As duas equipes vinham de derrota e venceram nesta rodada
A fase inicial do Campeonato Paulista Masculino 2023 prosseguiu nesta terça-feira (08 de agosto), com a realização de dois jogos. O Bauru Basket e o Coop São José Basketball obtiveram o resultado positivo.
O Bauru Basket se reabilitou ao superar o Basket Osasco, por 75 a 72 (34 a 37 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP). O primeiro tempo foi de muito equilíbrio, com a duas equipes apresentando um bom rendimento e lutando pelo comando do marcador. Na parte final do período, a equipe da casa conseguiu uma pequena vantagem. O terceiro quarto foi determinante, pois o Bauru Basket conseguiu a virada e abriu vantagem para assumir a liderança do placar. Nos dez minutos finais, o Basket Osasco tentou a recuperação e baixou a diferença, mas não conseguiu a aproximação necessária – 17 a 17 (primeiro quarto), 17 a 20 (segundo quarto), 27 a 16 (terceiro quarto) e 14 a 19 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Felipe Dalaqua (15 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Alexei Patrício (14 pontos), pelo Basket Osasco; Anderson Rodrigues (19 pontos e 03 rebotes) e Luis “Gemadinha” Sacco (15 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), em favor do Bauru Basket.
“Foi um jogo dificílimo. Não só por ser contra uma equipe que joga muito bem fisicamente, mas porque fizemos três jogos nos últimos cinco dias, sendo dois deles fora de casa. A gente sabia que iria sentir. Mas, fizemos um bom revezamento, buscamos o jogo, fomos competitivos e soubemos fechar a partida. Isso é importante nesse começo de temporada”, analisou o técnico Jorge Guerra, do Bauru Basket.
O Basket Osasco contabiliza três derrotas, enquanto o Bauru Basket obteve duas vitórias e uma derrota.
O Coop São José Basketball também se recuperou ao suplantar o EC Pinheiros, por 62 a 53 (29 a 23 no primeiro tempo), atuando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O time joseense começou bem e comandou os dois quartos iniciais, comandando o marcador e desgarrando levemente. No retorno do intervalo, o EC Pinheiros tentou a recuperação e ficou na frente, mas o Coop São José Basketball voltou ao seu melhor ritmo nos dez minutos finais para vencer jogando ao lado da sua torcida – 15 a 11 (primeiro quarto), 14 a 12 (segundo quarto), 15 a 20 (terceiro quarto) e 18 a 10 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram o argentino Leonardo Lema (20 pontos e 10 rebotes – double-double) e Victor Leal (16 pontos, 14 rebotes e 03 assistências – double-double), pelo Coop São José Basketball; João Fidelis (12 pontos e 06 rebotes) e Tiago Faria (11 pontos), em favor do EC Pinheiros.
Os dois times realizam campanhas similares, com uma vitória e uma derrota até aqui na competição.
O Campeonato Paulista Masculino 2023 prossegue nesta quarta-feira (09 de agosto), com a parida entre São Paulo FC e Mogi das Cruzes Basquete, às 19h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Dr. Antônio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP).
Sistema de disputa
Na fase inicial as dez equipes participantes jogam entre si, em turno único. Na sequência, os times classificados do primeiro ao quinto lugar se enfrentam com o mando invertido da etapa anterior (returno), apurando a classificação do primeiro ao quinto. Já os times posicionados do sexto ao décimo lugar também se enfrentam com o mando invertido (returno). Os três melhores se juntam aos cinco qualificados do outro grupo para formar o playoff – quartas-de-final, com oito equipes no total.
Em seguida, os quatro classificados oriundos das quartas-de-final jogam o Final Four, que apontará o campeão Paulista Masculino 2023.