Byra Bello é professor, comentarista e técnico

23 de março de 2024 (08 jogos do dia 22)

1 – Boston Celtics 129 x 102 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 19.994 (98%).

Após ser derrotado no primeiro quarto por 32 x 34, o Celtics foi aos poucos se acertando nos dois lados da quadra e venceu os três quartos seguintes, terminando o jogo com 27 pontos de vantagem. Com o triunfo, o Celtics obteve a oitava vitória consecutiva, mantendo a liderança isolada da Conferência Leste com 56 vitórias e 14 derrotas. O Pistons sofreu a quinta derrota consecutiva e caiu para a última colocação da mesma Conferência, com 12 vitórias e 58 derrotas.

Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com três vitórias do Celtics.

O armador/ala Jaylen Brown, com 33 pontos e 4 rebotes, e o pivô Payton Pritchard, com 20 pontos, 2 rebotes e 9 assistências, foram os destaques do Celtics, que jogou sem o seu principal cestinha, o ala Jayson Tatum, lesionado no tornozelo direito. No Pistons, o pivô James Wiseman, com 24 pontos, 9 rebotes e 4 assistências, foi o destaque da equipe.

O Boston Celtics viajará até a cidade de Chicago para enfrentar no sábado o Chicago Bulls, e o Detroit Pistons receberá no domingo o New Orleans Pelicans.

2 – Oklahoma City Thunder 123 x 103 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontário, no Canadá. Público: 19.601 (99%).

A boa distribuição de pontos, tendo ao final da partida 7 jogadores com dígitos duplos, com destaques para o armador Shai Gilgeous-Alexander, com 23 pontos, 7 rebotes e 8 assistências, e o pivô Chet Holmgren, com 18 pontos e 10 rebotes, foi fundamental para a obtenção da sétima vitória nos últimos 8 jogos, mantendo o Thunder na liderança da Conferência Oeste com 49 vitórias e 20 derrotas.

O Raptors, que jogou desfalcado de seus principais jogadores, amargou a nona derrota consecutiva e teve como destaque o ala Gradey Dick, com 21 pontos e 5 rebotes. O time é o 12º colocado da Conferência Leste.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Thunder.

Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Toronto Raptors no sábado contra o Washington Wizards; e o Oklahoma City Thunder no domingo contra o Milwaukee Bucks.

3 – New Orleans Pelicans 111 x 88 Miami Heat
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.727 (100%).

Vencendo todos os quartos da partida e com domínio absoluto dos rebotes (56 a 34), o Pelicans obteve a quarta vitória nos últimos 5 jogos e manteve a 5ª colocação da Conferência Oeste com 43 vitórias e 27 derrotas, enquanto o Heat amargou a segunda derrota nos últimos 3 jogos, mas conseguiu segurar a 7ª colocação da Conferência Leste com 38 vitórias e 32 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.

O armador CJ McCollum, do Pelicans, com 30 pontos, 5 rebotes e 7 assistências, e o armador/ala Jimmy Butler, do Heat, com 17 pontos, 4 rebotes e 5 assistências foram os destaques da partida.

Os dois times estarão de volta ao batente no próximo domingo: o Miami Heat receberá o Cleveland Cavaliers; e o New Orleans Pelicans viajará até a cidade de Detroit para enfrentar o Detroit Pistons.

4 – Cleveland Cavaliers 91 x 104 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneapolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).

Numa partida com 2 tempos bem distintos, o primeiro pertencendo ao visitante com uma vantagem de 3 pontos (49 x 46), e o segundo com total domínio do mandante com 16 pontos de frente (42 x 58), o Timberwolves acabou levando vantagem e conquistando a quarta vitória nos últimos 3 jogos, o que valeu a permanência na 3ª posição da Conferência Oeste com 48 vitórias e 22 derrotas.

O Cavaliers, ainda sem o seu principal cestinha, o armador Donovan Mitchell, recuperando-se de uma fratura no nariz, sofreu a quinta derrota nos últimos 7 jogos, mas conseguiu segurar a 3ª colocação da Conferência Leste com 43 vitórias e 27 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.

O armador Mike Conley, com 21 pontos, 2 rebotes e 6 assistências, o pivô Naz Reid, com 18 pontos e 3 rebotes, e o armador/ala Anthony Edwards, com 16 pontos e 13 rebotes (caracterizando o double-double), além de 5 assistências, foram os destaques do Timberwolves.

No Cavaliers, o armador Darius Garland, com 19 pontos, 2 rebotes e 4 assistências, e o pivô Jarrett Allen, com 15 pontos e 13 rebotes, foram os destaques.

Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo domingo: o Cleveland Cavaliers viajará até a cidade de Miami para enfrentar o Miami Heat; e o Minnesota Timberwolves receberá o Golden State Warriors.

5 – Memphis Grizzlies 99 x 97 San Antonio Spurs
Local: Frost Bank Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 17.408 (95%).

Com 28 pontos e 7 rebotes do pivô Jaren Jackson Jr., e com a segunda participação do brasileiro Mãozinha Pereira, com um tempo de quadra de aproximadamente 14 minutos, pegando 3 rebotes, o Grizzlies venceu o Spurs nesta sexta-feira, mantendo a 13ª posição da Conferência Oeste com 24 vitórias e 47 derrotas, enquanto o Spurs acumulou a quinta derrota nos últimos 6 jogos e continua na lanterna da mesma Conferência com 15 vitórias e 55 derrotas.

Vale lembrar que as duas equipes já estão eliminadas da fase de playoffs e apenas cumprem tabela.

O destaque do Spurs foi o ala calouro Victor Wembanyama com 31 pontos, 16 rebotes e 5 assistências.

Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na ‘regular season”, com 3 vitórias do Grizzlies. O jogo 4 será realizado no dia 9 de abril na cidade de Memphis, casa do Grizzlies.

O San Antonio Spurs receberá no sábado o Phoenix Suns; e o Memphis Grizzlies viajará até a cidade de Denver para enfrentar na segunda-feira o Denver Nuggets.

6 – Indiana Pacers 123 x 111 Golden State Warriors.
Local: Chase Center, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia. Público: 18.064 (100%).

Após um primeiro tempo muito equilibrado, com o placar acusando uma pequena vantagem para o Warriors (66 x 67), o Pacers fez um terceiro quarto espetacular, limitando o rival a 21 pontos contra 36 anotados, e emplacando a quinta vitória nos últimos 7 jogos, o que valeu a manutenção da 6ª colocação da Conferência Leste com 40 vitórias e 31 derrotas.

O Warriors conseguiu manter a 10ª colocação da Conferência Oeste com 36 vitórias e 33 derrotas, mesmo acumulando a terceira derrota nos últimos 5 jogos.

Os armadores Tyrese Haliburton, do Pacers, com 26 pontos, sendo 11 no terceiro quarto, e 11 assistências, e Stephen Curry, do Warriors, com 28 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 18 tentadas (33,3%), 11 rebotes e 5 assistências, ambos alcançando o double-double, foram os destaques da partida.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na ‘regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.

Os dois times serão visitantes no próximo domingo: o Indiana Pacers contra o Los Angeles Lakers, e o Golden State Warriors contra o Minnesota Timberwolves.

7 – Los Angeles Clippers 125 x 117 Portland Trail Blazers
Local: Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 18.660 (96%).

Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma folgada vantagem de 21 pontos (101 x 80), o Clippers emplacou a terceira vitória nos últimos 5 jogos e manteve a 4ª colocação da Conferência Oeste com 44 vitórias e 25 derrotas, enquanto o Blazers sofreu a quinta derrota consecutiva e é o 14º e penúltimo colocado da mesma Conferência, com 19 vitórias e 51 derrotas.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 4 vitórias do Clippers.

O armador/ala Paul George, com 31 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, e o ala Kawhi Leonard, com 22 pontos, 6 rebotes e 3 assistências, combinaram para 53 pontos, ou seja, 42,4% dos pontos do Clippers.

Ao final da partida, o Blazers teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador Scoot Henderson, com 24 pontos, 4 rebotes e 10 assistências, alcançando o double-double.

Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Portland Trail Blazers contra o Denver Nuggets no sábado; e o Los Angeles Clippers contra o Philadelphia 76ers no domingo.

8 – Philadelphia 76ers 94 x 101 Los Angeles Lakers.
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).

A dupla do Lakers formada pelo ala/pivô Anthony Davis, com 23 pontos e 19 rebotes, em um double-double “gordo”, e o astro LeBron James, com 20 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, foi o diferencial da partida.

Pelo 76ers, o grande destaque da equipe foi o excelente armador Tyrese Maxey, com 27 pontos, 2 rebotes e 3 assistências. Vale lembrar que o 76ers está jogando sem o pivô Joel Embiid, que foi submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes em suas respectivas Conferências. O Lakers é o 9º colocado na Conferência Oeste, com 38 vitórias e 32 derrotas, e o 76ers é o 8º colocado da Conferência Leste, com 38 vitórias e 32 derrotas.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.

Os dois times estarão de volta ao batente no próximo domingo: o Los Angeles Lakers receberá o Indiana Pacers; e o Philadelphia 76ers permanecerá na cidade de Los Angeles para enfrentar o Los Angeles Clippers.