Equipe comandada pelo técnico Jece Leite encara o Paraguai no seu primeiro desafio na Colômbia
A Seleção Brasileira estreia, nesta quinta-feira (16 de novembro), às 18h30 (de Brasília), no FIBA U17 South American Championship 2023, enfrentando o Paraguai, no Complejo de Alto Rendimiento Deportivo La Gota Fría, em Valledupar, na Colômbia. O jogo será transmitido pelo YouTube da Federação Internacional de Basketball (FIBA).
“Foi uma preparação rápida, contamos com meninos que já se conhecem dos clubes, como companheiros ou adversários, mas que nunca jogaram um torneio desse tamanho juntos. Temos o Gustavão, que disputou o Mundial Sub-19 como novato, mas ganhou bastante cancha fora do país. Assim, como temos outros que estão jogando fora. Os atletas que atuam por aqui disputam as competições sub-18, sub-20 e a Liga de Desenvolvimento (LDB), que também trazem uma boa cancha”, comentou o técnico do selecionado nacional, Jece Leite.
“Existe aquela ansiedade natural da estreia e a equipe vai encontrar o seu caminho ao longo da competição. Até mesmo os pontos mais fortes, durante a disputa é que irão aparecer. Como tivemos a pandemia, os garotos não jogaram o Sul-americano Sub-15 e isso faz com que eles ainda não tenham vivenciado uma experiência internacional”, acrescentou o comandante do selecionado nacional.
“A nossa preparação foi bem intensa e está sendo muito legal. Trata-se de uma experiência nova e agora vamos ver como a molecada vai reagir na estreia, completou Jece.
Na fase inicial da disputa sul-americana, a brasileira integra o Grupo A, ao lado do ao lado do Chile, Equador e Paraguai. Já o Grupo B conta com Argentina, Venezuela, Colômbia e Uruguai.
Seleção Brasileira: 04. Diego Alves (ala/armador), 05. Pedro Pastre (ala), 06. Jonathan Moreira (armador), 07. Pietro Martins (ala/pivô), 08. Vitor Meili (ala/armador), 09. Antonio Gomes (armador), 10. Isaque Duarte (pivô), 11. Gustavo Guimarães (pivô), 12. Gabriel Ferreira (pivô), 13. Junior Kemm (armador), 14. Arthur Bueris (armador) e 15. Enrico Borio (ala)
Comissão Técnica: Diego Jeleilate (diretor técnico), Victor Mansure (gerente de seleções), Ricardo Carvalho (administrador), Demétrius Ferraciú (coordenador técnico), Jece Leite (técnico), Marcelo Bandiera (auxiliar técnico), Felipe Tinoco (preparador físico), Pedro Rosário e Bruno Amado (médicos) e Igor Azevedo (fisioterapeuta)
O FIBA U17 South American Championship 2023 qualifica três seleções para a FIBA U18 Americas Championship, agendada em 2024.
Jogos do Brasil
– 16 de novembro (quinta-feira): Brasil x Paraguai, às 18h30
– 17 de novembro (sexta-feira): Brasil x Equador, às 18h30
– 18 de novembro (sábado): Brasil x Chile, às 18h30
(*) Todos no horário de Brasília (DF)
Forma de disputa: na fase inicial as nações jogam dentro das respectivas chaves, em turno único, e as duas melhores de cada uma delas avançam para a semifinal, agendada para 19 de novembro (domingo). Já a grande final acontece no dia 20 de novembro (segunda-feira), reunindo os vencedores da fase semifinal.