Primeiro desafio é diante do Bauru Basket

A Liga Sorocabana de Basquete estreia no Campeonato Paulista Masculino da Divisão Especial 2024 enfrentando o Bauru Basket, nesta quinta-feira (1º de agosto), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP).

Para o técnico Rinaldo Rodrigues, a expectativa é iniciar bem. “Estreia jogando contra a equipe que foi a quarta colocada na última edição do NBB e que manteve a base forte. Para nós é muito gratificante, depois de um ano, retornar ao Campeonato Paulista da Divisão Especial, que a meu ver é a maior competição estadual do país. Não fizemos amistosos e o elenco teve uma troca grande de jogadores, mas vamos contar com o empenho deles”, comentou.

Foto: Elaine Stefanuto/LSB

“Pelo que vimos neste mês de trabalho podemos fazer uma boa partida. O favoritismo é do Bauru Basket, mas a nossa equipe vai, certamente, crescer ao longo do campeonato”, completou o comandante do time sorocabano.

Para esta temporada, a Liga Sorocabana realizou diversas contratações: os armadores Lucas Cardoso e Lucas dos Santos; os alas/armadores Gustavo Scaglia e o inglês Eric Donaldson; os alas André “Batata” Mendes, João Castello e Raffael Menca; o ala/pivô Ítalo Honorato; e os pivôs Emerson “Bahia” Lima e Victor Henrique.

“Estamos animados e confiantes para nossa estreia no Paulista. Temos um time jovem e dedicado, treinando intensamente para representar Sorocaba da melhor forma dentro de quadra”, comentou o ala João Castello.

“O time está preparado para o primeiro confronto fora de casa. Estamos nos preparando há semanas e estamos ansiosos para esta estreia. Sabemos da dificuldade de uma estreia e, além disso, será o nosso primeiro jogo juntos como equipe. Tentaremos imprimir o ritmo que nos interessa, mesmo jogando fora, além de neutralizar os pontos fortes do Bauru”, completou o ala/armador Gustavo Scaglia.

Liga Sorocabana de Basquete: 00. Lucas dos Santos (armador), 01. Arthur Coutinho (pivô), 03. Lucas de Oliveira (ala), 04. Rafael Menca (ala), 05. Lucas Cardoso (armador), 08. João Castello (ala), 10. Gustavo Scaglia (ala/armador), 11. Ítalo Honorato (pivô), 17. Thiago Henrique (ala), 21. Emerson “Bahia” Lima, 22. Eric Donaldson (ala/armador), 23. Lucas “Fumaça” Marciel (ala/armador), 24. André “Batata” Mendes (ala) e 77. Victor Henrique (pivô)

Comissão Técnica: Gerônimo Velez (supervisor), Rinaldo Rodrigues (técnico), Gabriel Moron (médico), Eduardo dos Santos (preparador físico) e Matheus Pardim (fisioterapeuta)

Divisão Especial

Forma de disputa: na Fase Inicial as dez equipes participantes jogam entre si, em turno único. Os cinco primeiros colocados se qualificam para o Grupo A, da Fase de Realinhamento, enquanto os demais compõem o Grupo B. Nesta nova etapa, os times jogam dentro de suas respectivas chaves, também em turno único, com os mandos de quadra invertidos da Fase Inicial, carregando os resultados conquistados. No Grupo A, os cinco times avançam, enquanto Grupo B, os três melhores classificados seguem adiante, formando a série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final. Posteriormente, ocorrem as séries semifinal e final, que também serão definidas em melhor-de-três jogos.

Equipes participantes: Basket Osasco (Osasco), Bauru Basket (Bauru), CA Paulistano (São Paulo), EC Pinheiros (São Paulo), Farma Conde São José Basketball (São José dos Campos), Liga Sorocabana de Basquete (Sorocaba), Mogi Basquete (Mogi das Cruzes), São Paulo FC (São Paulo), Sesi Franca Basquete (Franca) e SC Corinthians Paulista (São Paulo).