Competição foi disputada em Ribeirão Preto (SP), neste mês de setembro
A competição de basquete dos Jogos da Juventude 2023 foi realizada de 11 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP), angariando jovens atletas dos 15 aos 17 anos, com a competições reunindo seleções estaduais. E, Mato Grosso do Sul fechou a sua competição no naipe masculino na inédita terceira colocação.
Para Michele Mendonça, da Escola Presbiteriana Erasmo Braga (Dourados), o objetivo foi alcançado. “É a primeira vez que Mato Grosso do Sul se qualifica no ‘Top 3’ no naipe masculino. A competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi realizada no modo de seleção pelo o segundo ano. Já foi assim há muitos anos e agora voltou”, destacou a técnica, que trabalha com basquete há 27 anos.
“Foi muito bom jogar de igual para igual com as potencias estaduais. Perdemos para Santa Catarina, de apenas um ponto, na fase de grupos. Depois, fomos superados na semifinal pelo Rio de Janeiro que acabou se sagrando o campeão. Disputamos a terceira colocação com Minas Gerais e vencemos com uma diferença de 13 pontos”, complementou Michele.
A equipe sul-mato-grossense contou com sete atletas de Dourados e mais quatro de outras três cidades (Ponta Porã, Rio Brilhante e Nova Andradina), que compuseram a seleção estadual. “Fiquei bem honrada e feliz com esse resultado, pois saiu do eixo Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Nós fizemos uma grande conquista ao se fechar os Jogos da Juventude 2023 entre os três melhores do país”, completou Michele Mendonça.
A classificação final da disputa masculina foi essa: 1º) Rio de Janeiro, 2º) Santa Catarina, 3º) Mato Grosso do Sul, 4º) Minas Gerais, 5º) Pernambuco, 6º) Mato Grosso, 7º) Rio Grande do Sul e 8º) Paraná.
Na competição feminina, o título ficou com São Paulo, seguido pelo Paraná na segunda colocação, e Santa Catarina, no terceiro lugar.