Bauru Basket, CA Paulistano e São Paulo FC venceram na estreia

O Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial 2024 foi aberto na noite desta quinta-feira (1º de agosto), com a realização de três jogos, válidos pela Fase de Classificação (Turno). O Bauru Basket, CA Paulistano e São Paulo FC venceram na estreia.

Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket

O Bauru Basket passou pela Liga Sorocabana de Basquete, por 78 a 57 (37 a 23 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Panela de Pressão, na cidade de Bauru (SP). O quarto inicial foi equilibrado, com vantagem para o time da casa, que desgarrou na parte final dos primeiros dez minutos. No segundo, o Dragão cresceu de rendimento, especialmente nos rebotes e foi mais efetivo ofensivamente, aumentando a diferença ao comandar as ações no período. Na volta do intervalo, o time da casa seguiu comandando as ações, desta vez aproveitando os erros ofensivos da Liga Sorocabana, que se apresentou melhor no terceiro quarto. Nos dez minutos finais o equilíbrio foi a tônica e time da casa manteve a vantagem no placar para vencer na estreia – 21 a 14 (primeiro quarto), 16 a 09 (segundo quarto), 21 a 14 (terceiro quarto) e 20 a 20 (quarto final).

Os atletas mais efetivos foram o norte-americano Dontrell Brite (18 pontos, 06 rebotes e 04 bolas recuperadas) e Pedro Infante (10 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), pelo Bauru Basket; Gustavo Scaglia (15 pontos e 03 rebotes) e Ítalo Honorato (11 pontos e 10 rebotes – double-double), em favor da Liga Sorocabana de Basquete.

“Minha análise sobre a partida é muito positiva”, avaliou Paulo Jaú, técnico do Bauru Basket. “Tivemos três semanas de trabalho com esse novo elenco. Ainda estamos construindo o nosso estilo de jogo. Então, fico feliz que a gente tenha conseguido se impor defensivamente. Por ser a primeira partida, está de bom tamanho”, completou.

“No segundo e terceiro quartos perdemos muitas bolas, dando ao Bauru a segunda chance, mas dentro do plano de jogo que fizemos, terminamos bem o último período, empatando com o adversário. Foi uma estreia, contra o quarto colocado do último NBB, mas começamos bem o primeiro quarto. Temos que seguir, pois a tendência é de crescimento da equipe com a sequência de jogos”, comentou o técnico da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues.

Foto: Wilian Oliveira/Foto Atleta

O CA Paulistano fez valer o mando de quadra e passou pelo Farma Conde São José Basketball, por 89 a 69 (43 a 32 no primeiro tempo), atuando no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). Depois do primeiro quarto favorável ao time joseense, o representante da capital paulista cresceu de produção a partir do segundo, aplicou à virada e abriu vantagem para vencer em casa – 15 a 17 (primeiro quarto), 28 a 15 (segundo quarto), 22 a 18 (terceiro quarto) e 24 a 19 (quarto final).

Os maiores pontuadores foram Lucas Doria (21 pontos e 02 bolas recuperadas) e Brunão Cardoso (14 pontos, 09 rebotes e 02 bloqueios), pelo CA Paulistano; Matheus Buiú (15 pontos e 06 assistências) e Douglas dos Santos (14 pontos e 06 rebotes), em favor do Farma Conde São José Basketball.

Foto: Bruno Ulivieri/Basket Osasco

Por fim, o São Paulo FC suplantou ao Basket Osasco, mesmo atuando no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), por 99 a 81 (54 a 47 no primeiro tempo). O time da casa ficou na frente no quarto inicial, mas nos sequentes o Tricolor cresceu de produção e passou a comandar o marcador, fazendo a vantagem crescer para ganhar a primeira na estreia – 25 a 27 (primeiro quarto), 29 a 20 (segundo quarto), 23 a 19 (terceiro quarto) e 22 a 15 (quarto final).

Os principais anotadores foram Arthur Pecos (22 pontos, 04 rebotes e 08 assistências) e Augusto Alcassa (14 pontos e 09 rebotes), pelo Basket Osasco; o norte-americano Tyrone Curnell (24 pontos) e Ricardo “The Killer” Fischer (21 pontos, 04 rebotes e 07 assistências), em favor do São Paulo FC.

O Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial 2024 prossegue nesta sexta-feira (02 de agosto), com mais dois jogos: EC Pinheiros x Sesi Franca Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP); e Mogi das Cruzes Basquete x SC Corinthians Paulista, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP).