Estão definidos os participantes do Desafio de Habilidades do Jogo das Estrelas do NBB CAIXA deste ano. A competição, apresentada pela CAIXA, será uma das atrações do evento festivo do basquete brasileiro, que acontecerá no dia 18 de março (domingo), no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), com transmissões pela TV Globo e também pelos canais SporTV.

Mais uma vez, o desafio que mescla agilidade e precisão terá um duelo entre “gigantes” e “baixinhos”. Atual campeão, o norte-americano Tyrone Curnell (Mogi das Cruzes/Helbor) encabeça a lista dos homens grandes, ao lado dos experientes Felipe Ribeiro (Solar Cearense), Giovannoni (Vasco da Gama), Murilo Becker (Universo/Vitória).

De volta ao basquete brasileiro, o astro Leandrinho Barbosa (Sesi Franca Basquete) também participará do Desafio de Habilidades e será um dos “baixinhos” na competição, junto dos jovens Cauê Borges (Banrisul/Caxias Basquete), Guga Ceccato (Botafogo) e Yago Mateus (Paulistano/Corpore).

O formato adotado em 2017 será mantido e a corrida não é mais contra o relógio, mas sim contra um adversário. Em confrontos “um contra um”, a disputa consiste com dois competidores fazendo o percurso ao mesmo tempo, no melhor estilo mano a mano. Quem terminar primeiro, ganha o confronto. A ordem dos duelos ainda será definida pela Liga Nacional de Basquete.

Bastante dinâmico, o circuito conta com quatro estágios. O início será com o zigue-zague por quatro obstáculos, seguido de um passe direto dentro de um arco. Na sequência, os competidores atravessarão a quadra e farão uma bandeja ou enterrada e, por último, atravessarão a quadra novamente e terminarão com um arremesso de 3 pontos. Quem finalizar primeiro, ganha o confronto.

Com oito participantes neste ano, o torneio terá três fases (quartas de final, semifinal e final) e todas elas serão disputadas no domingo. Em 2017, com 13 atletas na disputa, a competição teve uma eliminatória no sábado, algo que não acontecerá em 2018.

Esta será a oitava vez que o Desafio da Habilidades será realizado no Jogo das Estrelas do NBB CAIXA. Em suas três primeiras edições, o torneio teve um único campeão: Fernando Penna, hoje assistente técnico do Sesi Franca Basquete. Na sequência os vencedores foram Nezinho (2014), Thiaguinho (2015) e Rafa Luz (2016). Já na última, Tyrone desbancou os baixinhos e faturou o troféu de campeão.

Participantes
Cauê Borges (Banrisul/Caxias) – ala/armador – 1,90m – 27 anos
Felipe Ribeiro (Solar Cearense) – ala/pivô – 2,01m – 38 anos
Giovannoni (Vasco da Gama) – ala/pivô – 2,04m – 37 anos
Guga Ceccato (Botafogo) – armador – 1,90m – 22 anos
Leandrinho Barbosa (Sesi Franca) – ala/armador – 1,92m – 36 anos
Murilo Becker (Universo/Vitória) – pivô – 2,09m – 34 anos
Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor) – ala/pivô – 2,03m – 29 anos
Yago Matheus (Paulistano/Corpore) – armador – 1,76m – 18 anos

Campeões
2011 – Fernando Penna (Franca)
2012 – Fernando Penna (Franca)
2013 – Fernando Penna (Pinheiros)
2014 – Nezinho (Brasília)
2015 – Thiaguinho (Liga Sorocabana)
2016 – Rafa Luz (Flamengo)
2017 – Tyrone (Mogi)

Atual campeão, norte-americano Tyrone defenderá seu título neste ano / Foto: Fotojump/LNB
Atual campeão, norte-americano Tyrone defenderá seu título neste ano / Foto: Fotojump/LNB