Bauru Basket e Unifacisa também vencem na rodada
O Minas Tênis Clube-MG derrotou o BRB/Brasília-DF, por 91 a 71 (56 a 4 no primeiro tempo), nesta quarta-feira (20 de dezembro), em jogo válido pelo turno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024), disputado na UniBH, na cidade de Belo Horizonte (MG).
O time mineiro ficou na frente nos dois quartos iniciais, assumindo o comando do marcador e abrindo vantagem. Na volta do intervalo, a equipe brasiliense tentou voltar para o jogo, mas o Minas Tênis Clube retomou o seu melhor ritmo nos dez minutos finais – 22 a 10 (primeiro quarto), 34 a 22 (segundo quarto), 15 a 21 (terceiro quarto) e 20 a 18 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram o argentino Luciano “Chuzito” Gonzáles (25 pontos, 08 rebotes e 03 assistências) e Danilo Fuzaro (15 pontos e 03 assistências), pelo Minas Tênis Clube; os norte-americanos Christian Alaekwe (24 pontos e 03 rebotes) e Thomas Cooper (16 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor do BRB/Brasília.
“Nos recuperamos muito bem de uma sequência negativa com dois bons resultados, antes contra o Pinheiros e hoje contra o Brasília. Voltamos aos caminhos da vitória, que é muito bom para o grupo. Vamos tentar ficar o mais alto na tabela para chegarmos bem à Super 8. Mas temos tempo ainda para evoluir e chegarmos bem para esse torneio”, avaliou Luciano “Chuzito” Gonzáles, do Minas.
Com este resultado, o Minas Tênis Clube é o segundo colocado na classificação geral, com 12 vitórias e três derrotas. O BRB/Brasília ocupa a 18ª posição, com três vitórias e 12 derrotas.
O Bauru Basket-SP conseguiu um excelente resultado ao bater o Coop São José Basketball-SP, por 82 a 74 (48 a 38 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O jogo foi de alternâncias, com o time visitante, no entanto, conseguindo um grande rendimento no primeiro quarto. Isso deu a chance de abrir vantagem e se manter na sequência da partida – 29 a 18 (primeiro quarto), 19 a 20 (segundo quarto), 16 a 15 (terceiro quarto) e 18 a 21 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Douglas dos Santos (18 pontos e 08 rebotes) e Renato Carbonari (16 pontos e 07 rebotes), pelo Coop São José Basketball; o norte-americano Dontrell Brite (22 pontos, 07 rebotes e 05 bolas recuperadas) e Anderson Rodrigues (18 pontos e 05 rebotes), em favor do Bauru Basket.
Na classificação geral, o Bauru Basket aparece no nono lugar, com 10 vitórias e sete derrotas. O Coop São José Basketball ocupa a sétima colocação, com nove vitórias e cinco derrotas.
A Unifacisa-PB conseguiu a recuperação ao derrotar o Botafogo FR-RJ, por 104 a 87 (52 a 35 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Oscar Zelaya (General Severiano), no Rio de Janeiro (RJ). O time paraibano começou bem e comandou os três primeiros períodos, assumindo a dianteira do marcador e desgarrando. Nos dez minutos finais, a Unifacisa controlou bem o placar favorável para vencer fora de casa – 28 a 20 (primeiro quarto), 24 a 15 (segundo quarto), 26 a 24 (terceiro quarto) e 26 a 28 (quarto final).
Os máximos anotadores foram Luan de Oliveira (16 pontos e 03 bolas recuperadas) e Emanuel Matias (12 pontos e 06 rebotes), pelo Botafogo FR; o bahamense David Nesbitt (19 pontos e 07 rebotes) e Rafael Rachel (18 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor da Unifacisa.
“Estamos na briga por uma vaga na Copa Super 8, então cada jogo daqui para o fim do primeiro turno são muito importantes para nós. Estamos trabalhando muito em busca do maior número de vitórias para nos assegurar a vaga no torneio e acredito que os frutos desse trabalho puderam ser vistos dentro de quadra hoje. Fizemos um jogo muito coletivo, rodamos bem a bola, escolhemos bem os arremessos e isso se refletiu no aproveitamento dos nossos jogadores” comentou o ala da Unifacisa, David Nesbitt.
Com este resultado, a Unifacisa aparece no sexto lugar, com nove vitórias e cinco derrotas. O Botafogo FR ocupa a 16ª colocação, com cinco vitórias e 12 derrotas.
O turno da fase inicial prossegue nesta quinta-feira (21 de dezembro), com a realização de cinco jogos: Cerrado Basquete x São Paulo FC, às 19h (de Brasília), no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF); EC União Corinthians x SC Corinthians Paulista, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz (Arnão), em Santa Cruz do Sul (RS); Mogi das Cruzes Basquete x Sesi Franca Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP); Caxias do Sul Basquete x EC Pinheiros, às 20h (de Brasília), no ginásio do Sesi, em Caxias do Sul (RS); CR Flamengo e Fortaleza/Basquete Cearense, às 21h (de Brasília), no ginásio Gilberto Cardoso (Maracanãzinho), no Rio de Janeiro (RJ).
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).