O campeão masculino do Circuito conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour

São Paulo DC / Foto: Divulgação/CBB
São Paulo DC / Foto: Divulgação/CBB

O São Paulo DC e o Lady’s Cariocas saíram na frente na corrida pelo título brasileiro ao se sagrarem campeãs da 1ª Etapa do Circuito Nacional Pro de Basquete 3×3, disputada neste fim de semana, no Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro (RJ). As finais, realizadas neste domingo (25 de março), tiveram um confronto entre cariocas e paulistas no masculino, com a partida entre São Paulo DC e Rio de Janeiro, e de duas equipes do Rio na briga pelo título feminino: Lady’s Cariocas e ASP Clube Municipal. No masculino o São Paulo DC levou a melhor, com uma vitória por 21 x 08, enquanto que no feminino a disputa foi mais acirrada, com pequena vantagem para a equipe Lady’s Cariocas: 12 x 11. O campeão masculino do Circuito conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour, nos dias 22 e 23 de setembro.

A etapa de abertura do evento teve o aval do técnico das Seleções Brasileiras de 3×3, Douglas Lorite, que dentro de alguns dias vai convocar a Seleção Adulta Masculina para a Copa do Mundo das Filipinas, em junho. “Gostei muito do que vi, principalmente nos jogos desse domingo. É bem animador ver que o nível das equipes está crescendo e que, apesar do forte calor do Rio, mostraram evolução até mesmo na preparação física, o que significa a maior capacidade de desenvolver um jogo coletivo.”

A emoção da disputa no masculino começou na semifinal, no confronto entre cariocas, com uma sensacional virada do Rio de Janeiro em cima do Tijuca/Loide Martha e uma atuação guerreira de Marcellus, que perdeu um dente e jogou com o braço machucado. A briga pelo título foi bem mais tranquila, com um placar dilatado em favor do São Paulo DC. Soriani, William, Jonatas e Douglas não tiveram muito trabalho para bater a equipe do Rio de Janeiro, com Andre, Marcellus, Coloneze e Diego Conceição. A terceira colocação ficou com o Tijuca/Loide Martha.

“O torneio foi demais. Só quero agradecer e comemorar”, disse Luiz Felipe Soriani, o primeiro do ranking nacional e eleito melhor jogador de basquete 3 x3 no prêmio anual do Comitê Olímpico Brasileiro. “Entramos focados, impusemos nosso ritmo de jogo e conseguimos todos juntos chegar ao título”, destacou Douglas.

O equilíbrio no feminino foi total. Tanto a final quanto a disputa do terceiro lugar terminaram com a diferença de apenas um ponto. Na disputa pelo título, a maior experiência de Alice, Marely, Ana Carolina e Juliana, do Lady’s Cariocas, venceu a juventude de Débora, Natália, Clara e Bruna que, mesmo chegando em segundo lugar, fizeram história. O time venceu a competição sub-18 na sexta-feira e sábado e domingo disputou o adulto pela primeira vez na vida. Na terceira colocação ficou o All Basket.

“Elas nos dificultaram muito, marcaram forte e tiveram muito volume de jogo. Nós já temos mais rodagem, o que nos ajudou a chegar à vitória”, disse Juliana. Já Carol elogiou o novo Circuito Nacional. “É muito bom ter uma competição nacional como essa. Não só para que possamos jogar em mais alto nível, como para revelar novos valores e impulsionar o 3×3 feminino. Agora vamos usar o prêmio de R$ 2,5 mil para viajar para a disputa da próxima etapa”.

Resultados deste domingo

MASCULINO

Quartas de Final
São Paulo DC 21 x 16 Santos/FUPES
Hi Nutrition 15 x 21 Rio Preto Guarani
LENDAS 15 x 16 Tijuca/Loide Martha
Rio de Janeiro 21 x 15 Memorial

Semifinais
São Paulo DC 22 x 11 Rio Preto Guarani
Tijuca/Loide Martha 17 x 21 Rio de Janeiro

Terceiro e quarto
Rio Preto Guarani 18 x 19 Tijuca/Loide Martha

Final
São Paulo DC 21 x 08 Rio de Janeiro

FEMININO

Semifinais
The Girls 10 x 14 ASP Clube Municipal
Lady’s Cariocas 10 x 07 All Basket

Terceiro e quarto
The Girls 19 x 20 All Basket

Final
Lady’s Cariocas 12 x 11 ASP Clube Municipal

Lady’s Cariocas / Foto: Divulgação/CBB
Lady’s Cariocas / Foto: Divulgação/CBB