Mandantes fizeram a lição de casa na rodada inicial da Divisão de Acesso
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024, a Divisão de Acesso, foi aberto nesta sexta-feira (09 de agosto), com a disputa de duas partidas: Associação Atlética de São Caetano e Basquete Santos/Instituto De Rosis/FUPES garantiriam o resultado positivo.
A Associação Atlética de São Caetano passou pelo ‘caçula’ Itaquaquecetuba Basquete, por 78 a 53 (38 a 25 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, na cidade de São Caetano do Sul (SP). O time da casa esteve na frente em todos os períodos, construindo assim uma vitória tranquila diante da equipe visitante, que fez sua estreia na categoria – 22 a 14 (primeiro quarto), 16 a 11 (segundo quarto), 19 a 16 (terceiro quarto) e 21 a 12 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Vinicius Cardoso (18 pontos, 10 rebotes e 05 assistências – double-double) e Alex Oliveira (17 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), pela Associação Atlética São Caetano; Elton da Costa (17 pontos, 04 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Breno Germini (09 pontos), em favor do Itaquaquecetuba Basquete.
“Começar o Campeonato com vitória sempre é bom, sentimos um pouco o ritmo de jogo mais de um mês sem jogar e pegamos uma equipe voluntariosa, que está estreando na competição e que vem com tudo. Mas, no final deu tudo certo conseguimos dar minutagem para todos jogadores e agora vamos nos preparar para o próximo jogo fora de casa. Com viagem sempre é mais complicado”, analisou o técnico Marco Aurélio Sacheta, da Associação Atlética São Caetano.
No outro confronto, o Basquete Santos/Instituto De Rosis/FUPES bateu o Basquete Pinda, por 79 a 75 (45 a 44 no primeiro tempo), atuando na Arena Santos, na cidade de Santos (SP). O jogo foi disputado, com as duas equipes lutando pelo resultado positivo. No primeiro tempo, cada time comandou um período e o representante do Litoral ficou ligeiramente na frente. Já no segundo, o Basquete Santos/Instituto De Rosis/FUPES comandou as ações, com vantagens pequenas, mas que foram suficientes para lhe garantir o resultado favorável – 21 a 17 (primeiro quarto), 24 a 27 (segundo quarto), 13 a 11 (terceiro quarto) e 21 a 20 (quarto final).
Os atletas mais efetivos do Basquete Santos/Instituto De Rosis/FUPES foram Gustavo “Guga” Ceccato (22 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Olintho “Dida” Silva (22 pontos e 10 rebotes – double-double). Já pelo Basquete Pinda: o cubano Darwin Valdes (22 pontos, 05 rebotes e 06 bolas recuperadas) e Lucas Ripardo (18 pontos e 03 rebotes).
“Muito importante começar com o pé direito, ainda mais atuando dentro de casa. O time de Pinda é bastante forte, enquanto nós estamos com desfalques ainda. Então, como citei, foi uma vitória muito importante”, comentou o armador Gustavo “Guga” Ceccato, do time santista.
A fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024 tem sequência neste sábado (10 de agosto), às 17h (de Brasília), com o duelo isolado entre Basquete Diadema e Cravinhos Basketball, no ginásio Municipal Mané Garrincha, em Diadema (SP).
Sistema de disputa
Na fase inicial, os sete times participantes jogam entre si, em turno e returno. Os dois primeiros colocados se qualificam diretamente para a série melhor-de-três do playoff – semifinal. Já as equipes qualificadas do terceiro ao sexto lugar jogam a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final e os dois vencedores também asseguram um lugar na semifinal. Os ganhadores da semifinal garantem vaga na série melhor-de-três do playoff – final, que vai apurar o grande campeão do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2024.
Os clubes participantes são esses: Associação Atlética São Caetano (São Caetano do Sul), Basquete Diadema, Basquete Pinda (Pindamonhangaba), Basquete Santos/Instituto De Rosis/Fupes (Santos), Cravinhos Basketball, Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí e Itaquaquecetuba Basquete.