklahoma City Thunder enfrentará o Los Angeles Clippers, enquanto o Portland Trail Blazers jogará contra o Phoenix Suns.