Já Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis leva vantagem em confronto direto
A Liga Sorocabana de Basquete derrotou o Mongaguá/Shoppcril, nesta quinta-feira (28 de setembro), por 83 a 57 (47 a 24 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Arthur Friedenreich (Arthurzão), em Mongaguá (SP), na abertura do returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023.
Mesmo fora de casa, a equipe sorocabana começou melhor o jogo e comandou os dois quartos iniciais, assumindo a dianteira e desagarrando ao final do primeiro quarto – 24 a 16 (primeiro quarto) e 23 a 08 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, o jogo ficou equilibrado, com a equipe da casa fechando o terceiro quarto ligeiramente na frente. Nos dez minutos finais, a Liga Sorocabana de Basquete voltou a ficar na frente para manter a boa vantagem e vencer fora de casa – 18 a 19 (terceiro quarto) e 18 a 14 (quarto final).
Os maiores pontuadores da Liga Sorocabana de Basquete foram Aquiles Ferreira (28 pontos e 03 rebotes), Adler Ribeiro (18 pontos, 03 rebotes e 06 assistências) e Leandro Almeida (10 pontos e 08 rebotes). Já os principais nomes do Mongaguá/Shoppcril foram Felipe Ventura (18 pontos, 03 rebotes e 03 assistências) e Matheus Soares (11 pontos e 09 rebotes).
“Nós impusemos o nosso ritmo desde o início e não demos chance para o time de Mongaguá. Usamos a nossa rotação para manter o ritmo e pressioná-los o jogo inteiro para não dar chance”, relatou o lateral Aquiles Novo, também do time sorocabano, que foi o cestinha da partida.
Já o Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis passou pela Associação Atlética São Caetano, em duelo equilibrado, por 69 a 61 (33 a 29 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio Municipal Delenice Ribeiro, em São Caetano do Sul (SP). O jogo foi de alternâncias, com os dois times se alternando na liderança dos quartos. A diferença foi que a equipe santista foi mais incisiva quando esteve na frente e isso lhe deu a dianteira do placar – 11 a 18 (primeiro quarto), 22 a 11 (segundo quarto), 14 a 15 (terceiro quarto) e 22 a 17 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Matheus Vicente (30 pontos e 04 rebotes) e Vinicius Silva (10 pontos e 06 rebotes), pela Associação Atlética São Caetano; Olintho “Dida” (23 pontos e 07 rebotes) e Andrezão Silva (14 pontos, 10 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double), em favor do Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis.
Com estes resultados, o Basquete Santos/FUPES/Bluemed/Instituto De Rosis e a Liga Sorocabana de Basquete dividem a primeira colocação na classificação geral, com seis vitórias e duas derrotas. A Associação Atlética São Caetano é a terceira colocada, com cinco vitórias e duas derrotas, enquanto o Mongaguá/Shoppcril segue na oitava colocação, ainda sem vencer na competição.
O returno da fase inicial do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão 2023 tem sequencia neste sábado (30 de setembro), com a realização de dois jogos: Basquete Diadema x Basquete Pinda, às 17h (de Brasília), no ginásio Municipal Ayrton Senna, em Diadema (SP), e Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí x América/Unirp/SMEL Rio Preto, às 19h30 (de Brasília), no ginásio Manoel Soares, em Tatuí (SP).