Competição será jogada de 1º a 09 de julho, em Léon, no México
A Seleção Brasileira irá estrear contra Cuba na FIBA Womens AmeriCup 2023, que será disputada em León, no México, no dia 1º de julho (sábado). Na sequência da etapa inicial, o Brasil enfrenta a Venezuela (02 de julho), a Argentina (03 de julho) e os Estados Unidos (04 de julho), buscando por um lugar nas quartas-de-final. Os horários das partidas ainda serão informados pela Federação Internacional de Basketball (FIBA).
“Uma competição que não tem jogos fáceis. Um grupo duro, com EUA favorito para o título e três das quatro equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal e Argentina na Final do último Sul-americano. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento e chegarmos preparados para esta dura competição”, disse o técnico do Brasil, José Neto.
A convocação do selecionado nacional será divulgada nas próximas semanas, assim como todo o calendário de preparação.
Os grupos da fase inicial da FIBA Womens AmeriCup 2023 são esses:
Grupo A: Estados Unidos, Brasil, Argentina, Cuba e Venezuela
Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico
Pela forma de disputa, na primeira fase as 10 nações jogam dentro dos seus respectivos grupos, com cinco integrantes em casa um deles, em turno único, de 1º a 05 de julho. As quatro melhores de cada chave se qualificam para a fase das quartas-de-final (1º colocado do Grupo A x 4º colocado do Grupo B, 2º colocado do Grupo A x 3º colocado do Grupo B, 3º colocado do Grupo A x 2º colocado do Grupo B e 4º colocado do Grupo A x 1º colocado do Grupo B), agendada para 07 de julho.
Posteriormente, ocorre a fase semifinal, marcada para 08 de julho. E, a grande final reunindo os vencedores da fase semifinal, será disputada em 09 de julho.
A FIBA Womens AmeriCup 2023 marca o início da caminhada brasileira para a Olimpíada de Paris 2024, visto que os dois primeiros colocados garantem um lugar direto no Pré-olímpico Mundial, agendado para 2024. E os outros quatro na sequência da classificação jogarão o Pré-olímpico das Américas, em 2023, que classificará mais duas seleções para o Pré-olímpico Mundial, chegando a quatro países do continente americano na briga para estar nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.