Evento ocorreu no Salão Nobre do Parque São Jorge
A Liga Nacional de Basquete (LNB) realizou um evento nesta quarta-feira (11 de outubro), no Salão Nobre do Parque São Jorge (SC Corinthians Paulista), em São Paulo (SP), para apresentar a edição 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB Caixa). A bola sobe oficialmente para a 16ª edição do campeonato, de acordo com a LNB, no dia 21 de outubro (sábado), às 17h (de Brasília), com o duelo entre Sesi Franca Basquete e São Paulo FC, no ginásio Municipal Pedro Morilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP) – a tabela no site oficial da LNB, no entanto, marca dois jogos antes desse mencionado como abertura oficial: CR Flamengo x Minas Tênis Clube, em 13 de outubro (sexta-feira), às 20h (de Brasília), e CR Flamengo x Pato Basquete, no dia 15 de outubro (domingo), às 11h (de Brasília), ambos no Rio de Janeiro (RJ).
Participaram do evento jogadores, treinadores, dirigentes de clubes, influenciadores, produtores de conteúdo e representantes de parceiros comerciais da Liga Nacional de Basquete (LNB). O casal Gabi e Guilherme Giovannoni conduziu e comandou a cerimônia.
Para começar o evento, diretores e representantes de marcas foram chamados para o palco a fim de detalhar suas expectativas e ambições para a temporada que, além de contar com o maior número de equipes participantes, segue evoluindo em número de fãs. Antes de iniciar as perguntas, Carlos Henrique Ros Salas, diretor de esportes terrestres do SC Corinthians Paulista, homenageou Guilherme Giovannoni com uma camisa do clube contendo seu nome e número de pontos dentro da liga.
“Essa união de todos os clubes, de todos nós, representa o que é a liga. Sempre prezando pelo bem do basquete nacional. A expectativa para essa temporada é a melhor possível, temos recordes de equipes, de jogos, a volta da caixa e a esperança de grandes duelos. Estamos cada vez maior e cada vez mais forte”, declarou Rodrigo Montoro, presidente da LNB.
No segundo painel, Gabi e Guilherme convidaram ao palco jogadores da competição para comentar sobre suas expectativas e objetivos em 2023/2024. A conversa rolou de maneira descontraída e com muitas perguntas relacionadas às rivalidades, torcidas e histórias que têm de ser contadas a partir de agora.
“Não vou falar a minha idade, mas para conseguir jogar em todas as temporadas foi necessário muito trabalho duro. Me mantenho em forma porque jogo em casa, no clube do meu coração, jogo na minha cidade, com meus amigos e minha família por perto. Vou manter essa vontade durante toda a temporada”, disse Alexandre Olivinha, jogador do CR Flamengo.
“A volta do Vasco significa muita coisa. A torcida precisava, agora eles estão empolgados, felizes e ansiosos para competir nesse que será o maior NBB de todos, com 19 equipes. Teremos um desafio muito complicado, sabemos disso, mas o nosso grande objetivo é competir, mostrar nossa força”, acrescentou Cauê Verzola, jogador do CR Vasco da Gama.
No terceiro painel, os comandantes das equipes foram chamados para comentar um pouco sobre suas estratégias para a próxima edição e como enxergavam os seus projetos na competição. Helinho Garcia, atual bicampeão do prêmio de Técnico do Ano e do NBB, conquistou todos os títulos possíveis na temporada passada.
“Nós sabemos que ganhar pode deixar muitas pessoas acomodadas, mas no nosso caso, fomenta ainda mais essa vontade. O que é mais legal no esporte é que sempre existe algo para crescer, para melhorar. Entramos em uma temporada de reestruturação da equipe, de mudança, mas entendemos que existe muito trabalho para ser feito e que há espaço para melhorar até os momentos mais decisivos”, disse Helinho Garcia.
No último painel do dia foi anunciado o retorno do projeto “NBB Caixa Social”, que visa premiar iniciativas ambientais dos clubes da Liga. Além disso, André Brazolin, coordenador do “Anjos do Esporte”, destacou a parceria com a LNB para a realização do projeto “Basquete Cidadão”, que abre espaço para que crianças e jovens de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, aprendam basquete e participem de cursos profissionalizantes para formação de árbitros e oficiais de estatística.
“Nosso projeto visa formar o cidadão. Queremos criar jogadores? Sim, mas nosso principal objetivo é formar pessoas. Esses jovens muitas vezes não têm oportunidade e apoio nenhum. Só de conseguir tirá-los da rua e colocar dentro de uma quadra, já é muito bom. Sou um privilegiado e quero ajudar muitas pessoas a sentirem esse privilégio”, destacou André Brazolin.
O Novo Basquete Brasil (NBB Caixa 2023/2024) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), sem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).