No naipe feminino a escolhida foi Berlim, enquanto no masculino Doha, no Qatar, foi a selecionada
A Federação Internacional de Basketball (FIBA) divulgou, na madrugada desta sexta-feira (28 de abril), as próximas sedes da FIBA World Cup nos dois naipes. A competição feminina será disputada em Berlim, na Alemanha, em 2026, enquanto a masculina, após a realização no Japão, Indonésia e Filipinas, será jogada na cidade de Doha, no Qatar, em 2027.
A edição masculina seguirá com 32 seleções, no mesmo formato da disputa que acontecerá em 2023. Já a disputa feminina terá o acréscimo de quatro países, voltando ao formato com 16 seleções após pedido das confederações nacionais, que foi acatado pela FIBA. As duas decisões foram anunciadas após a reunião do Bureau Central da FIBA, nas Filipinas, que sedia na manhã deste sábado (29 de abril), a partir das 8h (de Brasília), o sorteio da FIBA World Cup.
A capital alemã receberá a competição mundial feminina em setembro de 2026 em duas Arenas: Arena Berlin e Max-Schmeling Halle. A FIBA Womens World Cup 2026 terá seu formato de qualificação por meio de torneios globais. Além disso, com a introdução dos novos torneios de pré-qualificação, a serem disputados em 2024, há agora uma oportunidade maior para que ainda mais nações participem no caminho para Berlim.
“Vários países se interessaram em receber a FIBA Womens World Cup 2026 e temos certeza que faremos um grande evento numa cidade global como Berlim”, disse o presente da FIBA, Hamane Niang.
Já a competição masculina será jogada em Doha, em arenas que já estão prontas, com tecnologia de geração de energia limpa e com deslocamentos máximos de 30 minutos entre elas. A FIBA não divulgou o período da competição. Vale lembrar que a FIFA World Cup teve sua data de realização alterada por conta do clima de deserto nos meses de junho e julho. Normalmente, esta disputa ocorre entre agosto e setembro.
A FIBA World Cup envolverá milhões de pessoas do Oriente Médio e Norte da África (MENA), pois é a primeira vez que o principal evento da Federação Internacional será realizado nesta parte do mundo e ajudará a aumentar a popularidade da modalidade. “O Conselho Central ficou impressionado com a apresentação feita pelo QBF. Gostaria de parabenizá-los em nome do Conselho pela qualidade do trabalho que já concluíram na elaboração desta proposta. Estamos muito felizes por poder conceder a FIBA World Cup 2027 ao Qatar”, finalizou Hamane Niang, presidente da FIBA.