Com esse resultado, o time brasileiro vai brigar pela quinta colocação
A Seleção Brasileira perdeu para Porto Rico, neste sábado (17 de junho), por 57 a 49 (22 a 28 no primeiro tempo), em jogo válido pelas quartas-de-final da FIBA U16 Americas Womens Championship 2023, disputado no Poliforum Zamna, na cidade de Yucatán, no México. Com isso, a equipe comandada pela técnica Luciana Thomazini, que não conseguiu a vaga na FIBA U17 Womens World Cup 2024, vai lutar agora pela quinta colocação.
O primeiro tempo começou com o conjunto porto-riquenho na frente ao liderar o quarto inicial. A equipe brasileira conseguiu um grande rendimento no segundo período e aplicou a virada ao levar ampla vantagem nos dois lados da quadra – 17 a 11 (primeiro quarto) e 05 a 17 (segundo quarto).
Quando se esperava que o Brasil fosse manter o crescimento nos dois períodos finais, aconteceu justamente o contrário. Porto Rico conseguiu a recuperação ao ficar em vantagem no segundo tempo, reassumindo o comando do marcador para vencer e se garantir na semifinal – 12 a 09 (terceiro quarto) e 23 a 12 (quarto final).
O jogo de altos e baixos foi uma constante ao longo da primeira fase e castigou a Seleção B brasileira também nesta primeira etapa eliminatória.
As maiores pontuadoras foram Desirek Nieves (22 pontos, 08 rebotes e 04 bolas recuperadas) e Adriana Robles (09 pontos e 05 rebotes), por Porto Rico; Micaela Cavalcanti (14 pontos, 05 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas) e Sther Ubaka (12 pontos, 12 rebotes e 03 bolas recuperadas – double-double), em favor do Brasil.
Agora, a Seleção Brasileira aguarda a definição completa das quartas-de-final para saber quem irá enfrentar no ‘Consolação’ da FIBA U16 Americas Womens Championship 2023, ou seja, na briga pela quinta colocação.