Equipe nacional inicia a disputa das Eliminatórias para a FIBA AmerCup 2025
A Seleção Brasileira masculina está convocada para a primeira ‘janela’ das Eliminatórias da FIBA AmeriCup 2025. Nos dias 23 e 26 de fevereiro (sexta-feira e segunda-feira), o Brasil encara o Paraguai pelo Grupo B, no desafio inicial em ano olímpico, em jogos no Brasil e no Paraguai. Para os confrontos, a Comissão Técnica chamou 14 atletas, que se apresentam na segunda quinzena de fevereiro para uma rápida janela internacional de treinos.
“É sempre muito bom voltar à Seleção, ainda mais para jogar no Brasil. Feliz, de rever o grupo e a torcida. E num momento importante, meses antes do Pré-Olímpico”, disse Bruno Caboclo.
O grupo é formado por atletas experientes e jovens valores. Bruno Caboclo, Yago Mateus, Georginho de Paula, Didi e Lucas Dias contam com a FIBA World Cup no currículo. Elinho Corazza, Gabriel “Jaú” Galvanini, Alexey Borges, Márcio Santos e Danilo Fuzaro já estiveram em outras convocações da atual comissão técnica. E Zu Júnior, Daniel Onwenu, João Marcello “Mãozinha” Pereira e Ruan Miranda ganham chance no grupo adulto. Nesta ‘janela’, conforme plano da diretoria, Helinho Garcia será o comandante do Brasil, com Demétrius Ferraciú de assistente. O técnico Gustavo De Conti participa ativamente do planejamento e retorna à quadra para o Pré-olímpico em julho.
O duelo do dia 23 acontece em São Paulo (SP), às 19h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Wlamir Marques (Parque São Jorge). E no dia 26 vai até Assunção pegar os paraguaios, no mesmo horário. As duas partidas terão transmissão ao vivo pela ESPN e Star Plus.
O Brasil está no grupo ao lado de Paraguai, Uruguai e Panamá. Em novembro, meses após o Pré-olímpico e Paris 2024, a equipe volta a jogar duas partidas no Brasil, ainda com local a definir, diante de Uruguai e Panamá. E fecha em fevereiro de 2025 a briga por um lugar na FIBA AmeriCup, marcada para a Nicarágua em setembro de 2025. Os três primeiros do grupo vão à competição continental.
Convocados: Elinho Corazza (SC Corinthians Paulista), Yago Mateus (Estrela Vermelha-SRB), Alexey Borges (Capitanes- MEX) Georginho de Paula (Ratiopharm Ulm-ALE), Didi Louzada (CR Flamengo), Zu Júnior (Sesi Franca Basquete), Daniel Onwenu (SC Corinthians Paulista), Danilo Fuzaro (Minas Tênis Clube), Gabriel “Jaú” Galvanibni (CR Flamengo), Bruno Caboclo (Partizan-SRB), Lucas Dias (Sesi Franca Basquete), Márcio Santos (Sesi Franca Basquete), João Marcello “Mãozinha” Pereira (Capitanes-MEX) e Ruan Miranda (Capitanes-MEX)
Comissão Técnica: Diego Jeleilate (diretor do naipe masculino), Victor Mansure (gerente de seleções), Ricardo Carvalho (administrador), Helinho Garcia (técnico), Demétrius Ferraciú (auxiliar técnico), Bruno Nicolaci (preparador físico), Rafael Plein (fisioterapeuta), PH Peixoto (apoio técnico), Carlos Vicente Andreoli (médico), Denise Carvalho (nutricionista) e Thierry Gozzer (gerente de comunicação)