A tabela completa e o regulamento da competição serão divulgados em agosto
A temporada 2024/2025 do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa) está definida. Na segunda-feira (29 de julho), em Reunião do Conselho dos Clubes da Liga Nacional de Basquete (LNB), 18 equipes tiveram participação confirmada na 17ª edição do campeonato, que terá início no dia 12 de outubro (sábado). A tabela completa e o regulamento da competição serão divulgados em agosto.
Em relação à última edição, apenas o Cerrado Basquete (DF) pediu licença. O EC Vitória (BA) e o Fluminense FC (RJ), que haviam manifestado o interesse em jogar a competição, optaram por retirar a candidatura neste momento. O presidente da LNB, Rodrigo Franco Montoro, celebrou o número de 18 equipes no próximo NBB.
“Temos uma expectativa muito grande de mais um campeonato bem equilibrado. Vemos as equipes se movimentando, o mercado está bastante agitado. A expectativa é muito positiva para ter um NBB cada vez mais forte e melhor”, afirmou.
Forma de disputa: a fase de classificação vai ser realizada em dois turnos, qualificando os 16 primeiros colocados para os Playoffs. O formato do ‘mata-mata’ é praticamente o mesmo da última edição, com apenas uma mudança: a série de oitavas-de-final voltará a ser disputada numa série melhor-de-cinco de jogos, o que já acontece nas quartas-de-final, semifinais e final.
Outra mudança aprovada na referida reunião foi em relação ao formato da disputa das séries dos playoffs, que volta a ser como antes da pandemia: 1-2-1-1. Ou seja, o time de melhor campanha disputa o primeiro jogo como visitante, depois faz duas partidas como mandante e, se necessário, viaja para o quarto confronto e recebe o rival em seus domínios no derradeiro embate.
Times confirmados: Bauru Basket (SP), Botafogo FR (RJ), BRB/Brasília (DF), Caxias do Sul Basquete (RS), SC Corinthians Paulista (SP), Farma Conde São José Basketball (SP), CR Flamengo (RJ), Fortaleza BC/CFO (CE), Sesi Franca Basquete (SP), Minas Tênis Clube (MG), Mogi das Cruzes Basquete (SP), Pato Basquete (PR), CA Paulistano (SP), EC Pinheiros (SP), São Paulo FC (SP), EC União Corinthians (RS), Unifacisa (PB) e CR Vasco da Gama (RJ)
A Copa Super 8 vai ter sua sexta edição em janeiro de 2025.