CA Paulistano e Pato Basquete também obtêm o resultado positivo

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) teve sequência nesta segunda-feira (14 de outubro), com três jogos, válidos pelo turno da fase inicial: Botafogo FR, CA Paulistano e Pato Basquete venceram.

Foto: Suellen Ladessa/Mogi

O Botafogo FR (RJ) alcançou a segunda vitória na fase inicial ao suplantar o Mogi das Cruzes Basquete (SP), no tempo extra, por 72 a 70 (65 a 65 no tempo normal e 29 a 29 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). E, foi um duelo marcado pelo equilíbrio, com igualdade no primeiro tempo e cada equipe comandando um período no segundo. Com isso, tudo igual ao final dos 40 minutos. No prolongamento, o Fogão conseguiu ligeira vantagem para vencer fora de casa e seguir invicto na competição – 17 a 12 (primeiro quarto), 12 a 17 (segundo quarto), 18 a 21 (terceiro quarto), 18 a 15 (quarto final) e 07 a 05 (tempo extra).

Os maiores pontuadores do Mogi das Cruzes Basquete foram Raffael Menca (21 pontos e 06 rebotes) e Felipe Gregate (16 pontos e 06 rebotes). Em favor do Botafogo FR: Derick Machado (14 pontos e 09 rebotes), Thiago Mathias (11 pontos e 07 rebotes) e Augusto Alcassa (11 pontos e 08 rebotes).

Foto: Willian Oliveira/Paulistano

O CA Paulistano (SP) se reabilitou e bateu o EC Pinheiros (SP), no ‘Clássico do Caviar’, por 80 a 62 (53 a 26 no primeiro tempo), atuando no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). O alvirrubro comandou totalmente as ações ao longo do primeiro tempo, assumindo a dianteira do placar e abrindo vantagem. Nos dois períodos finais, o time pinheirense ficou na frente, mas sem conseguir descontar a diferença imposta pelo rival – 29 a 13 (primeiro quarto), 24 a 13 (segundo quarto), 13 a 18 (terceiro quarto) e 14 a 18 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do CA Paulistano foram Kevin Crescenzi (18 pontos, 04 rebotes e 03 assistências) e o argentino Santiago Ferreyra (18 pontos e 03 assistências). Pelo EC Pinheiros: Jimmy Dreher (16 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 04 bolas recuperadas) e Bernardo Da Silva (11 pontos e 04 rebotes).

“O mais importante foi ter reagido em relação ao que foi o jogo de Mogi. Foi um fator predominante, colocado em prática o que realmente é a cara do nosso time e a maneira que vínhamos jogando. Foi importante porque o time mostrou uma postura defensivamente forte, mostrou uma vontade e uma disposição diferente. É um mérito dos jogadores de terem conquistado isso, feito um grande jogo e, consequentemente, é uma vitória que é importante dentro da competição”, comentou o técnico Demétrius Ferraciú, do CA Paulistano.

“Aquelas duas vitórias que tivemos não significou tanto porque não trazemos para o NBB, infelizmente. Mas não soubemos hoje, não conseguimos lidar bem com o critério de fisicalidade que foi imposto. Temos dois caminhos: ficar reclamando ou nos adaptarmos. Foi o que fizemos no segundo tempo, vencemos o terceiro e quarto quartos. Mas precisava ser antes, no segundo minuto de jogo, para não ter que correr atrás a partida inteira. Vamos refletir sobre essa derrota, aprender com ela e já pensar no próximo adversário, não podemos ficar nos lamentando”, analisou o técnico Vitor Galvani, do EC Pinheiros.

Foto: Beto Miller/SCCP

Por fim, o Pato Basquete (PR) conseguiu um resultado importante ao derrotar o SC Corinthians Paulista (SP), por 89 a 86 (47 a 41 no primeiro tempo), em pleno ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge), na cidade de São Paulo (SP). O time paranaense teve um rendimento muito bom no segundo quarto, o que foi determinante para conquistar o resultado favorável fora de casa, visto que nos demais períodos houve equilíbrio e ligeira vantagem da equipe da casa – 22 a 25 (primeiro quarto), 25 a 16 (segundo quarto), 19 a 22 (terceiro quarto) e 23 a 23 (quarto final).

Os atletas mais efetivos do SC Corinthians Paulista foram Cauê Borges (19 pontos e 07 assistências) e Victão Silva (18 pontos e 13 rebotes – double-double). Pelo Pato Basquete: Gabriel Novaes (32 pontos, 12 rebotes, 03 assistências e 02 bloqueios – double-double) e o venezuelano Jose Materan (19 pontos e 08 rebotes).

A fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) prossegue nesta terça-feira (15 de outubro), com a realização de cinco partidas, todos às 19h30 (de Brasília): Bauru Basket x Brasília Basquete, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP); Fortaleza/BC/CFO x Caxias do Sul Basquete, no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza (CE); Unifacisa x EC União Corinthians, na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB); Farma Conde São José Basketball x CR Vasco da Gama, na Arena Farma Conde, em São José dos Campos (SP); Sesi Franca Basquete x Minas Tênis Clube, no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).

O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2024/2025) é uma competição realizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).