Basket Osasco se reabilita também jogando como visitante

O líder EC Pinheiros derrotou a Liga Sorocabana de Basquete, neste sábado (17 de agosto), por 78 a 70 (37 a 33 no primeiro tempo), em jogo válido pela sexta rodada da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial 2024, disputado no ginásio do Sesi, na cidade de Votorantim (SP).

Foto: @liveia.wesley/LSB

O primeiro tempo foi equilibrado, uma vez que o time visitante ficou ligeiramente na frente no quarto inicial e o mandante se recuperou prontamente no segundo, assumindo o comando do placar. O terceiro período foi bastante movimentado, pois o EC Pinheiros começou melhor, aplicou à virada e abriu vantagem. Mas, aos poucos a Liga Sorocabana de Basquete foi se acertando e baixou a diferença. Nos dez minutos finais, o time da capital paulista controlou bem a tentativa de recuperação do representante de Sorocaba para vencer fora de casa e seguir ponteando o campeonato – 16 a 15 (primeiro quarto), 17 a 22 (segundo quarto), 23 a 15 (terceiro quarto) e 22 a 18 (quarto final).

Os atletas mais efetivos da Liga Sorocabana de Basquete foram Gustavo Scaglia (15 pontos e 04 assistências) e Victor Silva (12 pontos e 03 rebotes). Pelo EC Pinheiros, os principais nomes foram Adyel Borges (28 pontos, 05 rebotes, 08 assistências e 03 bolas recuperadas) e João Fidelis (16 pontos e 03 rebotes).

“Fizemos um bom jogo durante boa parte, mas no momento crucial do jogo cometemos alguns erros que nos causaram a derrota. Acredito que o time está em evolução e no caminho certo”, destacou o lateral Gustavo Scaglia, da Liga Sorocabana de Basquete.

No outro jogo, o Basket Osasco derrotou o Mogi das Cruzes Basquete, por 64 a 61 (39 a 32 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Foi uma partida de alternâncias, com os dois times se alternando no comando dos quartos. No primeiro tempo, o Mogi foi ligeiramente melhor no período inicial e o Osasco reagindo no segundo e passando a comandar o placar. O panorama do segundo tempo foi parecido, com o time da casa ficando na frente no terceiro quarto e encostando, mas o visitante se recuperou no último e garantiu o resultado favorável – 20 a 21 (primeiro quarto), 19 a 11 (segundo quarto), 14 a 19 (terceiro quarto) e 11 a 10 (quarto final).

Foto: Suelenn Ladessa/Mogi

Os destaques do Mogi das Cruzes Basketball foram Jamison “JJ” Junior (13 pontos) e Dani Moreira (12 pontos, 08 rebotes e 03 bolas recuperadas). Pelo Basket Osasco, os máximos anotadores foram Arthur Pecos (16 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Léo Bispo (13 pontos e 06 rebotes).

“Feliz. Foi uma vitória muito importante. A gente vinha de resultados ruins, mas conseguimos fazer muitas coisas boas e tivemos peças fundamentais que vieram do banco e nos ajudaram muito. A gente soube fechar o jogo no final, brigamos até a ultima bola para sair com essa vitória fora de casa”, comentou o armador Arthur Pecos, do Basket Osasco.

A classificação de momento do campeonato está assim: 1º) EC Pinheiros (05 vitórias e 01 derrota), 2º) CA Paulistano e São Paulo FC (04 vitórias e 01 derrota), 4º) SC Corinthians Paulista e Sesi Franca Basquete (03 vitórias e 02 derrotas); 6º) Farma Conde São José Basketball e Bauru Basket (02 vitórias e 03 derrotas), 8º) Basket Osasco e Mogi das Cruzes Basquete (02 vitórias e 04 derrotas); 10º) Liga Sorocabana de Basquete (06 derrotas).

O Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial 2024 tem movimentação neste domingo (18 de agosto), com três jogos: São Paulo FC x CA Paulistano, ás 11h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbis), em São Paulo (SP); Bauru Basket x Farma Conde São José Basketball, às 18h (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP); Sesi Franca Basquete x SC Corinthians Paulista, às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP).