Selecionado nacional integra o Grupo G na fase inicial da competição mundial
A Seleção Brasileira estreia na FIBA World Cup 2023, neste sábado (26 de agosto), às 06h45 (de Brasília), enfrentando o Irã, na Arena Indonésia, em Jacarta, capital da Indonésia. O duelo terá transmissão ao vivo pela ESPN.
Para o técnico Gustavo De Conti, o selecionado nacional trabalhou forte e chega bem parta esta estreia. “Talvez seja o esporte mais competitivo do mundo. Eu não sou o tipo de treinador que no início do trabalho coloca um objetivo, pois assim posso até diminuir o nosso sonho. Vamos jogo a jogo, mas acredito que temos condições sim de brigar por pódio, pelos jogadores que temos e pelo que viemos jogando. Será uma Copa do Mundo dura, para todos, mas acredito no nosso time”, relatou.
“Temos tranquilamente 13 seleções que brigam em condições muito parecidas, então, em um campeonato assim, detalhes podem decidir um jogo, uma classificação. Temos uma mescla de atletas jovens, outros experientes, um time bem equilibrado e que já mostrou que pode jogar de igual contra qualquer um. É jogar cada partida como se fosse contra o campeão do mundo, respeitando todos, pois não tem ninguém bobo”, completou o armador Marcelo Huertas, capitão da Seleção.
Seleção Brasileira: 02. Yago Mateus, 06. Cristiano Felício, 08. Vitor Benite, 09. Marcelo Huertas, 10. Tim Soares, 11. Gui Carvalho, 14. Leonardo Meindl, 19. Raul Neto, 23. Felipe dos Anjos, 32. Georginho de Paula, 50. Bruno Caboclo e 99. Lucas Dias. Técnico Gustavo De Conti
Nesta primeira fase, o Brasil integra o Grupo G, ao lado da Espanha e Costa do Marfim. Duas equipes avançam para a segunda fase. A FIBA World Cup 2023 distribui sete vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, sendo duas para as Américas.
Os outros compromissos do Brasil na fase inicial acontecem nestas datas:
28 de agosto (segunda-feira): Brasil x Espanha, às 10h30
30 de agosto (quarta-feira): Brasil x Costa do Marfim, às 06h45
(*) Horário de Brasília (DF)
Os resultados do primeiro dia de disputa da FIBA World Cup 2023, nesta sexta-feira (25 de agosto), foram esses: Angola 67 x 81 Itália, Finlândia 72 x 98 Austrália, México 71 x 91 Montenegro, Lituânia 109 x 79 Líbano, República Dominicana 87 x 81 Filipinas, Alemanha 81 x 63 Japão, Egito 67 x 93 Lituânia e Canadá 95 x 65 França.
Forma de disputa: na fase inicial o Brasil joga em seu grupo, em turno único, completando três partidas. Os dois melhores selecionados avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na etapa inicial e cruzando com o Grupo H, composto por Canadá, França, Letônia e Líbano. No novo estágio, o conjunto nacional realiza mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Ao final da segunda fase, duas nações se qualificam para as quartas-de-final, que é a primeira etapa eliminatória. Depois, ocorrem a fase semifinal e a grande final.