Pato Basquete e São Paulo FC se reabilitam
O Minas Tênis Clube-MG manteve a invencibilidade no Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) ao derrotar o Coop São José Basketball-SP, nesta quarta-feira (08 de novembro), por 77 a 67 (37 a 42 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP), na sequência do turno da fase inicial. O time comandado pelo técnico Léo Costa contabiliza agora quatro vitórias e segue entre os líderes da competição.
No primeiro tempo cada equipe ficou na frente num quarto, com o representante joseense ficando na frente no primeiro tempo. A recuperação do time misatenista se deu no terceiro quarto, quando foi melhor nos dois lados da quadra e passou a comandar o placar, com vantagem. Nos dez minutos finais, a equipe visitante administrou o placar para seguir na frente e garantir o resultado positivo – 19 a 14 (segundo quarto), 18 a 28 (segundo quarto), 25 a 09 (terceiro quarto) e 15 a 16 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Arthur Bernardi (20 pontos e 07 rebotes) e o venezuelano Pedro Chourio (20 pontos e 03 rebotes), pelo Coop São José Basketball; os argentinos Franco Baralle (15 pontos, 11 rebotes e 04 assistências – double-double) e Luciano “Chuzito” González (14 pontos), em favor do Minas Tênis Clube.
“Excelente vitória, importantíssima. Um jogo duro, como prevíamos. Eles tiveram um aproveitamento muito alto no primeiro tempo, mas corrigimos no intervalo. Voltamos muito mais consistentes na defesa e tomamos apenas 25 pontos no segundo tempo. Conseguimos a vitória pela defesa. Feliz pelo resultado, agora é focar na equipe do Mogi”, avaliou o técnico Léo Costa, do Minas Tênis Clube.
O Minas Tênis Clube lidera com quatro vitórias. O Coop São José Basketball aparece no 15º lugar, com uma vitória e duas derrotas.
O Pato Basquete-PR se reabilitou ao suplantar o Mogi das Cruzes Basquete-SP, por 87 a 70 (48 a 31 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). O time paranaense ficou na frente nos dois períodos iniciais e abriu vantagem. A equipe paulista cresceu e comandou o terceiro quarto, mas o Pato Basquete voltou a ficar na frente nos dez minutos finais para seguir na dianteira e vencer fora de casa – 23 a 15 (primeiro quarto), 25 a 16 (segundo quarto), 18 a 24 (terceiro quarto) e 21 a 15 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Lucas Lacerda (25 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e norte-americano Shamell Stallworth (15 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), pelo Mogi das Cruzes Basquete; Fabricio Veríssimo (18 pontos, 04 rebotes, 04 assistências e 03 bolas recuperadas) e Gabriel Novaes (15 pontos, 08 rebotes e 05 assistências), em favor do Pato Basquete.
Com este resultado, o Pato Basquete é o 13º colocado, com três vitórias e quatro derrotas. O Mogi das Cruzes Basquete aparece no 18º lugar, com três derrotas.
O São Paulo FC-SP obteve a primeira vitória ao superar a Unifacisa-PB, por 94 a 86 (45 a 38 no primeiro tempo), atuando no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP). O Tricolor ficou na frente nos dos primeiros quartos e conseguiu fugir um pouco. O representante paraibano foi melhor no terceiro quarto, mas o São Paulo FC retomou o melhor ritmo nos dez minutos finais para vencer em casa – 21 a 19 (primeiro quarto), 24 a 19 (segundo quarto), 21 a 24 (terceiro quarto) e 28 a 24 (quarto final).
Os máximos anotadores foram Ralfi Ansaloni (22 pontos e 08 rebotes) e Vitor Faverani (16 pontos), pelo São Paulo FC; os argentinos Facundo Corvalan (24 pontos e 04 rebotes) e Matías Solanas (16 pontos e 03 assistências), em favor da Unifacisa.
Na classificação geral, o São Paulo FC ocupa o 17º lugar, com uma vitória e quatro derrotas. Já a Unifacisa aparece na nona colocação, contabilizando três vitórias e duas derrotas.
O campeonato prossegue na quinta-feira (09 de novembro), com quatro jogos, dando sequência ao turno da fase inicial: Cerrado Basquete x Caxias do Sul Basquete, às 19h (de Brasília), no ginásio da ASCEB, em Brasília (DF); Bauru Basket x SC Corinthians Paulista, ás 19h30 (de Brasília), no ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP); BRB/Brasília x EC União Corinthians, às 19h30 (de Brasília), na Arena BRB Nilson Nelson, em Brasília (DF); EC Pinheiros x CA Paulistano, ás 20h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP).
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).