Bradesco Esportes e Educação sai na frente na série diante da Pró-Esporte/Sorocaba

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Ourinhos Basquete/Semel/AOBE deixou tudo igual na série melhor-de-três do playoff – semifinal da Copa São Paulo Adulta Feminina 2023 ao derrotar o São José Basketball/Atleta Cidadão, nesta quarta-feira (14 de junho), por 54 a 45 (27 a 26 no primeiro tempo), mesmo atuando no Complexo Teatrão, em São José dos Campos (SP). Agora, a disputa encontra-se empatada, com uma vitória para cada lado.

O jogo foi de alternâncias. No primeiro tempo, o time visitante foi melhor no quarto inicial e a equipe da casa no segundo, encostando bastante. Na volta do intervalo, o Ourinhos Basquete/Semel/AOBE conseguiu um grande rendimento nos dois lados da quadra e ficou novamente na frente no terceiro quatro, desta vez conseguindo desgarrar. Já nos dez minutos finais, o São José Basketball/Atleta Cidadão buscou a recuperação e chegou a ficar na frente, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior no momento decisivo da partida – 14 a 09 (primeiro quarto), 13 a 17 (segundo quarto), 17 a 05 (terceiro quarto) e 10 a 14 (quarto final).

Foto: Divulgação/Ourinhos

As maiores pontuadoras foram Julia Letty (21 pontos, 06 rebotes e 03 bolas recuperadas), Graça Thalia (07 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Ana Luiza Silva (07 pontos e 05 rebotes), pelo time do Vale do Paraíba; Mariana Silva (11 pontos e 05 rebotes), Keylla Araújo (07 pontos), Jennifer Andrade (07 pontos, 06 rebotes e 03 assistências), Gabriela Santos (07 pontos e 03 rebotes) e Grazielly Jesus (07 pontos), em favor do representante do Interior.

“Foi jogo digno de uma final, as meninas foram bem e estão de parabéns, pois conseguiram pontuar melhor e a defesa foi muito boa. A partida foi muito equilibrada desde o começo. O São José, que vem fazendo uma ótima competição, marcou uma pressão que nos complicou e nos afetou, mas conseguimos sair. O nosso aproveitamento de lance livre melhorou bastante. No geral o jogo foi muito bem, mas seguimos com os pés no chão, pois não tem nada decidido, só igualamos a série. E a tendência é de um terceiro jogo muito difícil e equilibrado”, analisou a cubana Lisdeivi Pompa, técnica do Ourinhos Basquete/Semel/AOBE.

O terceiro jogo, que vai definir um dos finalistas, está marcado para domingo (18 de maio), às 15h (de Brasília), novamente em São José dos Campos (SP). Quem vencer garante a classificação.

No complemento da primeira rodada, o Bradesco Esportes e Educação superou a Pró-Esporte/Sorocaba, por 58 a 51 (28 a 25 no primeiro tempo), em jogo realizado no CD Esportivo da ADC Bradesco, na cidade de Osasco (SP). Esta também foi uma partida de alternâncias, com a equipe visitante iniciando melhor e fechando o quarto inicial na frente e o mandante reagindo no segundo e assumindo a liderança do marcador. Na volta do intervalo, o representante sorocabano ficou mais uma vez na frente, mas o time de Osasco reagiu e foi mais incisivo, mantendo-se na dianteira para vencer e iniciar a série semifinal positivamente – 16 a 19 (primeiro quarto), 12 a 06 (segundo quarto), 18 a 19 (terceiro quarto) e 12 a 07 (quarto final).

Foto: Divulgação/Bradesco

As atletas mais efetivas foram Arianny Oliveira (13 pontos e 03 rebotes) e Ana Beatriz Silva (13 pontos e 06 rebotes), pelo time da casa; Aruzha Michaski (12 pontos) e Sandra Costa (11 pontos, 08 rebotes e 05 bolas recuperadas), em favor do visitante.

“Fizemos uma boa partida. Nossa defesa foi importante para conseguirmos essa vitória. A equipe evoluiu durante a competição. Mas, Sorocaba também melhorou demais. O próximo jogo será mais um duelo muito difícil. Vamos seguir nosso trabalho, tentando evoluir a cada partida e buscando mais uma vitória”, comentou o técnico Cristiano Cedra, do Bradesco Esportes e Educação.

O segundo jogo, que pode ser o decisivo, acontece no sábado (17 de junho), às 11h (de Brasília), no ginásio do Colégio Portal, em Sorocaba (SP). Uma nova vitória classifica o Bradesco Esportes e Educação para a grande final.

Tabela

10 de junho (sábado)
Ourinhos Basquete/Semel/AOBE 43 x 49 São José Basketball/Atleta Cidadão

14 de junho (quarta-feira)
Bradesco Esportes e Educação 58 x 51 Pró-Esporte/Sorocaba
São José Basketball/Atleta Cidadão 45 x 54 Ourinhos Basquete/Semel/AOBE

17 de junho (sábado)
11h: Pró-Esporte/Sorocaba x Bradesco Esportes e Educação, em Sorocaba (SP)

18 de maio (domingo)
15h: São José Basketball/Atleta Cidadão x Ourinhos Basquete/Semel/AOBE, em São José dos Campos (SP)
18h: Bradesco Esportes e Educação x Pró-Esporte/Sorocaba, em Osasco (SP) – se necessário
(*) Todos no horário de Brasília (DF)

De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga na grande final da Copa São Paulo Adulta Feminina 2023.