A história da equipe Sodiê Mesquita começou em 2019
No cenário esportivo brasileiro, o investimento no esporte feminino tem se mostrado cada vez mais relevante, com iniciativas que buscam fomentar a participação e o desenvolvimento das mulheres no esporte. Nesse contexto, as empresas Sodiê Doces e Ventisilva se destacam como exemplos de liderança feminina e comprometimento com o esporte feminino, em especial o basquete, através do apoio e investimento no recém-criado clube de basquete feminino, Sodiê Mesquita.
A história da equipe Sodiê Mesquita começou em 2019, quando a empresa Sodiê Doces, conhecida por sua excelência na produção de bolos e doces, decidiu ampliar o investimento em patrocínios esportivos. Sob a liderança de Cleusa Maria da Silva, fundadora e presidente da Sodiê Doces, a empresa viu no basquete uma oportunidade para fortalecer sua marca, se conectando com um público mais amplo, além de deixar um legado social.
Desde 2019, a Sodiê Doces acreditou na criação do projeto e vem investindo cada vez mais na construção da Arena Sodiê, que se tornou o local de referência para os jogos da equipe na Liga de Basquete Feminino (LBF). Além disso, a empresa se envolve ativamente no Projeto Sócio Esportivo OBEM (Oportunidade, Basquete, Educação e Mudança), que está ligado à equipe profissional feminina. Essa parceria tem resultado em incentivos para a equipe, impulsionando o crescimento e a visibilidade do basquete feminino.
Em 2023, outra empresa liderada por mulheres empreendedoras decidiu unir forças e acreditar no potencial da modalidade. A Ventisilva, empresa do ramo de ventilação, tornou-se parceira do clube e vem investindo na equipe, garantindo uma melhor estrutura para as atletas, alunos e espectadores.
A participação ativa e o comprometimento dessas empresas, lideradas por mulheres, têm um significado especial para o esporte feminino. A importância de mulheres em cargos de liderança enxergarem o potencial do esporte feminino e fazerem a diferença, incentivando a continuidade de projetos como o Sodiê Mesquita, é fundamental. Essas empresas não apenas fornecem recursos financeiros e estruturais, mas também trazem visibilidade e inspiração para as atletas e alunas do projeto social.
Investimento que deu resultado
A equipe, sediada na Baixada Fluminense, tem se destacado no cenário nacional. Um dos pilares do sucesso se deve às estratégias de comunicação ousadas e inovadoras adotadas pela equipe. A presença ativa nas redes sociais é fundamental para o clube, que utiliza plataformas como Instagram, Twitter e YouTube para engajar os fãs e promover as marcas parceiras. A equipe foi pioneira, entre seus pares, na criação de um aplicativo para os fãs, onde é possível acompanhar as notícias, adquirir ingressos para os jogos e acesso a transmissão dos jogos ao vivo. Mesmo sendo um jovem clube, suas redes sociais detém o maior número de seguidores dentre os times participantes da Liga Nacional Feminina. No Instagram, por exemplo, a equipe atualmente possui mais de 22 mil seguidores.
Mais visibilidade, mais investimentos
Graças ao trabalho desenvolvido e o apoio dessas empresas, a visibilidade tem inspirado outras organizações a investir na equipe feminina, como por exemplo a marca de água Natural Pouso Alto, localizada em Minas Gerais, e anunciada pela equipe recentemente.
Que a iniciativa dessas empresas sirva como inspiração para outras grandes instituições, afinal patrocinar o esporte feminino revela-se uma oportunidade de se conectar com um público em ascensão, contribuindo para a construção da imagem da empresa.