Byra Bello é professor, comentarista e técnico
04 de março de 2024 (08 jogos do dia 03)
1 – PhIladelphia 76ers 120 x 116 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.277 (100%).
Após um início de partida onde tomou uma corrida de 11 a 0, o 76ers foi aos poucos se recuperando e entrou nos 12 minutos finais da partida com uma vantagem de 14 pontos (90 x 76). No quarto derradeiro, o 76ers soube suportar a pressão do Mavericks e conquistou a 2ª vitória consecutiva, mantendo a 5ª colocação da conferência leste, com 35 vitórias e 25 derrotas, enquanto o Mavericks sofreu a 2ª derrota consecutiva, mas conseguiu segurar a 8ª colocação da conferência oeste, com 34 vitórias e 27 derrotas.
Após a perda do seu melhor jogador, o pivô Joel Embiid, submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo, não tendo data prevista para o seu retorno, o 76ers obteve a 3ª vitória nos últimos 5 jogos. Os destaques na partida foram o ala/pivô Tobias Harris com 28 pontos e 5 rebotes, e o armador Tyrese Maxey com 24 pontos, 2 rebotes e 3 assistências.
Pelo Mavericks, os armadores Luka Doncic com 38 pontos, 11 rebotes e 10 assistências, obtendo o 13º triple-double na temporada e o 69º na sua carreira na NBA, e Kyrie Irving com 28 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, foram os destaques da equipe.
Esta foi a segunda e última partida entre as duas equipes, na “regular season”, da atual temporada, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.
Os 2 times estarão de volta ao trabalho na próxima 3ª feira, o Philadelphia 76ers viajará até a cidade de New York, no bairro do Brooklyn, para enfrentar o Brooklyn Nets, e o Dallas Mavericks receberá o Indiana Pacers.
2 – Golden State Warriors 88 x 140 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).
O Celtics, a melhor equipe da temporada, simplesmente não tomou conhecimento do Warriors e aplicou uma surra histórica. Ao final do terceiro quarto o Celtics tinha 53 pontos de vantagem (62 x 115). Com a vitória garantida, os 2 times pouparam os seus principais jogadores. Os reservas entraram em ação no famoso “garbage time”.
O armador/ala Jaylen Brown com 29 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentadas (50%), 3 rebotes e 3 assistências, e o ala Jayson Tatum com 27 pontos, sendo 12 em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 5 tentadas (80%), 3 rebotes e 5 assistências, combinaram para 56 pontos, ou seja, 40% dos pontos do Celtics.
Pelo Warriors, o destaque foi o armador/ala Lester Quinones, vindo do banco, com 17 pontos e 5 rebotes. O armador Stephen Curry não jogou o segundo tempo da partida e terminou o jogo com apenas 4 pontos, a sua pior marca na temporada. O ala brasileiro Gui Santos foi o reboteiro da equipe com 9 rebotes, além de 5 pontos e 3 assistências, em 19 minutos de tempo de quadra.
Esta foi a segunda e última partida entre as duas equipes, na “regular season”, da atual temporada, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.
O Boston Celtics viajará até a cidade de Cleveland, para enfrentar na 3ª feira, o Cleveland Cavaliers, e o Golden State Warriors receberá na 5ª feira, o Milwaukee Bucks.
3 – Los Angeles Clippers 89 x 88 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).
Numa partida muito física e com as duas equipes exercendo um ótimo trabalho defensivo, enaltecido pelos técnicos e jogadores, o Clippers bateu, fora de casa, o Timberwolves, conquistando a 3ª vitória nos últimos 5 jogos, e mantendo a 4ª colocação da conferência oeste, com 39 vitórias e 20 derrotas, enquanto o Timberwolves amargou a 2ª derrota consecutiva, caindo uma posição na tabela de classificação, da mesma conferência, com 49 vitórias e 19 derrotas.
O ala Kawhi Leonard com 32 pontos e 5 rebotes, e o armador/ala Norman Powell com 24 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 8 tentadas (75%), e 3 rebotes, foram os destaques do Clippers.
Pelo Timberwolves, o armador/ala Anthony Edwards com 27 pontos, 5 rebotes e duas assistências, o ala/pivô Karl-Anthony Towns com 18 pontos, 9 rebotes e 8 assistências, ficando por um rebote e duas assistências para o triple-double, e o pivô Rudy Gobert com 12 pontos e 16 rebotes, caracterizando o double-double, foram os destaques da equipe.
Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas forças do oeste, na “regular season”, da atual temporada, com duas vitórias do Timberwolves. O jogo 4 acontecerá no dia 12 de março, na cidade de Los Angeles, casa do Clippers.
Os 2 times estarão de volta ao batente na próxima 2ª feira, o Los Angeles Clippers viajará até a cidade de Milwaukee, para enfrentar o Milwaukee Bucks, e o Minnesota Timberwolves receberá o Portland Trail Blazers.
4 – Detroit Pistons 91 x 113 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Florida. Público: 19.459 (100%).
Vencendo todos os quartos da partida, o Magic bateu, diante de seus torcedores, o Pistons emplacando a 6ª vitória nos últimos 7 jogos, e subindo uma posição na tabela de classificação da conferência leste, com 35 vitórias e 26 derrotas, enquanto o Pistons voltou para a última colocação, da mesma conferência, com 9 vitórias e 51 derrotas.
O ala/pivô Paolo Banchero com 29 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, o pivô Wendell Carter Jr com 19 pontos e 8 rebotes, e o armador Markelle Fultz, vindo do banco, com 16 pontos, recorde de pontos na temporada, e 3 rebotes, foram os destaques do Magic.
Pelo Pistons, os destaques vieram do banco, o armador/ala Evan Fournier com 17 pontos e 5 assistências, e o ala Simone Fontecchio com 15 pontos, 4 rebotes e 4 assistências.
Este foi o quarto e último jogo entre as 2 equipes, na “regular season”, da atual temporada, com 4 vitórias do Magic.
Os 2 times estarão como visitantes na próxima 3ª feira, o Detroit Pistons contra o Miami Heat, e o Orlando Magic contra o Charlotte Hornets.
5 – Charlotte Hornets 106 x 111 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontario, no Canadá. Público: 19.512 (98%).
Entrando nos últimos 12 minutos da partida com 7 pontos de frente (75 x 82), o Raptors, trocou pontos com o Hornets no quarto derradeiro e emplacou a 4ª vitória nos últimos 6 jogos, mantendo a 12ª colocação da conferência leste, com 23 vitórias e 38 derrotas, enquanto o Hornets amargou a 4ª derrota consecutiva, segurando a 13ª posição, da mesma conferência, com 15 vitórias e 46 derrotas. Esta foi a 7ª vitória consecutiva, jogando diante de sua torcida, do Raptors sobre o Hornets.
O armador Immanuel Quickley com 22 pontos e 11 assistências, e o armador/ala RJ Barrett com 23 pontos e 8 rebotes, foram os destaques do Raptors. O ala Scottie Barnes, destaque da equipe na competição, fraturou o dedo médio da mão esquerda, na última partida, e ainda não tem data prevista para o seu retorno.
Pelo Hornets, os alas Brandon Miller com 26 pontos, 10 rebotes e 3 assistências, e Miles Bridges com 20 pontos, 9 rebotes e 4 assistências, foram os destaques da equipe.
Na história da NBA, em se tratando de “regular season”, este foi o jogo de número 97 entre as duas equipes, com 49 vitórias do Raptors e 48 vitórias do Hornets. Na atual temporada, este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes, com 3 vitórias do Raptors.
Os 2 times estarão como mandante na próxima 3ª feira, o Charlotte Hornets contra o Orlando Magic, e o Toronto Raptors contra o New Orleans Pelicans.
6 – New York Knicks 107 x 98 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).
No primeiro minuto da partida, o Knicks sofreu uma tremenda baixa, com a lesão no joelho esquerdo do seu principal jogador na temporada, o armador Jalen Brunson. 7º cestinha da competição com média de 27,2 pontos por partida.
A partir daí o time teve que se ajustar e após um prejuízo de 2 pontos na ida para o vestiário, voltou para a etapa complementar fazendo um terceiro quarto com uma parcial de 36 x, 25, o que propiciou a equipe entrar no quarto derradeiro com uma vantagem de 9 pontos (87 x 78). No quarto final as equipes trocaram cestas e isso acabou beneficiando o Knicks que quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas, mantendo a 4ª posição da conferência leste, com 36 vitórias e 25 derrotas, enquanto Cavaliers amargou a 2ª derrota nos últimos 3 jogos, perdendo uma posição, na mesma conferência, onde no momento é o 3º colocado, com 39 vitórias e 21 derrotas.
O armador/ala Josh Hart com 13 pontos, 19 rebotes e 10 assistências, alcançou o seu 3º triple-double na sua carreira na NBA, sendo os 3 nesta temporada. Além da bela performance de Hart, o Knicks ainda contou com os 28 pontos, 6 rebotes e 4 assistências do armador/ala Donte DiVincenzo, e os 21 pontos, 3 rebotes e duas assistências do ala Bojan Bogdanovic, vindo do banco.
Após o jogo o armador Jalen Brunson fez radiografias e para alívio dos torcedores nada de grave foi constatado. A comissão técnica vai esperar para ver a evolução da lesão.
Pelo Cavaliers, que jogou sem o armador Donovan Mitchell, que é o 3º cestinha da competição com média de 28 pontos por partida, os destaques foram o armador/ala Sam Merrill, vindo do banco, com 21 pontos, sendo todos eles em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 13 tentadas (53,8%), e o armador/ala Darius Garland com 19 pontos, 4 rebotes e 5 assistências.
Este foi o terceiro e último jogo entre as 2 forças do leste, na “regular season”, da atual temporada, com duas vitórias do Knicks.
Os 2 times estarão como mandantes na próxima 3ª feira, o New York Knicks contra o Atlanta Hawks, e o Cleveland Cavaliers contra o Boston Celtics.
7 – Indiana Pacers 105 x 117 San Antonio Spurs
Local: Frost Bank Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 18.027 (98%).
O ala calouro Victor Wembanyama, terminou a partida com 31 pontos, 12 rebotes, 6 assistências e 6 tocos, tornando-se o terceiro estreante na história da NBA, a registrar pelo menos 30 pontos, 10 rebotes, 5 assistências e 5 tocos numa partida. Os outros dois, envergaram a camisa do Spurs, são eles: David Robinson e Tim Duncan.
Com a excelente performance de Wembanyama, o Spurs bateu, diante de sua torcida, o Pacers, emplacando a 2ª vitória consecutiva, mas não deixando de carregar a lanterna da conferência oeste, com 13 vitórias e 48 derrotas.
O Pacers amargou a 3ª derrota nos últimos 4 jogos, e continua na 8ª colocação, da conferência leste, com 34 vitórias e 28 derrotas.
Esta foi a segunda e última partida entre as duas equipes, na “regular season”, da atual temporada, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.
Os 2 times estarão como visitantes na próxima 3ª feira, o Indiana Pacers contra o Dallas Mavericks, e o San Antonio Spurs contra o Houston Rockets.
8 – Oklahoma City Thunder 118 x 110 Phoenix Suns
Local: Footprint Center, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Público: 17.071 (100%).
Depois de um início de partida muito ruim, tomando uma corrida de 4 x 17, o jovem e talentoso time do Thunder foi aos poucos se acertando nos dois lados da quadra e levou para o vestiário uma vantagem de 14 pontos (66 x 52).
Empurrado pela sua apaixonada torcida, o Suns fez um excelente 3º quarto e entrou nos 12 minutos finais com um prejuízo de apenas 4 pontos (89 x 85).
Faltando pouco mais de 6 minutos para o encerramento da partida, o Suns virou o jogo colocando 2 pontos de frente (101 X 103). A partir daí o armador Shai Gilgeous-Alexander, do Thunder, botou a bola embaixo do braço e chamou a responsabilidade, anotando 10 dos últimos 17 pontos da sua equipe.
Com o triunfo, o Thunder emplacou a 7ª vitória nos últimos 8 jogos, reconquistando a liderança da conferência oeste, com 46 vitórias e 14 derrotas, beneficiado pela derrota do Timberwolves para o Clippers.
Os 5 titulares do Thunder terminaram a partida com dígitos duplos em pontos com destaque para o armador Shai Gilgeous-Alexander com 35 pontos, 8 rebotes e 9 assistências, ficando por 2 rebotes e uma assistência para o triple-double.
Pelos Suns que jogou sem o armador Devin Booker, que sofreu uma entorse no tornozelo direito no jogo de sábado contra o Rockets, o destaque foi o pivô Jusuf Nurkic com 14 pontos e 31 rebotes, recorde de rebotes da franquia, e o maior número de rebotes, em uma partida, nos últimos 14 anos na NBA. Vale destacar os 20 pontos, 4 rebotes e 3 assistências do ala kevin Durant. O Suns é o 7º colocado, da mesma conferência, com 35 vitórias e 26 derrotas.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes, na “regular season”, da atual temporada, com duas vitórias do Thunder. O jogo 3 será realizado no dia 29 de março, na cidade de Oklahoma, casa do Thunder.
Os 2 times estarão como visitantes na próxima partida, o Oklahoma City Thunder na 3ª feira, contra o Los Angeles Lakers, e o Phoenix Suns na 4ª feira, contra o Denver Nuggets.