Equipe nacional iniciou bem, mas não conseguiu manter a produção na sequência do jogo

A Seleção Brasileira foi superada pela anfitriã França, neste sábado (27 de julho), por 78 a 66 (39 a 36 no primeiro tempo), atuando no Estádio Pierre-Mauroy, em Lyon (FRA), na rodada inicial da competição de basquete masculino dos Jogos Olímpicos 2024.

Foto: FIBA

O selecionado nacional iniciou muito bem o jogo e fez um excelente primeiro quarto, aproveitando e variando bem os lances ofensivos e conseguindo brecar as principais ações francesas, como almejava o técnico Aleksandar Petrovic. No segundo período, a França cresceu de produção ao melhorar a marcação e conseguir um aproveitamento melhor no ataque, o que a fez comandar o marcador, trazendo o torcedor ao jogo – 15 a 23 (primeiro quarto) e 24 a 13 (quarto final).

Na volta do intervalo, o selecionado europeu aproveitou muito bem o momento de desacerto brasileiro, especialmente no setor ofensivo, e desgarrou, fazendo a vantagem crescer no terceiro quarto. Já nos dez minutos finais, o Brasil voltou a equilibrar as ações, mas a experiente França controlou bem a sua vantagem para vencer na estreia e alegrar os seus torcedores que compareceram em grande número ao ginásio – 18 a 09 (terceiro quarto) e 21 a 21 (quarto final).

Os destaques da Seleção Brasileira foram Cristiano Felício (14 pontos e 06 rebotes) e Leo Meindl (14 pontos e 05 rebotes); Nicolas Batum (19 pontos e 06 rebotes) e Victor Wembanyama (19 pontos, 09 rebotes, 04 bolas recuperadas e 03 bloqueios), foram os principais nomes da França.

No outro jogo do Grupo B, válido pela rodada inicial, a Alemanha derrotou o Japão (97 a 77).

Foto: FIBA

Pela segunda rodada, o Brasil enfrenta a Alemanha, na terça-feira (30 de julho), às 16h (de Brasília), atuando no mesmo local.

Tabela

27 de julho (sábado): França 78 x 66 Brasil
30 de julho (terça-feira): Brasil x Alemanha, às 16h
02 de agosto (sexta-feira): Brasil x Japão, às 11h
(*) Horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, na fase inicial dos Jogos Olímpicos 2024, o Brasil integra o Grupo B, ao lado da França, Alemanha e Japão. Nesta primeira etapa, as nações se enfrentam em turno único, dentro das suas respectivas chaves e os dois primeiros colocados de cada uma delas, assim como os dois melhores terceiros colocados, avançam para as quartas-de-final.