Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes usa bem o fator quadra e vence outra
A Associação Atlética São Caetano manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024, a ‘Divisão de Acesso’, ao derrotar o Basquete Pinda, nesta sexta-feira (30 de agosto), por 83 a 75 (40 a 37 no primeiro tempo), em jogo válido pela quinta rodara da fase inicial, disputado no ginásio Municipal João do Pulo, na cidade de Pindamonhangaba (SP).
O time visitante esteve na frente nos três primeiros quartos, sendo que no terceiro conseguiu uma boa vantagem em desgarrou, depois de ficar ligeiramente nos dois iniciais. No último período, a equipe mandante tentou a recuperação, chegando a ficar na frente, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior no jogo – 20 a 19 (primeiro quarto), 20 a 18 (segundo quarto), 23 a 12 (terceiro quarto) e 20 a 26 (quarto final).
Os maiores pontuadores do Basquete Pinda foram Matheus Yago (17 pontos e 06 rebotes) e o cubano Darwin Valdes (15 pontos, 04 rebotes e 03 bloqueios). Já pela Associação Atlética São Caetano, os principais nomes foram Alex Oliveira (26 pontos, 08 rebotes e 05 assistências) e Matheus Bernardo (21 pontos e 07 rebotes).
“Foi um jogo equilibrado, sabia das dificuldades que é jogar em Pindamonhangaba. Conseguimos rodar bastante o time, fazer umas combinações diferentes e no final deu certo. Bom estar na liderança de um campeonato tão equilibrado, ainda sem derrotas, vamos treinando e jogando para manter o primeiro lugar”, comentou o técnico Marco Aurélio Sacheta, da Associação Atlética São Caetano.
O Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes superou o Basquete Diadema, por 101 a 61 (60 a 25 no primeiro tempo), atuando na Arena Santos, na cidade de Santos (SP). A equipe santista esteve soberana, liderando o placar desde o começo e abrindo uma larga vantagem – 32 a 16 (primeiro quarto), 24 a 21 (segundo quarto), 23 a 09 (terceiro quarto) e 22 a 15 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes foram Bruno Felipe (17 pontos e 03 rebotes) e Gabriel Soldi (17 pontos, 16 rebotes, 04 bolas recuperadas e 02 bloqueios – double-double). Em favor do Basquete Diadema, os máximos anotadores foram Guilherme Henrique (13 pontos e 04 rebotes) e Elivelton dos Santos (12 pontos e 05 rebotes).
“Sabíamos que o Basquete Diadema era um concorrente direto, pois vem fazendo um grande campeonato, evoluindo bastante do ano passado para esse. Com isso, entramos com uma pegada muito forte, com bastante intensidade e rotação dos jogadores para não deixar o ritmo cair. Em cima disso, tivemos também um bom aproveitamento, especialmente no primeiro tempo, com oito bolas de três pontos e vários contra-ataques. O começo do jogo foi muito importante para nós”, relatou o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes.
A classificação de momento está assim: 1º) Associação Atlética São Caetano (04 vitórias), 2º) Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes e (04 vitórias e 01 derrota), 4º) Basquete Diadema (03 vitórias e 02 derrotas), 5º) Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí (02 vitórias e 02 derrotas), 5º) Basquete Pinda (02 vitórias e 03 derrotas), 6º) Cravinhos Basketball (01 vitória e 03 derrotas) e 7º) Itaquaquecetuba Basquete (05 derrotas).
A fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024, a ‘Divisão de Acesso’, prossegue na sexta-feira (06 de setembro), com duas partidas: Itaquaquecetuba Basquete x Cravinhos Basketball, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Sumiyoshi Nakaharada, em Itaquaquecetuba (SP); Basquete Diadema x Associação Atlética São Caetano, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Mané Garrincha, em Diadema (SP).