Seletiva foi para voltada ao adulto e base, naipes masculino e feminino
O Processo Seletivo realizado pelo São Paulo DC/IFC, no final de semana, no Clube da APCEF/SP, em São Paulo (SP), foi um sucesso total, provando que a equipe segue na vanguarda. O time mais atuante e vencedor do Basquete 3×3 latino-americano reuniu cerca de 1015 participantes nos três dias de seletivas, que foram divididos nas seguintes categorias: Adulta, Sub-23, Sub-18, Sub-21, Sub-15 e Sub-16 (masculino); Sub-18 e Sub-21, Sub-23 e Adulta (feminino).
Para Cristal Rocha, treinadora e coordenadora das equipes femininas, esse tipo de ação é muito salutar para o crescimento da modalidade. “A seletiva feminina contou com 28 inscrições, entre as categorias Sub-18, Sub-23 e Adulta. É superimportante ter atletas interessadas no Basquete 3×3. E ter clube e projetos que possam oportunizar, incentivar e proporcionar estrutura para o público feminino. O São Paulo DC/IFC está com maior suporte financeiro e estrutural, inclusive na comissão técnica, preparadora física que é um dos pilares para manter as condições técnica e tática e alimentação, contribuindo para melhor desempenho”, comentou.
“Tenho certeza que iremos fazer um grande trabalho. Quero agradecer ao São Paulo DC, ao Instituto Futuros Craques e ao Gustavo Bracco, que é um apaixonado pela modalidade, por proporcionar esta oportunidade”, completou Cristal.
Já o treinador da equipe masculina, Beto Jayme se surpreendeu com a quantidade de participantes. “A nossa peneira masculina reuniu muita gente na parte da manhã e da tarde, deixando o ginásio cheio e fiquei impressionado. Vários garotos interessantes, com um volume muito grande de participantes. Pré-selecionados alguns jogadores que analisamos ser interessantes vamos seguir trabalhando”, explicou.
“Foi uma peneira lotada, especialmente nas categorias sub-18 e sub-21. O número de atletas inscritos para o sub-15 ou sub-16 aumentou muito nesse ano. Isso me faz refletir sobre a popularidade do Basquete 3×3 na base, em meio a molecada mais jovem. Isso me deixa feliz. A qualidade do processo seletivo em si foi muito boa, vimos muitos meninos que vieram do 5×5 e outros que tiveram origem no basquete de rua com muita qualidade técnica. Isso foi legal, pois ocorreu em todas as categorias. Além disso, o trabalho comissão técnica do São Paulo DC foi muito bem executado”, acrescentou Alexandre Gaia, técnico da base masculina.
De acordo com o manager Gustavo Bracco, tudo correu conforme o planejado. “Agora, vamos fazer as análises necessárias e conversar para definir os participantes da peneira que terão a oportunidade de integrar a nossa equipe nessa temporada. Mais uma vez estou feliz, pois o Processo Seletivo do São Paulo DC/IFC foi um sucesso”, finalizou.