Objetivo é chegar bem preparado ao Pré-Olímpico Mundial

Imagem: Divulgação

A Seleção Brasileira Feminina inicia no dia 05 de novembro (domingo), em Portugal, um Camp de Treinos visando ao Pré-Olímpico Mundial, que ocorre no mês de fevereiro de 2024, em Belém (PA). Em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), as atletas irão treinar no CT de Rio Maior, até o dia 13 de novembro (segunda-feira), durante a ‘janela’ Federação Internacional de Basketball (FIBA).

Para o presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Guy Peixoto Jr, será um período de trabalho importante. “A fase de treinamentos em Portugal será importantíssima na preparação da Seleção Feminina para o Pré-Olímpico visando Paris 2024. Uma oportunidade que conseguimos junto ao Comitê Olímpico do Brasil e que entendemos que ajudará muito à comissão técnica no caminho até os jogos em Belém”, destacou.

A ação demonstra o compromisso da Confederação Brasileira com a classificação olímpica de um grupo que venceu duas vezes os Jogos Pan-americanos, o Sul-americano e a FIBA Womens AmeriCup, dando um salto no ranking mundial de 15º para o 8º lugar. As atletas terão uma estrutura de primeiro nível mundial, num Centro de Treinamento (CT) completamente moderno.

Ao todo foram convocadas 15 atletas, que passarão por sessões táticas, técnicas, físicas e também de psicologia.

O técnico José Neto falou da importância do treinamento pensando no Pré-Olímpico, que acontece de 08 a 11 de fevereiro, na Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), em Belém (PA).

“Como garantimos essa vaga no Pré-Mundial, vamos aproveitar e nos preparar melhor para o Pré-Olímpico. Nunca pudemos fazer isso, já que disputávamos essas competições. É importante que as jogadoras na Europa e fora do Brasil possam participar dessa etapa de treinamento e assim chegar mais prontas para o Pré-Olímpico. Importante trabalho da CBB em parceria com o COB, para podermos usar a estrutura de Rio Maior”, analisou.

“Estamos todos motivados para essa janela de treinos na Europa. Vai ser importante ter todos juntos 24h, em fevereiro a janela FIBA é curta. Não teremos tanto tempo para treinar para o Pré-Olímpico. Foi um pedido da CT no México, após a AmeriCupW, para que pudéssemos nos reunir para treinar. Será bom para todos, para treinar, avaliar. Muito proveitoso”, completou Roseli Gustavo, diretora do naipe feminino da CBB.

Convocadas

Armadoras: Débora Costa (Sesi/Araraquara), Carina dos Santos (Unimed/Campinas), Alana Gonçalo (São José Basketball) e Ana Beatriz Ferreira (Unimed/Campinas)

Ala/Armadora: Tainá Paixão (Samara-RUS)

Alas: Isabela Ramona (Samara-RUS), Gabriella Sosso Soares (Sesi/Araraquara), Thayná Silva (Celje-SLO) e Leila Zabani (Ituano Basquete) e Vitória Marcelino (Sesi/Araraquara)

Alas/Pivôs: Damiris Dantas (Ormanspor-TUR), Vanessa “Sassa” Gonçalves (AD Santo André)

Pivôs: Licinara Bispo (Unimed/Campinas), Érika Souza (Ituano Basquete) e Stephanie Soares (Dallas Wings-EUA)

Comissão Técnica: Roseli Gustavo (diretora), Monica Atílio (líder operacional), Giovanna Romano (apoio técnico), José Neto (técnico), Virgil Lopez (auxiliar técnico), Diego Falcão (preparador físico), Isabel Castro e Ariane Lopes (fisioterapeutas), Paulo Szeles (médico) e Manoella Marques (psicóloga)