Liga Sorocabana de Basquete se reabilita com boa vitória em casa
O Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis derrotou o América/Unirp/SMEL Rio Preto, nesta terça-feira (24 de outubro), por 84 a 51 (41 a 30 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Santos, na cidade de Santos (SP), válido pelo returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023, a ‘Divisão de Acesso’.
Depois do primeiro quarto favorável ao time rio-pretense, a equipe santista reagiu e comandou as ações nos três períodos seguintes. Com isso, assumiu a liderança do placar e abriu vantagem para vencer bem em casa – 18 a 21 (primeiro quarto), 23 a 09 (segundo quarto), 18 a 13 (terceiro quarto) e 25 a 08 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Olintho “Dida” Silva (23 pontos e 10 rebotes – double-double), Gabriel Oliveira (14 pontos e 04 rebotes) e Rafael Cego (14 pontos e 04 rebotes), pelo Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis; Eliel Maldonado (14 pontos) e Ygor Vianna (12 pontos e 05 rebotes), em favor do América/Unirp/SMEL Rio Preto.
“Começamos o jogo desatentos, enquanto o adversário iniciou bem, implantando o seu ritmo, pois é um time que joga bem físico e tem uma estatura grande. Desta forma, eles se fecharam numa marcação por zona e tivemos um pouco de dificuldade, já que a bola no começo não caiu e eles exploraram os contra-ataques. Mas, a partir do segundo quarto nós conseguimos encontrar a solução do problema e impusemos o nosso ritmo, fazendo uma rotação grande dos atletas em quadra”, analisou o técnico Daniel Leque, do Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis.
Com este resultado, o Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis lidera a competição, contabilizando oito vitórias e duas derrotas. Já o América/Unirp/SMEL Rio Preto ocupa a sétima colocação, com duas vitórias e sete derrotas.
No outro jogo, a Liga Sorocabana de Basquete se reabilitou ao derrotar o Basquete Pinda, por 79 a 47 (35 a 19 no primeiro tempo), em jogo válido pelo returno da fase inicial, realizado no ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira, na cidade de Sorocaba (SP).
O time sorocabano começou melhor e ficou na frente nos dois quartos iniciais, assumindo o comando do placar e desgarrando ao final dos primeiros 20 minutos, com boa performance coletiva. O técnico Rinaldo Rodrigues não deixou o ritmo cair e o representante de Sorocaba comandou também os dois períodos finais, aumentando a vantagem e consolidando o resultado positivo – 16 a 09 (primeiro quarto), 19 a 10 (segundo quarto), 21 a 14 (terceiro quarto) e 23 a 14 (quarto final).
Os maiores pontuadores foram Erick Jardim (21 pontos e 07 rebotes) e Beto Fagundes (17 pontos, 05 rebotes, 07 assistências e 04 bolas recuperadas), pela Liga Sorocabana de Basquete; Gabriel Santos (11 pontos e 07 rebotes) e Dilber Ribeiro (10 pontos e 03 rebotes), em favor do Basquete Pinda.
“Vitória importante, depois dos resultados adversos nas últimas rodadas, pois não conseguimos atuar como estávamos acostumados, mas agora foi um jogo de reabilitação e temos que seguir em frente. Foi uma boa vitória e precisamos manter a constância, já que essa é a cara da nossa equipe, ou seja, defesa forte e contra-ataque, além de saber jogar no momento certo. O mais importante, como disse, que esta foi uma vitória da reabilitação”, comentou o lateral Erick Jardim, da equipe sorocabana.
A Liga Sorocabana de Basquete ocupa o terceiro lugar na classificação geral, com sete vitórias e três derrotas. O Basquete Pinda aparece na sexta colocação, com quatro vitórias e cinco derrotas.
O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023 segue nesta quarta-feira (25 de outubro), com a partida isolada entre Associação Atlética São Caetano e América/Unirp/SMEL Rio Preto, às 19h (de Brasília), no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, em Santos (SP).