Livro sobre o treinador que comandou a seleção de basquete feminino é publicado 30 anos após a conquista do título mundial

Foto: Arquivo

Os amantes do esporte e de boas histórias de superação estão convidados para o lançamento do livro “Não é só sorte” – Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo que será no dia 30 de setembro (segunda-feira), no Gurilândia Clube, no Rio de Janeiro (RJ), a partir das 18h30 (de Brasília). Haverá, também, um evento para o lançamento do livro em São Paulo (SP), mas a data ainda não está definida.

O técnico comandou a seleção brasileira feminina de basquete no inédito título mundial que quebrou a hegemonia de Estados Unidos (EUA) e da ex-União Soviética, em 1994, na Austrália, além de liderar a equipe que conseguiu a única medalha de prata olímpica, em 1996, em Atlanta (EUA).

Imagem: Divulgação

Os jornalistas e professores Luciano Victor Barros Maluly e Marcelo Cardoso narram à trajetória do treinador que aliou a sorte de conviver com atletas talentosas à competência de aproveitar o momento para criar, junto com a comissão técnica e os dirigentes, um grupo forte, determinado e vencedor. O livro é dedicado a Valdir Baptista, professor, jornalista e cineasta, que iniciou o projeto junto com os autores, mas faleceu logo em seguida. Maluly é doutor em Ciências da Comunicação, jornalista e professor do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, além de autor do livro Jornalismo Esportivo: princípios e técnicas.

Cardoso é professor, mestre em Comunicação e ministra cursos e palestras. Pesquisa e publica artigos sobre os temas: Jornalismo e Esporte; Rádio e Podcast. Como jornalista atuou nas Rádios América, Bandeirantes, Capital e Eldorado e no ‘O Estado de S. Paulo’.

Os autores detalham os bastidores e os segredos dos chamados “Anos Luz do Basquete”, quando o Brasil foi para o topo do ranking mundial.

O leitor vai se surpreender com a história do dedicado professor de Educação Física que elevou o nome do basquete brasileiro e foi eleito o melhor técnico da modalidade no mundo. A obra traz histórias e depoimentos de Paula, Hortência, Janeth, Marta, Alessandra, Cintia Tuiú, Helen, Sérgio Maroneze, Hermes Balbino, Juarez Araújo, Marcelo Barreto, Sérgio de Barros, parentes e amigos, entre outros colaboradores.

O livro tem o prefácio de João Pedro Paes Leme que, como jornalista, cobriu oito Olimpíadas e eventos para mídias como Jornal do Brasil e TV Globo, e com posfácio de Marcelo Barreto, jornalista e apresentador do Redação SporTV/Rede Globo. A produção do livro é do professor Plinio Martins Filho e da equipe da Com-Arte, editora universitária ligada ao Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Compareça e descubra o significado da frase que simboliza a vida de Miguel Angelo da Luz: “Não é só sorte”. Serviço Lançamento: “Não é só sorte” – Miguel Angelo da Luz e o melhor basquete feminino do mundo.