Time gaúcho terá um elenco mesclado nesta temporada

A história do Caxias do Sul Basquete não existe sem o técnico Rodrigo Barbosa. O treinador está no clube gaúcho desde sua fundação, em 2006. “Hoje, no esporte brasileiro, pegando todas as modalidades, é difícil encontrar um técnico há 19 anos comandando uma equipe. Fico muito feliz por isso e espero que possamos conseguir fazer um grande trabalho e levar o Caxias aos playoffs do NBB, ao lugar mais longe na competição, mesmo sabendo das nossas limitações, dificuldades, mas é importante termos consciência de que estarmos trabalhando da melhor forma, com os pés no chão e sempre buscando o melhor para o clube”, afirmou Rodrigo Barbosa.

Vale ressaltar que o treinador foi campeão da Liga Ouro em 2015, torneio de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB Caixa). A primeira temporada do Caxias do Sul Basquete na liga nacional aconteceu em 2015/2016. O melhor desempenho aconteceu na temporada 2017/2018, quando o time gaúcho se garantiu nos playoffs com o quinto lugar na fase de classificação. Depois passou pelo Botafogo FR nas oitavas-de-final e caiu no ‘mata-mata’ seguinte, diante do Mogi das Cruzes Basquete.

Foto: Matheus Magnani/Caxias

Depois disso, o time gaúcho ficou fora de duas edições, voltando na retomada do NBB após o período da pandemia da covid-19. Na temporada passada, o Caxias do Sul Basquete conquistou oito vitórias em 36 jogos e não conseguiu se classificar para os playoffs. Cenário que Rodrigo Barbosa pretende mudar em 2024/2025 e, para isso, alterou um pouco o planejamento.

“Depois da pandemia (da covid-19) vamos para a quinta temporada seguida e isso é bem positivo para o clube. Estamos adotando uma estratégia muito parecida com a do ano passado em função de ter uma boa base de atletas da LDB. A diferença é que esse ano estamos trazendo alguns jogadores com mais experiência no mercado nacional”, afirmou o treinador.

A tal experiência citada pelo treinador atende pelo nome de Shamell Stallworth. Aos 44 anos, o norte-americano aceitou o convite do Caxias do Sul Basquete. São 519 jogos, com médias de 17.2 pontos, 3.9 rebotes e 3.1 assistências para 16.1 de eficiência.

Além de Shamell, o time gaúcho contratou Isaac Gonçalves, 34 anos. O restante do elenco, como disse Rodrigo Barbosa, será formado por jogadores jovens e promissores, como Raul Caldas, Vini Chagas e Léo Craveiro. “É um desafio grande. Uma mescla de jovens com jogadores experientes. Com o trabalho podemos buscar um equilíbrio para que a equipe tenha uma boa participação no NBB”, finalizou o treinador.