Equipe comandada pelo técnico Vitor Galvani vai lutar pelo 9º lugar
O Brasil está fora da luta por medalha na FIBA U19 World Cup 2023. Nesta quarta-feira (28 de junho), a equipe comandada pelo técnico Vitor Galvani foi superada pela rival Argentina, por 87 a 85 (41 a 33 no primeiro tempo), em jogo válido pelas oitavas-de-final, disputado na Olah Gabor Arena, na cidade de Debrecen, na Hungria. Com este resultado, o selecionado nacional vai disputar o ‘Consolação’, brigando pelo 9º lugar.
O Brasil não se apresentou bem desde o começo, com isso foi logo dominado pela equipe argentina, que atuou de maneira cadenciada, trocando bolas no ataque e procurando arremessar no momento certo, além de marcar os principais lances do rival. Já a Seleção Brasileira optou pelo jogo de velocidade, num contra um, conseguindo alguma vantagem nas bolas de garrafão ou infiltração, mas pecando bastante nos arremessos de longa distância e nos lances livres. Em determinados momentos, o conjunto verde e amarelo pareceu bastante desorganizado em quadra.
O domínio argentino durou três quartos, o que permitiu a abertura de vantagem. Nos dez minutos finais, na base do coração e da força, o Brasil partiu para a recuperação e conseguiu baixar bastante a diferença, mas os erros que castigaram o time de Galvani nos períodos anteriores, mesmo em menor escala, apareceram ao longo nos dez minutos finais e foram determinantes para que a Argentina se mantivesse na frente e garantisse o resultado positivo – 17 a 11 (primeiro quarto), 24 a 22 (segundo quarto), 25 a 20 (terceiro quarto) e 21 a 32 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Reynan Santos (25 pontos, 12 rebotes e 04 assistências – double-double) e Eduardo Klafke (18 pontos e 03 rebotes), pelo Brasil; Lee Aaliya (20 pontos, 14 rebotes e 04 bloqueios – double-double) e Dylan Bordon (19 pontos, 04 rebotes e 04 assistências), em favor da Argentina.
Agora, o Brasil encara o Líbano, na sexta-feira (30 de junho), às 07h30 (de Brasília), na disputa para definir do 9º ao 16º lugar.
Já as quartas-de-final terão estes duelos: Espanha x Argentina, França x Sérvia, Canadá x Turquia e Estados Unidos e Japão. De acordo com o regulamento, os vencedores se garantem na semifinal e seguem na luta pelo título.